ECD - Erro - Registro I150 / I155 - Soma dos Lançamentos a Crédito / Débito

Ultima Atualização: 12/06/2024    Artigo de código : 3238             

Durante a validação do Arquivo da ECD, caso ocorra o erro:
 

Mensagem: 

Soma dos lançamentos a crédito, nos registros de Partidas do Lançamento, é diferente do valor informado no registro de Saldos Periódicos.

Soma dos lançamentos a débito, nos registros de Partidas do Lançamento, é diferente do valor informado no registro Saldos Periódicos.


Registro: I155



SOLUÇÃO: 
Verificar se não existe diferenças entre lançamentos, através do Relatório Balancete, se certificar que o período esteja encerrado e que o Total do Ativo esteja igual ao Total do Passivo no Relatório Balanço Patrimonial. 

Para correção, basta efetuar os seguintes procedimentos dentro do Sistema Contábil:


PASSO 1 

Entre em "Menu Movimentos > Cancela Encerramento de Período" e, cancele o período:


 

PASSO 2

Após acesse o "Menu Movimentos > Atualização do Plano Contábil" e atualize de janeiro a dezembro:



PASSO 3

Em seguida, acesse "Menu Movimentos > Encerramento de Período" e encerre o exercício:



Atenção: Execute quantos encerramentos forem necessários de acordo com a necessidade da empresa, exemplo: trimestral (quarto encerramentos), ou anual (um encerramento).


PASSO 4

Após acesse "Menu Relatório > Balanço Patrimonial", clique na opção "Restaurar Opções de Relatório" e verifique se ativo e passivo está batendo:



PASSO 5

Depois acesse "Menu Utilitários > Renumeração da Digitação" e renumere de Janeiro a Dezembro com a opção ANUAL.

 


PASSO 6

Depois gere novamente o arquivo da ECD, "Menu Diversos > SPED > ECD"


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Caso mesmo realizando os procedimentos acima, ainda permaneça com os erros nos Registros I150 / I155, verificar se:


1. Em anos anteriores, existem diferenças nos saldos do Ativo e Passivo, visualizando o Relatório Balanço Patrimonial.


2.  Realize a Atualização do Plano de Contas, de 01 a 12 e verifique se apresentará alguma mensagem dizendo "Conta Não Cadastrada".


Caso apresente essa mensagem de Conta Não Cadastrada, significa que as contas que foram listadas ao final da atualização, possuem saldos em anos anteriores, porém estas contas, não existem no Plano de Contas no exercício ativo. Sendo assim, deve ser realizado os seguintes procedimentos:


Cancelar o Encerramento do Período "Menu Movimentos > Cancela Encerramento do Período".


Deverá cadastrar as contas que foram listadas na atualização do plano de contas, como Conta Não Cadastradas. Para cadastrar, Acesse "Menu Arquivos > Plano de Contas".


Após, o cadastro das contas, realize a Atualização do Plano de Contas, de 01 a 12 "Menu Movimentos > Atualização do Plano de Contas".


Depois, realize o encerramento do exercício novamente da Empresa, transportando o Lucro/ Prejuízo apurado "Menu Movimentos > Encerramento de Período".


Certificar se o Balanço Patrimonial, ativo e passivo esta batendo, após o encerramento.


Observação: Os procedimentos acima, deverão ser realizados em todos os anos que houver: Conta Não Cadastrada!




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