Cadastro de Empresas - Configuração da Integração Contábil entre os Módulos
Ultima Atualização: 01/10/2024 Artigo de código : 5402        
Neste processo, iremos estabelecer os parâmetros necessários para a integração contábil entre os módulos
Acesse "Cadastros > Empresas > Parâmetros > Sistema Contábil > Integração > Parâmetros"
UTILIZA INTEGRAÇÃO CONTÁBIL
Ao selecionar a opção "Utiliza Integração Contábil" a tela será habilitada para o preenchimento.
Importante: Se esta opção não for marcada será desabilitada a aba "Contabilização", das rotinas de Lançamento de Entrada, Saída e Conhecimento de Frete.
Integrar cadastros automaticamente com o IOB Gestão Financeira: Habilite essa opção para realizar a integração de cadastros com o IOB Gestão Financeira
Integrar apenas baixas com o IOB Gestão Financeira: Habilite essa opção para realizar a integração das baixas com o IOB Gestão Financeira
Dica: Para saber mais sobre a rotina de integração, CLIQUE AQUI.
Contabilizar nota fiscal pelos itens: Com esta opção marcada, a contabilização das notas de entrada, saída e frete será efetuada a partir do CFOP informado nos itens das notas. Se não marcar a opção, a contabilização será efetuada a partir do CFOP principal da nota, informado na aba Nota.
Contabilizar por Centro de Custo: Com esta opção marcada, na aba Contabilização, será habilitado o campo centro de custos nos lançamentos de notas fiscais.
Contabilizar apropriação de tributos: Com esta opção marcada, os tributos são contabilizados a partir da apuração destes no Fiscal.
Contabilizar pagamento de tributos do Fiscal: Com esta opção marcada, ao registrar os pagamentos de tributos no Fiscal, é efetuada a contabilização deste pagamento. Esta opção é independente da contabilização on-line das notas fiscais.
Contabilizar pagamento de tributos da Folha: Com esta opção marcada, ao registrar os pagamentos de tributos no Folha de Pagamento, é efetuada a contabilização deste pagamento.
Efetuar Contabilização On-line: Com esta opção marcada, os lançamentos contábeis serão realizados no momento da inclusão da nota fiscal, sem necessidade de posterior geração de lote para integração. Os tributos são contabilizados automaticamente quando efetuada a Apuração de Tributos.
Observação: Notas importadas não são contabilizadas on-line. Desta forma, se houver importação de notas, ao gerar o lote contábil serão consideradas somente as notas que foram importadas e que ainda não foram contabilizadas. Se uma nota for importada e após ela for alterada, estando parametrizado para contabilizar on-line, fará a contabilização da nota ao gravar a alterações. No lote, esta nota não será mais considerada.
Validar contas de acordo com o módulo Contabilidade: Valida as contas contábeis informadas nos módulos Folha, Fiscal e Contabilidade, com a finalidade de efetuar a integração contábil com a Contabilidade. Por outro lado, quando a contabilidade não é efetuada pela Contabilidade e sim por outro sistema contábil, não há porque validar tais contas e esse campo não deve ser selecionado. Note que o campo só permite alteração quando a opção Efetuar Contabilização On-line não estiver selecionada.
MATRIZ DE CONTABILIZAÇÃO
O botão
"Matriz de Contabilização" permite configurar as operações contábeis. O sistema já possui operações cadastradas, mas, se necessário, você pode registrar uma nova.
Dica: CLIQUE AQUI para saber mais sobre as operações contábeis
A matriz de contabilização está organizada por cinco abas, CLIQUE AQUI para saber.
QUADRO AGRUPAMENTO
Selecione a forma que será utilizada na geração do lote para contabilidade. Esta opção é desabilitada quando a empresa utiliza Contabilização Online e quando efetua a contabilização pelos itens da nota.
Agrupar lançamentos de entrada/saída: Marque caso deseje reduzir o número de lançamentos contábeis efetuando agrupamentos.
Agrupar por conta contábil: Agrupa os lançamentos contábeis por conta, gerando um único lançamento (em uma única data) com o valor total de cada conta contábil.
Agrupar por data/conta contábil: Agrupa os lançamentos contábeis por conta e data, gerando um lançamento para cada data e conta contábil.
QUADRO CONTABILIZAÇÃO DE NOTAS FISCAIS
Excluir ICMS do valor contábil das notas de entrada: O valor do ICMS será subtraído do valor contábil da nota fiscal e contabilizado em conta separada.
Excluir IPI do valor contábil das notas de entrada/saída: O valor do IPI será subtraído do valor contábil da nota fiscal e contabilizado em conta separada.
Contabilizar ICMS e IPI nota a nota: Para cada nota fiscal será gerado um lançamento específico para o ICMS e para o IPI. Assim, na apuração de tributos não será gerada a contabilização destes tributos de forma agrupada.
Observação: Esta opção não será habilitada quando optar por contabilizar as notas a partir do CFOP dos itens.
QUADRO FORMAÇÃO DO HISTÓRICO CONTÁBIL
Esta opção é válida para a contabilização online e em lote "Módulos > Integração Contábil > Contabilidade". Nas integrações pelas rotinas Contabilidade Remoto e Arquivo Texto serão enviados sempre a razão social do emitente/destinatário como complemento do histórico.
Utilizar o nome de fantasia: Envia o nome de fantasia do emitente/destinatário como complemento do histórico na integração contábil.
Utilizar a razão social: Envia a razão social do emitente/destinatário como complemento do histórico na integração contábil.
Observações: Quando desmarcada a opção "Utiliza Integração Contábil", nessa mesma tela, será considerado como padrão a opção "Utilizar o nome de fantasia".
Se no cadastro do emitente/destinatário não estiver informado o nome de fantasia da empresa, será enviada para a integração contábil a razão social, independente da opção marcada.
CADASTRAR CONTAS DE CLIENTES/FORNECEDORES AUTOMATICAMENTE NO PLANO DE CONTAS
No quadro “Cadastrar Cliente/Fornecedor”, se a opção "Conta Sintética" estiver habilitada, você deve indicar uma conta sintética. Dessa forma, ao importar as notas, será criada uma conta específica para cada Cliente/Fornecedor. Caso você selecione "Cliente/Fornecedor Único" ao importar notas de entrada/saída, será considerada apenas a conta contábil indicada.
Importante: Essa opção será considerada tanto no cadastro manual do emitente/destinatário quanto no cadastro realizado por meio de importação.