Cadastro - Fornecedores - Aba Manutenção

Ultima Atualização: 22/08/2025    Artigo de código : 3576             

Verifique abaixo as orientações para preenchimento da aba "Manutenção" no cadastro de "Fornecedores".

 Acesse "Cadastros > Fornecedores > aba Manutenção > sub-aba Dados Cadastrais".

Nenhuma imagem disponível

Pessoa: Indique se a empresa é "Pessoa Física", "Jurídica" ou "Estrangeiro", sendo: 

- Física: Indique o CPF.

- Jurídica: Informe o CNPJ, o sistema habilita o botão para acesso ao site da Receita Federal. O sistema preencherá automaticamente os campos de "Razão Social", "Endereço" e "CNAE", os demais campos devem ser preenchidos manualmente. 

- Estrangeiro: É utilizado para fornecedor de outros Países, assim pode preencher o campo "ID", porém não é obrigatório. Neste caso, ao indicar o País diferente do Brasil, os campos "Estado" e "Cidade" é preenchido automaticamente como "Exterior".    

Observação: A busca no botão da Receita Federal ocorre da mesma maneira que o cadastro da empresa e cliente. Os demais campos abaixo devem ser preenchidos manualmente. 

Ativo: Habilite se deseja utilizar o fornecedor nos processos realizados no sistema.  Caso seja necessário desabilitar algum cadastro pode alterar o campo "Ativo" para "Não", desta forma, este fornecedor não é mais apresentado na pesquisa para inclusão nos processos.

Telefone e FAX: Preencha com os telefones de contato da empresa.

CAMPOS DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIOS PARA EMISSÃO DE NF-E

Inscrição Estadual: Informe o número de "Inscrição Estadual" quando o campo "Contribuinte de ICMS" estiver como "Sim". Para confirmar se a situação cadastral deste fornecedor está "Ativa", consulte através do Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC). O campo "Inscrição Estadual" é vinculado ao campo "Contribuinte de ICMS".

Contribuinte de ICMS: Para identificar a "Inscrição Estadual" do "Destinatário" e se o mesmo é "Contribuinte do ICMS" ou não. Abaixo seguem as informações de quando selecionar cada uma das opções:

- Sim: Quando a "Pessoa Jurídica" for "Contribuinte de ICMS", nesse caso será obrigatório informar o número da "Inscrição Estadual"

- Não: Quando o "Destinatário" for "Pessoa Física", informe no campo "Contribuinte de ICMS" como "Não". Alguns Estados permitem que uma "Pessoa Física" tenha "Inscrição Estadual", nesse caso se o mesmo tiver, preencha no campo "Inscrição do Produtor". Esta opção será usada também para operações com o "Exterior", no caso de notas de "Importação" e "Exportação".

- Isento: Quando a "Pessoa Jurídica" for "Isento" de "Inscrição Estadual", ao selecionar esta opção, o campo "Inscrição Estadual" será preenchido automaticamente com a palavra "ISENTO" em letra maiúsculas e no gênero masculino.

Inscrição Municipal: Informe o número da "Inscrição Municipal" que o "Fornecedor" está inscrito na Prefeitura do seu Município. Caso a empresa não possua, indique 4 (quatro) números zeros no campo, ficando da seguinte forma 0000 ou sendo ISENTO, informe com letras maiúsculas.

Inscrição Produtor: Preencha conforme os dados do fornecedor. Caso o fornecedor não possua não é obrigatório o preenchimento.

Suframa: Significa Superintendência da Zona Franca de Manaus, o número da "Inscrição Suframa" é o registro da empresa nesse órgão. Este código é necessário somente para empresas que se relacionam com fornecedores/clientes da região da ZFM ou empresas sediadas lá. O número de Suframa é obrigatório para mercadorias que ingressam em área incentivada.

 

Campos de preenchimento manual e não interferem na transmissão da NF-e:

Data de Cadastro: O preenchimento é feito automaticamente, conforme data registrada na máquina. Pode ser alterado caso necessário.

Atividades: Indique qual o "Ramo de Atividade" do fornecedor, conforme cadastro realizado em "Cadastro > Ramo de Atividade".

Ocorrência: Vincule a ocorrência no fornecedor, conforme cadastro em "Cadastros > Outros Cadastros > Ocorrências". A mensagem vinculada pode ser utilizada como um simples alerta ou como um bloqueio na compra, pode alterar quando necessário.

C. Pagto (Condição de Pagamento): Indique qual a forma de pagamento que deseja utilizar com este fornecedor. Ao preencher o campo será preenchido automaticamente nos processos e não permite alteração. Se possuir integração com o módulo Financeiro, é através dessa informação que é gerada as parcelas nas contas a pagar das notas emitidas.

Dia para Vencimento: Utilize o campo para cadastrar um dia fixo do mês que deseja efetuar o pagamento ao fornecedor. 

Exemplo: Ao determinar o dia para pagamento, o vencimento deste fornecedor passa a ter um dia fixo para pagamento. 

Substituto Tributário: Habilite o campo quando se tratar de um fornecedor que recolha o ICMS - Substituição Tributária, desta forma o botão "Outras Inscrições" é ativado para informar se o fornecedor é de um Estado diferente ao da empresa de destino (sua empresa), ou seja, se ele possuir uma Inscrição Estadual no Estado em que está vendendo (empresa destinatária).

Observação: Pode indicar informações extras para este fornecedor;

Nenhuma imagem disponível

E-mail e Site: Indique o e-mail e o site para contato do fornecedor se possui, podendo ser o e-mail para envio do DANFE da nota autorizada.

Centro de Custo: Informe se deseja inserir o centro de custo específico para o fornecedor. Este cadastro permite visualização de relatório, porém o controle de receitas e despesas é visualizado no módulo Financeiro. Ao efetuar o preenchimento da informação no cadastro de fornecedor, no processo o campo é preenchido automaticamente.

Optante pelo Simples Nacional: Indique se o fornecedor é ou não optante pelo Simples Nacional.

Contábil: Este quadro apenas deve ser preenchido se o sistema possui integração com o módulo Financeiro, e o mesmo seja integrado ao módulo Contábil sendo Contábil (Telecont), Cordilheira e Minha Gestão Contábil é necessário que as contas de crédito (compras/despesas) e débito (fornecedor) sejam preenchidas, porém, deve ser na visão "Financeira".

Importante: Se no sistema Estoque ou Financeiro configurou que será feito "Rateio de Centro de Custo", o campo fica bloqueado para preenchimento. 

Referente as "Contas Contábeis (Crédito/Débito)", é que as movimentações feitas no contas a receber/contas a pagar/lançamento bancos, serão exportadas através da geração de arquivos, e importados para o sistema Contábil.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3576