Integração Folha x Contábil - Parametrização
Ultima Atualização: 26/03/2025 Artigo de código : 4685        
A integração entre a folha de pagamento e a contabilidade é essencial para garantir a precisão e a
eficiência no registro das informações trabalhistas. Após o processamento da
folha de pagamento e a configuração adequada das contas contábeis nos eventos utilizados, geramos um lote com os dados necessários para os lançamentos contábeis.
- Contas Contábeis: Contas contábeis são classificações utilizadas na contabilidade para registrar e organizar as transações financeiras de uma empresa.
- Eventos: Os eventos na folha de pagamento são as categorias ou elementos que representam as transações e condições relacionadas aos funcionários, que influenciam diretamente nos cálculos da folha de pagamento.
Dica: Ao cadastrar uma empresa, você pode clicar em "Importar" e, na aba "Folha de Pagamento", incluir as opções de contabilização. Isso permite trazer os dados das empresas padrão, como o exemplo "9998 - Plano de Contas Padrão", preenchendo automaticamente as telas demonstradas neste material. Além disso, esse processo pode ser realizado caso já exista outra empresa cadastrada e em movimentação que utilize o mesmo plano de contas e os mesmos parâmetros de contabilização.
1º PASSO: CONFIGURAÇÃO
Após configurar o plano de contas, acesse "Empresa > Cadastro de Empresas > Parâmetros > Sistema Contábil > Integração > Parâmetros" e habilite a opção "Utiliza Integração Contábil". Assim, as demais opções da tela serão ativadas para preenchimento. Em seguida, marque a opção "Validar contas de acordo com o módulo Contabilidade".

Importante: Demais informações da tela será utilizada para definir os parâmetros da integração entre fiscal e a contabilidade. Para mais detalhes sobre as configurações, CLIQUEI AQUI.
2º PASSO: COMPLEMENTO DE HISTÓRICO
Por meio dessa rotina, cadastraremos os complementos de histórico para proporcionar um maior detalhamento das informações. Acesse "Cadastros > Contabilização > Complemento de Histórico", insira o código e o complemento a ser informado, e clique em "Gravar" para salvar as informações.

Dica: Você pode importar dados de outra empresa já cadastrada no sistema que possua os complementos registrados. Para isso, clique em "Importar", selecione a "Empresa de Origem", marque os itens desejados e clique novamente em "Importar".

3º PASSO: CONTAS POR EVENTO
Acesse, "Cadastros > Contabilização > Contas por Evento". Selecione o centro de custo onde as informações da folha de pagamento foram processadas, escolha o evento correspondente e no campo "Conta Contábil", preencha a conta contábil correspondente ao evento. Insira o código de histórico no campo “Complemento Histórico” para o detalhamento das informações.
Dicas de contabilização:
Evento 1 – Salário Normal: Despesa com salários (Resultado)
Evento 22 – Adiantamento de Salário: Adiantamento a funcionários (Ativo)
Evento 80 – Desconto INSS: INSS a Recolher (Passivo)
Evento 68 – Pró-labore: Despesa com pró-labore (Resultado)
Evento 69 – Adiantamento de Pró-labore: Adiantamento a sócios (Ativo)
As contrapartidas serão cadastradas em "Cadastros > Contabilização > Apropriação de Impostos".
4º PASSO: APROPRIAÇÃO DE IMPOSTOS
Acesse, "Cadastros > Contabilização > Apropriação de Impostos". Na Apropriação de Impostos, são registradas as contrapartidas das contas contábeis. Preencha os campos com os respectivos códigos reduzidos das contas contábeis e inclua o complemento do histórico padrão.

