ECF Lucro Real- Parte 04 - Lançamentos Parte A e B
Ultima Atualização: 04/07/2024 Artigo de código : 5390        
Para verificar a parte 03 dessa FAQ Acesse CLIQUE AQUI
Como realizar lançamentos na Parte A e Parte B do LALUR/LACS
PARTE A
"Módulos >LALUR/LACS >Lançamentos > Parte A"
A Parte A recebe os lançamentos das Adições, Exclusões e Compensações de Prejuízos de ajuste do lucro. As adições e Exclusões, caso já exista na contabilidade, podem ser importados. Já as Compensações, sempre são feitas manualmente, em dois lançamentos iguais, com histórico diferente, um histórico para IRPJ e outro para CSLL.
Também recebe manualmente o lançamento referente ao Lucro do Período, que é demonstrado na DRE. Esses lançamentos são para posterior emissão do Demonstrativo do Lucro Real e Registro dos Ajustes do Lucro Líquido do Exercício.
Esses lançamentos vão compor o Registro M300 da ECF.
Estabelecimento: selecione o estabelecimento.
Histórico: selecione o histórico de lançamento previamente cadastrado no menu "Módulos > LALUR/LACS > Manutenção de Históricos"
Data: informe a data de lançamento, no formato DD/MM/AAAA. Sempre incluindo dentro do período de apuração a que se refere (mês/trimestre).
Valor: informe o valor de lançamento.
Conta contábil: informe a conta contábil relacionada ao lançamento. Campo habilitado de acordo com o cadastro do histórico.
Conta da parte B: informe a conta do Lalur Parte B relacionada ao lançamento. Campo habilitado de acordo com o cadastro do histórico, caso tenha relacionamento Com Conta da Parte B, ou Com Conta da Parte B e Conta Contábil.
Descrição: detalhe o lançamento. Este é um campo tipo texto, e permite digitar até 60 caracteres por linha. O número de linhas é ilimitado.
Número do lançamento na ECD: informe o número do lançamento descrito na ECD (Escrituração Contábil Digital), pesquise no arquivo texto, Registro “I200 – Lançamento Contábil”, no campo 2 (NUM_LCTO).
Processos: esse quadro serve para informar se algum lançamento dessa tela é proveniente de algum processo existente.
Observação:
Para Alterar ou Excluir um lançamento
Clique em "Pesquisar". Localize o lançamento, e dê um duplo clique sobre o mesmo.
Efetue a alteração e confirme em "Gravar", ou clique no botão "Excluir".
PARTE B
"Módulos >LALUR/LACS >Lançamentos >Parte B"
A Parte B recebe os lançamentos de contas de prejuízo. Prejuízos acumulados de exercícios anteriores, Prejuízos do Exercício (mês/trimestre) e, lançamentos de Compensação de Prejuízos Anteriores.
Todos esses lançamentos feitos aqui, são manuais e precisa existir dois lançamentos iguais, com histórico diferente, um histórico para IRPJ e outro para CSLL.
Esses lançamentos vão compor os Registros M305, M010 e M410 da ECF.
Estabelecimento: selecione o estabelecimento.
Histórico: selecione o histórico de lançamento previamente cadastrado no menu Módulos > LALUR/LACS > Manutenção de Históricos.
Data: informe a data de lançamento, no formato DD/MM/AAAA. Sempre incluindo dentro do período de apuração a que se refere (mês/trimestre).
Valor: informe o valor de lançamento.
Contrapartida: informe a conta do prejuízo relacionada ao lançamento. Campo habilitado apenas se a natureza for Devedor ou Credor.
Natureza: exibe a natureza de cadastro da conta, pode-se alterar: D/C/P (devedor/credor/prejuízo).
Descrição: detalhe o lançamento. Campo tipo texto, e permite digitar até 60 caracteres por linha, sendo o número de linhas ilimitado.
Lançamento com situação diferida: marque essa opção caso seja um lançamento para realização de valores cuja tributação tenha sido diferida. Marca-se este campo quando o contribuinte, em período anterior, realizou valores controlados na parte B do e-Lalur/e-Lacs e deve reajustar os saldos das contas em início de período de apuração tributado pelo lucro real.
Processos: esse quadro serve para informar se algum lançamento dessa tela é proveniente de algum processo existente.
Dica: Para maiores informações de situações de prejuízo na Parte B, acesse as FAQs:
ECF - Registros M410 / M300 - Prejuízo e Compensação de Prejuízo;
ECF - Registro M410 - O prejuízo Fiscal após as compensações do período deve ser igual ao valor registrado na conta referente ao prejuízo fiscal do próprio período na parte B do e-LALUR.
Para acessar a parte 5 dessa FAQ CLIQUE AQUI