Ao realizar a ativação apresenta: 15 - Ocorreu um problema ao tentar ativar
Ultima Atualização: 11/11/2024 Artigo de código : 5573        
Se ao realizar a ativação no sistema apresentar a mensagem: 15 - Ocorreu um problema ao tentar ativar, realize as seguintes verificações:
Valide se o sistema Start está atualizado na ultima versão, para isso clique em Central de Comunicação, na página que irá abrir, clique na aba Atualizações e localize a última notificação enviada sobre uma nova versão disponibilizada.
Para validar no sistema se está atualizado, conforme comunicado na central, é no rodapé no canto direito da tela, como mostra a imagem abaixo:
Caso seu sistema não esteja atualizado,
CLIQUE AQUI para acessar o passo a passo de como atualizar e após atualizar, tente ativar o sistema novamente.
Se mesmo após atualizar o sistema ou se ele já estava na ultima versão e o impedimento persistir, acesse o menu Arquivo > Ativação e clique no ícone de "engrenagem" que fica ao lado do botão Desabilitar máquina;
Na tela Configure seu Proxy de Rede, desabilite a opção "Usar um servidor proxy para conectar-se a internet", clique no botão "Salvar" e refaça o processo de Ativação.
Importante: Se após desativar o checkbox e a mensagem persistir, verifique com o seu técnico de informática se a sua empresa utiliza proxy para gerenciar a conexão com a rede. Se a sua empresa tiver esse tipo de gerenciamento, o seu técnico deverá verificar a possibilidade de configurar o proxy para permitir o acesso à internet a partir do Start, utilizando a porta 3092.
Outro ponto que pode gerar impacto na rotina é o próprio antivírus da máquina, se este estiver gerenciando a conexão com a internet da máquina. Nesse caso, você pode desabilitá-lo por alguns instantes e realizar a ativação da licença.
O Suporte da IOB não auxilia com relação às configurações de proxy, sendo esta parametrização de total responsabilidade da empresa.
PASSO 5
Além das verificações padrão destacadas abaixo:
Efetue o Reset eletrônico - CLIQUE AQUI e veja o passo a passo;
Verifique as opções de proxy - (PASSO 4) deste material.
Libere as portas 3092 do Firewall - CLIQUE AQUI e veja o passo a passo;
Reinicie o Firebird;
Valide se a máquina tem antivírus, se sim desabilite temporariamente;
Realize um teste de velocidade;
Configure o UAC como nunca notificar - CLIQUE AQUI e veja o passo a passo;
Verifique se a internet é cabeada ou utiliza Wi-Fi, se Wi-Fi testar a conexão via cabo de rede;
Reinicie a máquina;
Efetue o diagnóstico de rede em: "Painel de controle > Rede e Internet > Conexões de Rede/Central de rede e compartilhamento", selecione a rede que está utilizando e clique em "Diagnosticar".
Se a verificação encontrar algum problema, desligue o modem e deixe desligado por 10 segundos, depois ligue e faça a verificação novamente.
Importante: Se o problema persistir, será necessário procurar o responsável pela Rede da empresa (departamento de TI).