Cadastro - Clientes

Ultima Atualização: 14/08/2024    Artigo de código : 3437             

Para cadastrar um cliente siga as orientações abaixo.

PASSO 1

Com o sistema IOB Emissor aberto, vá ao menu "Cadastros > Clientes".


PASSO 2

Clique em "Criar Cliente".


Observação: Nessa tela, você poderá buscar seus clientes já cadastrados ou importar cadastros usando as funcionalidade.

Importar: Poderá realizar a importação do cadastro de clientes através do arquivo gerado pelo Emissor Gratuito (formato .txt) ou pela importação de dados através do Software IOB Start (formato .csv). Caso deseja importar o cadastro de clientes que você já possui CLIQUE AQUI e veja o passo a passo.

PASSO 3

Faça o preenchimento dos campos conforme os dados do seu cliente.

Atenção: CLIQUE AQUI e faça uma uma consulta ao Cadastro Centralizado de Contribuinte caso não tenha todos os dados do seu cliente.



Pessoa Física ou Jurídica: Selecione neste campo o tipo de pessoa que está sendo cadastrada como cliente, se Física, Jurídica ou Estrangeiro.

Contribuinte: Nesta opção, informe se o cliente que está sendo cadastro é Contribuinte (possui inscrição estadual ativa) ou Consumidor Final (isento de inscrição estadual).

CNPJ/ CPF: Conforme o Tipo de Pessoa selecionada como cliente, informe o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para cadastros de pessoa Estrangeira o campo CNPJ/CPF deve ficar em branco.
Motivo de não informação do NIF: O "Número de Identificação Fiscal", também chamado de NIF, é o número fornecido pelo órgão de administração tributária no exterior, indicador de pessoa física ou jurídica. Seria equivalente ao CPF, que identifica a pessoa física, ou ao CNPJ, que identifica a pessoa jurídica no Brasil.

Nome Fantasia: Para clientes de Pessoa Jurídica o Nome Fantasia deve ser inserido nesse campo, caso não possua Nome Fantasia repita a Razão Social do cliente. Quando selecionado Tipo de pessoa Física nesse campo constará o campo Nome.

E-mail: Informe o endereço de mensagens eletrônicas do cliente. Para enviar para mais de um endereço de e-mail utilize; (ponto e virgula). Caso emita notas de serviço, verifique se a estrutura do Fornecedor de Serviço da sua Prefeitura permite o cadastro de mais de um e-mail.

Telefone: Informe o telefone de contato do cliente (DDD + número).

Suframa: Informe a Inscrição Suframa caso o cliente a ser cadastrado possua.

Razão Social: Informe o Nome completo da Pessoa Física ou Jurídica que está sendo cadastrada.

Inscrição Estadual: Informe o número da IE. Caso o cliente seja isento de IE, marque o checkbox Isento de IE.

Inscrição Municipal: Informe o Código de Inscrição Municipal da Empresa que está cadastrando.

Endereço: Preencha o campo CEP, e as informações de Logradouro, Bairro, Cidade / Estado e País serão preenchidas automaticamente. Os demais campos tais como: número e complemento devem ser preenchidos manualmente. Se o sistema não reconhecer o número do CEP será necessário digitar o endereço manualmente. Atenção: Para cadastros de Pessoa Estrangeira, inicie pelo País e o sistema preencherá automaticamente o campo Cidade/Estado como Exterior-EX para atender a Nota da SEFAZ.

Observações: Utilize este campo para inserir informações do cliente (preenchimento opcional).

Clique em "Salvar" para concluir a operação ou em "Salvar e Novo" para concluir o cadastro do cliente atual e abrir a tela para cadastrar um novo.


Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu IOB Emissor.

Observação: Caso possua dúvidas referentes qual informação preencher entre em contato com o seu Consultor Tributário ou com Órgão Competente do seu Estado.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3437