AUTO-IT - Validador GIA-SP

Ultima Atualização: 10/01/2025    Artigo de código : 4832             

Essa ferramenta irá analisar os documentos fiscais e informações lançadas no sistema, efetuando um procedimento de pré-validação do arquivo GIA - SP.
Para download do aplicativo CLIQUE AQUI



INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DA FERRAMENTA NO DESKTOP
Por segurança certifique-se da existência de um arquivo de backup atualizado da empresa que será analisada. Em caso de dúvidas nos procedimentos CLIQUE AQUI e acesse o artigo com informações sobre a rotina de backup.
O sistema deverá estar aberto, ativo na empresa e no período em que será analisado.
Execute o aplicativo.
No processo de instalação dessa aplicação, será criado a "pasta do instalador" e o "atalho do aplicativo", em seguida automaticamente o AutoIt será executado.

Observações: Recomendamos que o "instalador" e a "pasta do instalador" sejam excluídos, mantendo apenas o "atalho do aplicativo" para utilização.





COMO UTILIZAR A FERRAMENTA?

Ao executar o aplicativo, selecione a unidade onde está instalado o sistema. Se essa máquina for um terminal da rede, informe a letra do mapeamento, mas caso seja o servidor, informe a unidade de instalação do sistema.
Informe número da empresa e período ativo.
Selecione a base de dados (DBF ou SQL).
Selecionar "SIM" ou "NÃO" para a mensagem: "Você deixa a opção CR=14 Gerar UF do Dest. ou Rem. habilitado ao gerar a Gia?"

Observações:
Altamente recomendável observar e entender as regras da registro CR=14, a marcação ou não desse campo refletirá nos procedimentos de análise, apresentação dos erros e advertências.

CLIQUE AQUI Para ver o artigo "GIA - Gerar CR=14 - Gerar UF do Destinatário ou Remetente".


Após clique em "Análise" para iniciar os procedimentos.

O aplicativo executará todo o procedimento de análise automaticamente. 

Ao término, clique em "OK" na tela de "Análise Concluída".



Botão: "Corrigir Notas"

Após a análise, caso esse botão esteja habilitado o usuário poderá utilizar o procedimento de correção automática. Existem situações passivas de correção pelo próprio aplicativo.
Clique no botão "Corrigir Notas".

Será apresentado a seguinte mensagem:
"Antes de efetuar esta correção é altamente recomendado que Tenha BACKUP ATUAL do sistema Office Escrita Fiscal".
"Caso já tenha um BKP atual, Deseja efetuar a correção agora"?
Clique em "SIM" para confirmar ou "NÃO" para cancelar o procedimento.

Após a correção será apresentada a seguinte mensagem:
Processo de correção concluída com sucesso clique em "OK" para fazer uma nova análise.

Ao clicar em "OK" será realizada nova verificação, e caso seja encontrada situações incompatível com a GIA será apresentado novo relatório de análise.

Observação: Caso o botão "Corrigir Notas" não seja apresentado, será demonstrado as notas com erros e que devem ser corrigidas manualmente conforme a descrição da mensagem.

OUTRAS FUNCIONALIDADES



Tamanho da fonte: representado pelos sinais "-" e "+" a aplicação permite aumentar ou diminuir o tamanho da fonte.
Salvar logs: o AutoIt permite que através dessa rotina seja salvo na máquina dois arquivos em formato texto, com a relação do que foi apresentado após a análise.

"Log_Erros_GIA.txt" para erros e "Log_Advertencias_GIA.txt" para advertências.




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