Caso deixe o campo valor em branco, ao realizar a digitação dos valores, se o campo débito + o crédito estiver batendo, o sistema preencherá automaticamente o valor total.
- Passo 5:
Informe o "Histórico", e o campo "Tipo" não precisa ser alterado pois o sistema identifica automaticamente a sua origem.
- Passo 6:
No campo "Observação" poderá inserir um complemento descrito além do histórico.
OBSERVAÇÃO:
-> O Campo "Participante" só será preenchido para empresas que estão obrigadas a entrega da ECD e tem essa situação de participante com outras empresas.
-> O campos "Digitador" virá preenchido se a empresa utiliza usuário e senha para acessar o sistema ou no momento da ativação da empresa informa o campo de digitador.
- Passo 7:
Informe a conta a débito e, caso tenha mais de uma conta para informar nesse campo, clique na opção: Mult. Débitos:
Irá apresentar a tela para a digitação:
Clique em "Novo" dentro da tela de múltiplos, realize a digitação das movimentações a Débito e clique em "Gravar".
- Passo 8:
Em seguida informe a conta a crédito e, caso tenha mais de uma conta para informar nesse campo, clique na opção: Mult. Créditos:
Irá apresentar a tela para a digitação:
Clique em "Novo" dentro da tela de múltiplos, realize a digitação das movimentações a Crédito e clique em "Gravar".
- Passo 9:
Na tela de digitação dos campos Mult. Débitos e Mult. Créditos serão apresentados o total do Valor já Digitado e o valor da Diferença que será comparado ao valor total digitado no início do lançamento. Caso apresente diferença não conseguirá Gravar o lançamento:
Ao tentar gravar o lançamento com a diferença apresentará a mensagem:
Sendo necessário arrumar para conseguir gravar o lançamento.
Ao final da tela serão presentadas todas as contas que constam em Múltiplas Partidas.
Após clique em "Gravar".
OBSERVAÇÃO:
-> A opção Analítico ou Reduzida será utilizada para a digitação das contas contábeis.
-> A opção Nº de Arquiv. não é obrigatória, mas caso a empresa queira realizar um controle interno marque essa opção e no campo Arquivamento informe o número desejado no momento do lançamento.
-> Nesta tela também poderá ter acesso a alguns itens:
- Lançamentos Automáticos: Caso haja lançamentos configurados pode executar por essa rotina os lançamentos.
- Meses Digitados: Consegue visualizar os meses digitados no ano ativo e se há alguma diferença entre lançamentos.
- Relatórios: É possível consultar alguns relatórios diretamente por essa rotina sem precisar sair da mesma.
- Pesquisas: Poderá procurar o lançamento através da Busca Geral (Filtros) ou por Lançamentos (numeração).
- Fixar Campos: Poderá fixar alguns itens/campos para repetir no próximo lançamento.
- Centro de Custos: Caso possua Centro de Custos deve fazer o lançamento por essa tela.
- Digitação Auxiliar: Só serão utilizadas para empresas que entregam ECD e se enquadram no livro "R - Com Escrituração Auxiliar".
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