eSocial - S-2230 - Afastamento por Doença
Ultima Atualização: 04/09/2024 Artigo de código : 2785        
PASSO 1
Com a empresa ativa no mês do lançamento acesse "Arquivos > Afastamentos/Retorno > Cadastro", clique em "Novo" e informe:
- Código do Funcionário;
- Data de Afastamento;
- Número de dias do afastamento;
- Código do Movimento;
- Motivo e-Social;
- CID/médico/dentista.
Data Afastamento INSS: É a data de início do benefício de Auxílio Doença pago diretamente pela Previdência Social, contado partir do 16º dia de afastamento. Para os códigos de Afastamento O1 e P1, o sistema lança automaticamente a data referente ao 16º ou 31º dia e, para os códigos de Afastamento O2 e P2, o mesmo dia do Afastamento.
"Houve afastamento pelo INSS": quando essa opção for habilitada, o evento 1140 não será incorporado na base de INSS / INSS Patronal. Essa regra é válida somente para afastamento com motivo P1 e O1.
Decorrente do mesmo motivo de afastamento anterior (acidente/doença) dentro de 60 dias: CLIQUE AQUI para acessar as informações dessa opção.
PASSO 2
Após preencher todas as informações, clique em "Gravar" e será automaticamente gerado o envio do S-2230 para o eSocial.
Observação: O retorno do funcionário deverá ser lançado e enviado ao eSocial somente no mês da competência do respectivo retorno. No envio de afastamentos para o eSocial (S-2230) o sistema exporta considerando data do dia anterior a data informada no cadastro do retorno, pois, no sistema informamos o dia do retorno ao trabalho e para o eSocial é informado dia do término do afastamento.
PASSO 3
Em "Processos > Digitação de Holerites", selecione o funcionário afastado, o sistema emitirá a mensagem sobre o afastamento e na digitação será realizado a proporcionalidade de dias trabalhados e dias de afastamento (evento 0001 com os dias trabalhados e o evento 1140 com o valor dos 15 primeiros dias pagos pela empresa).
Importante: O sistema lança o rateio dos eventos automaticamente apenas para Mensalistas. Para os demais tipos de salário, deverá digitar o evento 1140 com o valor dos primeiros 15 dias de afastamento e o evento 0001 para os dias trabalhados.
Quando houver mais de um afastamento no mesmo mês, o sistema lança duas vezes o evento 1140 conforme detalhado na FAQ a seguir: CLIQUE AQUI