ECD - Outros Relatórios - RTF
Ultima Atualização: 12/06/2024 Artigo de código : 12777        
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Existe a possibilidade de incluir no arquivo da ECD, outros relatórios não especificados/exigidos pelo Manual de Orientação, para anexa-los é preciso abrir em Word e depois salvar como .RTF (escolha esta opção de extensão para salvar), já são definidos os tipos de arquivos possíveis para anexar: Demonstração de Resultado Abrangente, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do valor adicionado, Notas Explicativas, Relatório da Administração e Parecer dos Auditores, além da opção Outros, caso julgue necessário incluir algum outro tipo de relatório.
Devemos, no entanto, enfatizar que as demonstrações obrigatórias já estão nos registros exigidos no leiaute, outros relatórios em RTF somente devem constar se a empresa julgar necessário.
A opção "Termo de verificação para fins de Substituição da ECD", somente ficará disponível quando na aba "Abertura do Arquivo" o campo "Indicador de Finalidade da Escrituração" estiver como "Substituta":
Atenção: Se estiver gerando uma ECD substituta, CLIQUE AQUI e confira o passo a passo.
O termo de verificação para fins de substituição da ECD, deve ser criado no Word e salvo na extensão .RTF para poder ser anexado ao sistema.
É importante saber que o termo deve ser conter:
I - Identificação da escrituração substituída.
II - Descrição pormenorizada dos erros.
III - Identificação clara e precisa dos registros que contêm os erros, exceto quando o erro for decorrência necessária de outro erro já discriminado.
IV - Declaração de que o(s) signatário(s) do Termo de Verificação não é (são) responsável (is) pelas escriturações, substituta ou substituída, exceto quando ele (s) for (em) também signatário (s) de uma delas.
Após realizar os procedimentos acima, todas as informações necessárias para a geração desse demonstrativo estarão preenchidas.