Para cadastrar um cliente siga as orientações abaixo.
PASSO 1
Com o sistema IOB Emissor aberto, vá ao menu "Cadastros > Clientes".
PASSO 2
Clique em "Criar Cliente".
Observação: Nessa tela, você poderá buscar seus clientes já cadastrados ou importar cadastros usando as funcionalidade.
Importar: Poderá realizar a importação do cadastro de clientes através do arquivo gerado pelo Emissor Gratuito (formato .txt) ou pela importação de dados através do Software IOB Start (formato .csv). Caso deseja importar o cadastro de clientes que você já possui CLIQUE AQUI e veja o passo a passo.
PASSO 3
Faça o preenchimento dos campos conforme os dados do seu cliente.
Atenção: CLIQUE AQUI e faça uma uma consulta ao Cadastro Centralizado de Contribuinte caso não tenha todos os dados do seu cliente.
Pessoa Física ou Jurídica: Selecione neste campo o tipo de pessoa que está sendo cadastrada como cliente, se Física, Jurídica ou Estrangeiro.
Contribuinte: Nesta opção, informe se o cliente que está sendo cadastro é Contribuinte (possui inscrição estadual ativa) ou Consumidor Final (isento de inscrição estadual).
CNPJ/ CPF: Conforme o Tipo de Pessoa selecionada como cliente, informe o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para cadastros de pessoa Estrangeira o campo CNPJ/CPF deve ficar em branco.
Motivo de não informação do NIF: O "Número de Identificação Fiscal", também chamado de NIF, é o número fornecido pelo órgão de administração tributária no exterior, indicador de pessoa física ou jurídica. Seria equivalente ao CPF, que identifica a pessoa física, ou ao CNPJ, que identifica a pessoa jurídica no Brasil.
Nome Fantasia: Para clientes de Pessoa Jurídica o Nome Fantasia deve ser inserido nesse campo, caso não possua Nome Fantasia repita a Razão Social do cliente. Quando selecionado Tipo de pessoa Física nesse campo constará o campo Nome.
E-mail: Informe o endereço de mensagens eletrônicas do cliente. Para enviar para mais de um endereço de e-mail utilize; (ponto e virgula). Caso emita notas de serviço, verifique se a estrutura do Fornecedor de Serviço da sua Prefeitura permite o cadastro de mais de um e-mail.
Telefone: Informe o telefone de contato do cliente (DDD + número).
Suframa: Informe a Inscrição Suframa caso o cliente a ser cadastrado possua.
Razão Social: Informe o Nome completo da Pessoa Física ou Jurídica que está sendo cadastrada.
Inscrição Estadual: Informe o número da IE. Caso o cliente seja isento de IE, marque o checkbox Isento de IE.
Inscrição Municipal: Informe o Código de Inscrição Municipal da Empresa que está cadastrando.
Endereço: Preencha o campo CEP, e as informações de Logradouro, Bairro, Cidade / Estado e País serão preenchidas automaticamente. Os demais campos tais como: número e complemento devem ser preenchidos manualmente. Se o sistema não reconhecer o número do CEP será necessário digitar o endereço manualmente. Atenção: Para cadastros de Pessoa Estrangeira, inicie pelo País e o sistema preencherá automaticamente o campo Cidade/Estado como Exterior-EX para atender a Nota da SEFAZ.
Observações: Utilize este campo para inserir informações do cliente (preenchimento opcional).
Clique em "Salvar" para concluir a operação ou em "Salvar e Novo" para concluir o cadastro do cliente atual e abrir a tela para cadastrar um novo.
Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu IOB Emissor.
Observação: Caso possua dúvidas referentes qual informação preencher entre em contato com o seu Consultor Tributário ou com Órgão Competente do seu Estado.