Cadastro de itens de serviços

Ultima Atualização: 23/09/2024    Artigo de código : 5609             

Na rotina descrita, deve-se cadastrar o item de serviço para o vínculo no lançamento da nota fiscal de serviço prestado ou tomado. Por meio dessa tela, define-se a apuração, a contabilização e as retenções na nota fiscal.


Importante: As notas fiscais de serviço devem ser escrituradas no sistema com o item de serviço vinculado na aba "Itens" da nota fiscal. Caso não haja o vínculo, essa nota não será considerada para o cálculo de impostos e contabilização. Se desejar realizar o vínculo em lote para as notas, acesse a rotina "Utilitários > Alterações em Lote > Alteração de Item de Serviço dos Lançamentos".


CADASTRO - ITEM DE SERVIÇO

Acesse, "Cadastros > Prestação de Serviço > Itens de Serviço".



Campos da tela:

Código: Informe um código para o cadastro, com até 4 dígitos.

Descrição: Informe o nome do serviço a ser cadastrado.

Aluguel Pago a Locador Pessoa Física: Se marcado este campo, os campos abaixo serão preenchidos automaticamente:

Código do DARF: 3208-06

Utilização do Serviço: Serviços tomados

Informações do PIS: CST 70 para Serviços tomados.

Retenção de tributos federais: IRRF.

Tributação pelo Simples Nacional: Selecione o grupo/tipo de serviço ao qual pertence este item. Para as empresas que não sejam do Simples Nacional, informar a opção "9- Serviços não enquadrados nos grupos anteriores".

Dica: CLIQUE AQUI e confira o material sobre "Simples Nacional - Anexo".

Serviço para o Simples Nacional: Esse campo trará para seleção dados conforme a opção selecionada no campo "Tributação pelo Simples Nacional", e servirá apenas para auxiliar o usuário na definição do tipo de tributação.

Alíquota ISS: Informe a alíquota de tributação de ISS a que esse serviço está usualmente sujeito. Essa alíquota será apresentada como padrão no momento do lançamento da nota, podendo ser alterada se necessário.

Codificação Municipal: Informe, se for o caso, o código pelo qual esse serviço é identificado junto à Prefeitura Municipal, para qual deverá ser recolhido o ISS (município onde a empresa está sediada). Essa informação é utilizada na importação do arquivo XML e parâmetro definido no cadastro do estabelecimento.

Código da Receita para Emissão do DARF: Informe o código de receita, caso para o serviço tomado, o recolhimento do IRRF seja efetuado em código específico.

Importante: Se este campo não for preenchido, será considerado o código da Receita informado no cadastro do Estabelecimento. 

Código LC 116/2003: Informe o código de "Grupo" e o "Serviço" conforme a tabela especificada na Lei Complementar 116/2003. Essa informação é utilizada na importação do arquivo XML e parâmetro definido no cadastro do estabelecimento.

Contabilização: Este campo deve ser utilizado para a contabilização da nota. Se o serviço for prestado, preencha a conta de "Receita". Se o serviço for tomado, preencha a conta de "Despesa". Caso a utilização do serviço envolva tanto serviços prestados quanto tomados, preencha as contas de "Despesa" e "Receita".


No quadro "Tipo de Serviço":
- Código: Informe o código para este serviço conforme tabela fornecida pelo município. Para alguns municípios, este código é a situação tributária do serviço. Esta informação é de extrema importância na geração de arquivos para os municípios.
- Devido no local da prestação: Marque para os casos em que o ISS é pago no local da prestação do serviço.
Exemplo: A empresa é de Curitiba, mas, o serviço foi prestado em Campinas. Marcada esta opção, no lançamento, o município que vai listar é Campinas e não Curitiba.

ISS sujeito a retenção pelo tomador: O ISS é normalmente devido pelo prestador do serviço, mas há algumas prefeituras que atribuem ao tomador a responsabilidade sobre a retenção e recolhimento desse imposto. Informe nesse campo se esse serviço se enquadra nesse requisito.

ISS Sujeito a retenção quando exportação: A receita das notas de serviços prestados cujo item de serviço estiver com esse campo selecionado e o tomador do serviço for do exterior, serão consideradas na Apuração do Simples Nacional no campo Exportação.


No quadro "Percentual de redução da base de cálculo de ISS":

Deve ser informado caso haja redução, seja no serviço prestado ou tomado.


No quadro "Utilização do Serviço":

Selecione uma das opções conforme a utilização deste cadastro, se para serviços prestados, para serviços tomados ou se para ambos.


No quadro "Informações referentes ao PIS/COFINS":

Informar o CST de serviços tomados e/ou prestados. Esta informação é imprescindível para a apuração dos tributos e geração do EFD Contribuições. Quando informado o CST "07,08 ou 09" o campo "Operação" será habilitado para o preenchimento.


No quadro "Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta":

Informe a opção para o cálculo da desoneração da folha. 

- Não se aplica: Os valores dos lançamentos com este item de serviço serão desconsiderados no cálculo da desoneração.

- Receita incentivada: Os valores dos lançamentos com este item de serviço serão considerados como receita incentivada no cálculo da desoneração.

Importante: Marcando esta opção, será habilitado o campo "Código para a EFD". Neste campo deve ser informado o código de receita para a EFD Contribuições.

- Receita não incentivada: Os valores dos lançamentos com este item de serviço serão considerados como receita não incentivada no cálculo da desoneração.


Dica: CLIQUE AQUI para visualizar os parâmetros necessários para a CPRB.

 

% Base de cálculo IRPJ e CSLL: Informe a alíquota de tributação de IRPJ/CSLL a que esse serviço está sujeito. Essa alíquota será padrão no momento do lançamento da nota. Caso não esteja informada, será utilizada a alíquota do cadastro do estabelecimento.

Sujeito a Auto Retenção (R-4080): Marque para que o item de serviço seja enviado no evento R-4080 da REINF.


No quadro "Sujeito a Retenção de Tributos Federais":

Selecione os tributos que devem ser retidos para o item de serviço.


No quadro "Informações para REINF":

Nesse quadro, iremos preencher as informações para a geração do EFD-REINF.

- Tipo de Serviço: Selecione o tipo de serviço 

- Tipo de Dedução: Selecione o tipo correspondente entre as opções disponíveis. (Habilitado apenas se o Item de Serviço for Aluguel Pago a Locador Pessoa Física).

- Natureza de Rendimento: Selecionar a natureza de rendimento.


Dica: CLIQUE AQUI para visualizar os parâmetros necessários para a geração do EFD-REINF.


A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
5609