ECD - Passo a Passo
Ultima Atualização: 12/06/2024 Artigo de código : 12730        
A Escrituração Contábil Digital - ECD é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
I - Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
II - Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
III - Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
PASSO A PASSO CONFIGURAÇÕES INICIAIS E GERAÇÃO DO ARQUIVO
Nessa FAQ reunimos tudo o que deve ser configurado para a parametrização do sistema Office Contábil, na geração da ECD (Escrituração Contábil Digital).
A parametrização a seguir deve ser efetuada para que a geração do arquivo texto e, o processo de validação ocorram perfeitamente até a data de entrega.
Abaixo são apresentadas todas as configurações a serem efetuadas e verificadas no sistema para padronização do mesmo, na geração dessa obrigação acessória:
EMPRESAS CONSOLIDADAS
Atenção: Para a entrega dos arquivos digitais ECD / ECF, onde existem empresa Matriz e Filiais, a entrega deve ser realizada de forma Consolidada. Onde será necessário realizar a unificação das informações e gerar o arquivo a partir de uma única empresa.
Para isso, será necessário, unificar estes dados em uma Empresa Consolidada, para maiores informações CLIQUE AQUI, siga as orientações necessárias para cadastro da empresa Consolidada e unificação de dados da Matriz e das Filiais.
CADASTROS
Cadastro de EmpresasPlano Contábil
Plano de Centro de Custo
Plano Referencial
Saldos Iniciais
Cadastro de Históricos
Dados do Contador / Dados do Sócio / Cadastro de Participante
MOVIMENTOS
DigitaçãoDigitação de Múltiplas Partidas
Digitação de Centro de Custo
Digitação Auxiliar
Atualização do Plano Contábil
Atualização do Plano de Centro de Custo
Encerramento do Período
RELATÓRIOS
Balancete (Plano Referencial)Listagem do Plano de Contas e Referencial
Balanço Patrimonial
Demonstração de Resultado do Exercício
Notas Explicativas
Escrituração Auxiliar (Apenas em caso de geração da escrituração resumida livro R, e os auxiliares A e Z).
GERAÇÃO DO ARQUIVO
Procedimentos IniciaisAba Geração do Arquivo
Aba Responsáveis
Aba Abertura do Arquivo
Aba Situações Específicas - Notas Explicativas
Aba DMPL / DLPA
Aba Outros Relatórios - RTF
Geração da ECD - Sociedades em Conta de Participação (SCP)
Caso já tenha gerado sua ECD Original, e precise entregar outra corrigindo informações, pode efetuar a Substituição do arquivo, CLIQUE AQUI, lembrando que na ECD não existe retificação, apenas substituição do arquivo, e esse processo só é necessário caso precise substituir a entrega original.
PASSO A PASSO - VALIDADOR
ECD - Passo a Passo no PGE: Importação, Recuperação da ECD anterior, Validação, Assinatura e Transmissão
Principais erros da ECD
INFORMAÇÕES SOBRE O PREENCHIMENTO ECD
Informações necessárias para o preenchimento da Escrituração Contábil Digital - ECD podem ser encontradas em:
Manual da ECD;
Legislação sobre a ECD;
Perguntas Frequentes;
Nota Técnica ECD, dispõe sobre nova regra de transmissão da Escrituração Contábil Digital - ECD relativa à aptidão do profissional contábil conforme registros do Conselho Federal de Contabilidade - CFC;
Suporte Técnico da Receita Federal ao validador da ECD, destinado a solucionar problemas de ordem técnica relacionados à instalação do programa, leiaute, importação, transmissão e preenchimento;
Portal de Atendimento Virtual (e-CAC).