Instalação - Assinador de Documentos IOB (Certificado A3)

Ultima Atualização: 31/10/2025    Artigo de código : 3343             

Para Certificado Digital modelo A3 (Token ou cartões com leitoras) é necessário a instalação do Assinador de Documentos da IOB.


Importante:
 
A sua máquina deve atender aos requisitos mínimos exigidos para que o Assinador funcione corretamente. CLIQUE AQUI e confira as informações.

Atenção: O certificado digital da matriz pode ser utilizado nas filiais, desde que ambas compartilhem os primeiros 8 dígitos do CNPJ, que é a "raiz" do CNPJ. Isso permite, por exemplo, que a filial emita notas fiscais eletrônicas utilizando o certificado da matriz. 

PASSO 1

Com o certificado A3 conectado ao computador, acesse o sistema e clique em "Configurações > Certificado Digital".





PASSO 2

No campo "Escolha o tipo do seu certificado" selecione "Certificado A3". Em seguida, efetue o download do Assinador clicando no botão "Baixar Assinador".





PASSO 3

Após concluir o download do Assinador de Documentos, dê um duplo clique no arquivo para abrir.


Na janela de Instalação do IOB Assinador, clique em Instalar e aguarde a conclusão.

Observação: Para alterar o local padrão de instalação CLIQUE AQUI e veja o passo a passo.




 

Durante o processo de instalação o sistema apresentará as duas telas a seguir: 

Tela 1: Tela de verificação dos requisitos mínimos.


Tela 2: Tela com mensagem informativa sobre a realização do Backup dos dados do assinador.


Aguarde a finalização da instalação do assinador e, será aberta a tela atualizada do seu assinador de documentos.

PASSO 4

O sistema abrirá uma tela informando que o Assinador faz uma verificação de documentos para assinar a cada 10 minutos, selecione a caixa para não mostrar essa mensagem novamente e clique em "Fechar".



PASSO 5

Na tela a seguir será necessário configurar o seu certificado digital. Clique na aba "Primeiros Passos > Selecionar Certificado".



PASSO 6

Selecione o certificado desejado, após clique no botão "Selecionar".



PASSO 7

Após configurar o certificado, clique em "Conectar Conta IOB".



PASSO 8

Informe o seu e-mail e senha de acesso ao sistema IOB Emissor, após selecione a opção "Não sou um robô" e clique em "Entrar".



PASSO 9

Na tela de Autorização de Acesso, clique em "Permitir".


Ao finalizar a conexão da sua conta com o seu Assinador, será apresentado a mensagem que o login foi efetuado com sucesso.

PASSO 10

No Assinador, clique no botão "Clique Aqui para Continuar".

Pronto, o seu Assinador de Documentos foi configurado com êxito e está pronto para uso.

Observações: Caso possua dúvidas referentes qual informação preencher entre em contato com o seu Consultor Tributário ou com Órgão Competente do seu Estado.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3343