ECD - Erro - Registro I150 / I155 - Soma dos Lançamentos a Crédito / Débito

Ultima Atualização: 28/07/2025    Artigo de código : 3238             

Durante o processo de validação do Arquivo ECD., caso seja identificado o seguinte erro:
 

Mensagem: 

Soma dos lançamentos a crédito, nos registros de Partidas do Lançamento, é diferente do valor informado no registro de Saldos Periódicos.

Soma dos lançamentos a débito, nos registros de Partidas do Lançamento, é diferente do valor informado no registro Saldos Periódicos.


Registro: I155



SOLUÇÃO: 
Verifique se não há divergências entre os lançamentos, utilizando o Relatório de Balancete. Certifique-se de que o período contábil esteja encerrado e que o total do Ativo seja igual ao total do Passivo no Relatório de Balanço Patrimonial.
Para realizar a correção, siga os procedimentos abaixo no Sistema Contábil:


PASSO 1 

Entre em "Movimentos > Cancela Encerramento de Período" e, cancele o período:

 


 

PASSO 2

Após acesse "Movimentos > Atualização do Plano Contábil" e atualize de janeiro a dezembro:






PASSO 3

Em seguida, acesse "Movimentos > Encerramento de Período" e encerre o exercício:




Atenção: Execute quantos encerramentos forem necessários conforme a necessidade da empresa, exemplo: trimestral (quarto encerramentos), ou anual (um encerramento).


PASSO 4

Após acesse "Relatório > Balanço Patrimonial", clique na opção "Restaurar Opções de Relatório" e verifique se ativo e passivo estão em conformidade:




PASSO 5

Depois acesse "Utilitários > Renumeração da Digitação" e renumere de janeiro a dezembro com a opção ANUAL.


 


PASSO 6

Depois gere novamente o arquivo da ECD, "Menu Diversos > SPED > ECD"


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Caso mesmo realizando os procedimentos acima, ainda permaneça com os erros nos Registros I150 / I155, verificar se:


1. Em anos anteriores, existem diferenças nos saldos do Ativo e Passivo, visualizando o Relatório Balanço Patrimonial.


2. Realize a Atualização do Plano de Contas, de 01 a 12 e verifique se apresentará alguma mensagem dizendo "Conta Não Cadastrada".


Caso apresente essa mensagem de Conta Não Cadastrada, significa que as contas listadas ao final da atualização, possuem saldos em anos anteriores, porém estas contas, não existem no Plano de Contas no exercício ativo. Sendo assim, deve ser realizado os seguintes procedimentos:


Cancelar o Encerramento do Período "Menu Movimentos > Cancela Encerramento do Período".


Deverá cadastrar as contas listadas na atualização do plano de contas, como Conta Não Cadastradas. Para cadastrar, acesse "Menu Arquivos > Plano de Contas".


Após, o cadastro das contas, realize a Atualização do Plano de Contas, de 01 a 12 "Menu Movimentos > Atualização do Plano de Contas".


Depois, realize o encerramento do exercício novamente da Empresa, transportando o Lucro/ Prejuízo apurado "Menu Movimentos > Encerramento de Período".


Certificar se o Balanço Patrimonial, ativo e passivo esta batendo, após o encerramento.


Observação: Os procedimentos acima, deverão ser realizados em todos os anos que houver: Conta Não Cadastrada!




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