Ao realizar a ativação apresenta: 15 - Ocorreu um problema ao tentar ativar

Ultima Atualização: 11/11/2024    Artigo de código : 5573             

Se ao realizar a ativação no sistema apresentar a mensagem: 15 - Ocorreu um problema ao tentar ativar, realize as seguintes verificações:


PASSO 1
Valide se o sistema Start está atualizado na ultima versão, para isso clique em Central de Comunicação, na página que irá abrir, clique na aba Atualizações e localize a última notificação enviada sobre uma nova versão disponibilizada.


Para validar no sistema se está atualizado, conforme comunicado na central, é no rodapé no canto direito da tela, como mostra a imagem abaixo:


PASSO 2
Caso seu sistema não esteja atualizado, CLIQUE AQUI para acessar o passo a passo de como atualizar e após atualizar, tente ativar o sistema novamente.


PASSO 3
Se mesmo após atualizar o sistema ou se ele já estava na ultima versão e o impedimento persistir, acesse o menu Arquivo > Ativação  e clique no ícone de "engrenagem" que fica ao lado do botão Desabilitar máquina;


PASSO 4
Na tela Configure seu Proxy de Rede, desabilite a opção "Usar um servidor proxy para conectar-se a internet", clique no botão "Salvar" e refaça o processo de Ativação.

Importante: Se após desativar o checkbox e a mensagem persistir, verifique com o seu técnico de informática se a sua empresa utiliza proxy para gerenciar a conexão com a rede. Se a sua empresa tiver esse tipo de gerenciamento, o seu técnico deverá verificar a possibilidade de configurar o proxy para permitir o acesso à internet a partir do Start, utilizando a porta 3092.
 
Outro ponto que pode gerar impacto na rotina é o próprio antivírus da máquina, se este estiver gerenciando a conexão com a internet da máquina. Nesse caso, você pode desabilitá-lo por alguns instantes e realizar a ativação da licença.  
 
O Suporte da IOB não auxilia com relação às configurações de proxy, sendo esta parametrização de total responsabilidade da empresa.


PASSO 5

Além das verificações padrão destacadas abaixo:

Efetue o Reset eletrônico - CLIQUE AQUI e veja o passo a passo;

Verifique as opções de proxy - (PASSO 4) deste material.

Libere as portas 3092 do Firewall - CLIQUE AQUI e veja o passo a passo;

Reinicie o Firebird;

Valide se a máquina tem antivírus, se sim desabilite temporariamente;

Realize um teste de velocidade;

Configure o UAC como nunca notificar - CLIQUE AQUI e veja o passo a passo; 

Verifique se a internet é cabeada ou utiliza Wi-Fi, se Wi-Fi testar a conexão via cabo de rede;

Reinicie a máquina;


Efetue o diagnóstico de rede em: "Painel de controle > Rede e Internet > Conexões de Rede/Central de rede e compartilhamento", selecione a rede que está utilizando e clique em "Diagnosticar".

Se a verificação encontrar algum problema, desligue o modem e deixe desligado por 10 segundos, depois ligue e faça a verificação novamente.

Importante: Se o problema persistir, será necessário procurar o responsável pela Rede da empresa (departamento de TI).



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