Como cadastrar e configurar as permissões de Grupos de Usuários

Ultima Atualização: 18/07/2024    Artigo de código : 5659             

Esse tipo de cadastro pode ser realizado em qualquer um dos Módulos: Comercial, Estoque ou Financeiro.


PASSO 1

Acesse o seu sistema Start com o usuário "Administrador", caso contrário, o tópico "Segurança" não estará visível.

Depois acesse a aba "Categorias > Segurança > Grupos", clique na opção "Novo Grupo";


PASSO 2

No campo Nome informe um nome para diferenciar esse Grupo dos demais e assim possa identificar para quais usuários deverá ser alocado esse novo Grupo. Exemplo: Vendedores, Auxiliar Administrativo, Compradores, Gerente Comercial, Gerente Financeiro, Estoquistas, entre outros;


PASSO 3

Ao clicar sobre cada uma das pastas Geral, Comercial, Estoque, Financeiro e Cadastros, irá apresentar todas as opções que esse determinado Grupo poderá ter acesso no sistema Start. Configure selecionando quais opções deseja que o seu Grupo de usuários tenha acesso em cada uma dessas opções que apresentar, lembrando que tudo que for selecionado, todos os usuários vinculados a esse grupo terão acesso;


Exemplo: Nessa configuração de exemplo abaixo, o Grupo que esta sendo cadastrado poderá incluir lançamentos no Módulo Financeiro, mas não irá conseguir editar e nem excluir.


Dica: Dentro de Geral possui a opção "Visualizar itens de todos os usuários", que quando selecionada permitirá ao usuário visualizar tanto os lançamentos feitos por ele, quanto os lançamentos feitos por outros usuários do sistema.

Se desmarcar essa opção, o usuário só visualizará em sua tela os lançamentos que ele mesmo realizou.


Ao clicar no botão "OK" o seu cadastro de Grupo será incluso no sistema.

Se futuramente precisar desativar esse Grupo, poderá selecionar o checkbox "Grupo Inativo";


Importante: 

O grupo "Administradores" já vem cadastrado como padrão e tem acesso permitido à todas as funções do sistema, não sendo possível editar ou inativar apenas esse grupo.


PASSO 4

Depois de cadastrado e configurado o Grupo, terá que vincular esse Grupo no cadastro de Usuário, lembrando que um Grupo pode ser vinculado a vários cadastros de Usuários dentro do sistema;

Para cadastrar um novo Usuário e vincular esse novo Grupo no cadastro, CLIQUE AQUI e siga o passo a passo.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
5659