ECD - Passo a Passo

Ultima Atualização: 12/06/2024    Artigo de código : 12730             

A Escrituração Contábil Digital - ECD é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:

I - Livro Diário e seus auxiliares, se houver;

II - Livro Razão e seus auxiliares, se houver;

III - Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

PASSO A PASSO CONFIGURAÇÕES INICIAIS E GERAÇÃO DO ARQUIVO 

Nessa FAQ reunimos tudo o que deve ser configurado para a parametrização do sistema Office Contábil, na geração da ECD (Escrituração Contábil Digital).

A parametrização a seguir deve ser efetuada para que a geração do arquivo texto e, o processo de validação ocorram perfeitamente até a data de entrega.

Abaixo são apresentadas todas as configurações a serem efetuadas e verificadas no sistema para padronização do mesmo, na geração dessa obrigação acessória:


EMPRESAS CONSOLIDADAS

Atenção: Para a entrega dos arquivos digitais ECD / ECF, onde existem empresa Matriz e Filiais, a entrega deve ser realizada de forma Consolidada. Onde será necessário realizar a unificação das informações e gerar o arquivo a partir de uma única empresa.

Para isso, será necessário, unificar estes dados em uma Empresa Consolidada, para maiores informações CLIQUE AQUI, siga as orientações necessárias para cadastro da empresa Consolidada e unificação de dados da Matriz e das Filiais.


CADASTROS
Cadastro de Empresas

Plano Contábil

Plano de Centro de Custo

Plano Referencial

Saldos Iniciais

Cadastro de Históricos

Dados do Contador / Dados do Sócio / Cadastro de Participante


MOVIMENTOS
Digitação

Digitação de Múltiplas Partidas

Digitação de Centro de Custo

Digitação Auxiliar

Atualização do Plano Contábil 

Atualização do Plano de Centro de Custo

Encerramento do Período

RELATÓRIOS
Balancete (Plano Referencial)

Listagem do Plano de Contas e Referencial

Balanço Patrimonial

Demonstração de Resultado do Exercício

Notas Explicativas

Escrituração Auxiliar (Apenas em caso de geração da escrituração resumida livro R, e os auxiliares A e Z).


GERAÇÃO DO ARQUIVO
Procedimentos Iniciais

Aba Geração do Arquivo

Aba Responsáveis

Aba Abertura do Arquivo

Aba Situações Específicas - Notas Explicativas

Aba DMPL / DLPA

Aba Outros Relatórios - RTF

Geração da ECD - Sociedades em Conta de Participação (SCP)

Caso já tenha gerado sua ECD Original, e precise entregar outra corrigindo informações, pode efetuar a Substituição do arquivo, CLIQUE AQUI, lembrando que na ECD não existe retificação, apenas substituição do arquivo, e esse processo só é necessário caso precise substituir a entrega original.


PASSO A PASSO - VALIDADOR

ECD - Passo a Passo no PGE: Importação, Recuperação da ECD anterior, Validação, Assinatura e Transmissão

Principais erros da ECD


INFORMAÇÕES SOBRE O PREENCHIMENTO ECD

Informações necessárias para o preenchimento da Escrituração Contábil Digital - ECD podem ser encontradas em:

Manual da ECD;

Legislação sobre a ECD;

Perguntas Frequentes;

Nota Técnica ECD, dispõe sobre nova regra de transmissão da Escrituração Contábil Digital - ECD relativa à aptidão do profissional contábil conforme registros do Conselho Federal de Contabilidade - CFC;

Suporte Técnico da Receita Federal ao validador da ECD, destinado a solucionar problemas de ordem técnica relacionados à instalação do programa, leiaute, importação, transmissão e preenchimento;

Portal de Atendimento Virtual (e-CAC).



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
12730