Dicas de contabilização: Aba Líquido a Receber
Adiantamento Salarial – Ativo (Caixa ou Bancos)
Pagamento Mensal – Passivo (Salários a Pagar)
1ª Parcela do 13º Salário – Ativo (Caixa ou Bancos)
2ª Parcela do 13º Salário – Passivo (13º a Pagar)
Dicas de contabilização: Aba Diversos
FGTS; - Despesa
FGTS a Recolher; - Passivo
PIS; - Despesa
PIS a Recolher. - Passivo
Dicas de contabilização: Aba INSS
FPAS – Despesa
FPAS a Recolher – Passivo
SAT – Despesa
SAT a Recolher – Passivo
Terceiros – Despesa
Terceiros a Recolher – Passivo
Salário Educação – Despesa
Salário Educação a Recolher – Passivo
Complemento de Histórico: Selecione o complemento do histórico padrão para cada conta informada.
A opção "Gerar conta de líquido a receber como contrapartida de cada evento" permite definir a forma de contabilização da folha de pagamento, especificamente para eventos de vencimento e desconto, cuja contrapartida ocorre nas contas de salários a pagar, no Passivo.
Se marcada:
Cada evento será contabilizado pelo método de partida dobrada. Isso significa que:
No débito, será considerada a conta informada no evento.
No crédito, a contrapartida será lançada na conta de salários a pagar (para eventos de vencimento) ou o contrário (para eventos de desconto).
Se desmarcada:
Os eventos serão registrados como partida simples, ou seja:
Serão lançados apenas nas contas a débito ou a crédito, conforme o tipo do evento (vencimento ou desconto).
Ao final, o valor líquido da folha será lançado na conta de salários a pagar.
Exemplo Prático: Considere um evento de salário base no valor de R$ 5.000,00 e um desconto de INSS no valor de R$ 500,00:
Com a opção marcada:
Débito: Conta de salários (R$ 5.000,00)
Crédito: Conta de salários a pagar (R$ 5.000,00)
Débito: Conta de INSS a recolher (R$ 500,00)
Crédito: Conta de salários a pagar (R$ 500,00)
Com a opção desmarcada:
Débito: Conta de salários (R$ 5.000,00)
Débito: Conta de INSS a recolher (R$ 500,00)
Crédito: Conta de salários a pagar (R$ 4.500,00, já considerando o desconto do INSS)
Observação:
Essa configuração também se aplica à contabilização do líquido a receber de autônomos e diretores (na guia Retiradas), porém, nesses casos, a opção estará sempre desabilitada para alteração.
5º PASSO: CADASTRO DE CAIXA/BANCO
Essa rotina é compartilhada com o fiscal. Dessa forma, caso existam cadastros de caixa ou banco previamente registrados, eles serão listados nesta tela. O cadastro realizado corresponde ao caixa ou banco, vinculando a respectiva conta contábil a cada um deles.

6º PASSO: CADASTRO DE CONTAS DE PAGAMENTO
Realize o cadastro das contas contábeis e dos complementos de histórico que serão utilizados na contabilização dos pagamentos de tributos. Acesse, "Cadastros > Contabilização > Pagamentos”.
7º PASSO: EMISSÃO PLANILHA PARA INTEGRAÇÃO CONTÁBIL
Antes de prosseguir com a emissão do lote contábil, emita a planilha contábil, acesse "Módulos > Integração Contábil > Planilha" e verifique se há eventos registrados sem a conta contábil associada. Caso existam, eles serão exibidos conforme o exemplo abaixo.

Se houver campos em branco, acesse:
"Cadastros > Contabilização > Apropriação de Impostos" e preencha as informações pendentes.
Se os eventos começam com um número e não possuem conta contábil, acesse:
"Cadastros > Contabilização > Contas", localize o evento na planilha e preencha a conta contábil correspondente.
8º PASSO: GERAÇÃO DE LOTE CONTÁBIL
Acesse "Módulos > Integração Contábil > Geração de Lote Contábil - Agrupada/Individual". Selecione a competência de geração e, no quadro "Filtro", escolha o grupo de empresas ou uma empresa específica. Em seguida, selecione as opções nos campos "Agrupamento" e "Data de Lançamento" e clique em "Consultar". As empresas serão listadas na tela com seus respectivos status. Para as empresas com o status "Apto para geração", basta clicar em "Gerar" para concluir o processo de integração.

Importante:
Geração da Integração Contábil em Arquivo Texto:
Para gerar a Integração Contábil em arquivo texto e importar os dados em outro sistema, siga os passos abaixo:
- Acesse, "Módulos > Integração Contábil > Arquivo Texto".
- O sistema irá gerar o arquivo FPGSAI.TXT, que poderá ser importado por outros programas contábeis.
O outro sistema contábil precisa ter um recurso para importar os lotes, seguindo o layout fornecido pela IOB. Esse layout deve ser disponibilizado ao programador do sistema contábil. Para visualizar o layout, clique no botão Ajuda dentro da rotina.
Geração da Integração Contábil Remota:
Caso o sistema de contabilidade não esteja instalado na mesma máquina ou em rede, siga este processo:
- Acesse, "Módulos > Integração Contábil > Arquivo de Lote Contábil (Remoto)".
- O sistema gerará um arquivo texto com o lote de lançamentos para importação no sistema contábil.
O arquivo pode ser enviado ao contador via e-mail ou disquete para que ele possa importá-lo no sistema contábil.
Importação no Sistema Contábil:
- No sistema contábil, acesse "Utilitários > Importação > Lote Normal".
- Após a importação, o lote deverá ser liberado
- Se necessário, é possível alterar, incluir ou excluir lançamentos no lote.