Rejeição 600: CSOSN incompatível na operação com Não Contribuinte
Ultima Atualização: 11/07/2024 Artigo de código : 3931        
A "Rejeição 600: CSOSN incompatível na operação com Não Contribuinte" é apresentada quando o CSOSN (Código de Situação Tributária/CST) informado dentro do(s) produto(s) da NF-e não são aceitos para operações com cliente Consumidor Final. Para corrigir, siga os passos a seguir.
PASSO 1
CLIQUE AQUI e consulte se o cliente informado na NF-e realmente não é contribuinte de ICMS (não possui inscrição estadual - IE).
PASSO 2
Abra a nota rejeitada, clique no lápis, que fica no campo do cadastro do cliente para abrir a edição.
PASSO 3
No cadastro do cliente, confira se o campo "Contribuinte" está selecionado como "Consumidor Final". Confira os demais campos e salve o cadastro.
PASSO 4
Ainda com a nota aberta, vá até o quadro onde aparecem os itens da nota e clique sobre produto.
PASSO 5
Na tela "Detalhes do Item" clique na aba "ICMS" e realize a alteração do campo "CST/CSOSN" para uma das opções aceitas para operação com consumidor final. Após realizar a alteração clique no botão "Adicionar".
102 - Tributação SN sem permissão de crédito;
103 - Tributação SN, com isenção para faixa de receita bruta;
300 - Imune;
400 - Não tributada pelo Simples Nacional;
500 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária ou por antecipação.
Se possuir dúvidas em qual escolher, deverá consultar a sua contabilidade.
Importante: Caso possua dúvidas referentes qual informação preencher entre em contato com o seu Consultor Tributário ou com Órgão Competente do seu Estado.
Observação: Se tiver mais de um item na nota é necessário realizar essa mesma alteração neles todos. Você também pode parametrizar o CST/CSOSN que deseja utilizar para Consumidor final através da sua categoria de ICMS, CLIQUE AQUI e veja o passo a passo.
PASSO 6
Por fim, Salve, Valide, confira todos os dados preenchidos e Emita a sua NF-e novamente.
Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu IOB Emissor.
Saiba que foi um prazer te ajudar, até breve!