ECD - Geração do arquivo

Ultima Atualização: 12/06/2024    Artigo de código : 3246             

Para a geração do arquivo texto da ECD, é necessário que a contabilidade da empresa esteja com o período encerrado para a geração.

PASSO 1

Para fins da ECD, a digitação deve ser realizada de forma ANUAL, em sequência. Sendo assim é importante efetuar a Renumeração da Digitação, através do "Menu Utilitários > Renumeração da Digitação". Informe o período, a opção ANUAL e clique em RENUMERAR:




PASSO 2

É importante efetuar a Atualização do Plano de Contas. Para fazê-la, acesse o "Menu Movimentos > Atualização do Plano de Contas", atualize de 01 a 12 com a opção NORMAL:



PASSO 3

O encerramento do exercício, deve ser feito através do "Menu Movimentos > Encerramento do Período", transportando o LUCRO/PREJUÍZO apurado no exercício: 



PASSO 4

Verifique o Balanço Patrimonial e se o total do Ativo e Passivo batem. Acesse o "Menu Relatórios > Balanço Patrimonial" e verifique se os valores estão corretos:




PASSO 5

Após, efetue a geração do arquivo da ECD, através do "Menu Diversos > SPED > ECD":



Após passar por todas as abas dessa tela e efetuar o devido preenchimento. Clique no botão "Gerar", será gerado o arquivo TXT da ECD, que deverá ser importado no validador da Receita Federal.

Atenção: Para conferir o processo a ser efetuado no validador CLIQUE AQUI, e para preencher aba por aba dessa tela, confira os artigos relacionados abaixo.


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