PDV - Rejeição 217 - NF-e não consta na base de dados da SEFAZ
Ultima Atualização: 18/05/2023 Artigo de código : 6355        
Se ao emitir uma NFC-e no PDV, apresentar a Rejeição 217 - NF-e não consta na base de dados da SEFAZ, faça a seguinte verificação:
PASSO 1
CLIQUE AQUI para verificar se há alguma oscilação no serviço do ambiente que realiza a autorização em seu estado.
Caso o serviço do seu estado esteja na cor Vermelha, significa que o serviço esta fora e terá que aguardar a normalização até que fique Verde e realizar o restante dos procedimentos abaixo. Se o serviço do seu estado estiver na cor Amarela, significa que esta oscilando, aguarde por até 10 minutos e tente realizar o procedimento abaixo, se caso não der certo, aguarde até que fique na cor Verde e repita o procedimento.
PASSO 2
Se a Sefaz do seu estado estava normal ou depois de aguardar, normalizou o serviço ficando na cor verde, clique no botão "F2 - Consulta Situação SEFAZ" e verifique qual é o status que a Sefaz irá retornar, Autorizada ou com outra Rejeição que deverá ser corrigida antes de enviar novamente para a Sefaz;
PASSO 3
Quando ocorre essa Rejeição: Não consta na base de dados da SEFAZ, não aconselhamos que tente transmitir novamente a NFC-e, somente Consultar a Situação na Sefaz, através do botão "F2 - Consulta Situação SEFAZ", pois se tentar transmitir a nota novamente sem realizar essa Consulta, provavelmente a Sefaz retornará com a Rejeição: Duplicidade de NFC-e com diferença na chave de acesso. Isso ocorre devido a nota já ter sido autorizada na primeira tentativa de envio, mas devido a algum problema de oscilação (da Sefaz ou da internet), não retornou para o sistema como Autorizada.
Se por acaso tenha transmitido novamente e a Sefaz retornou com a Rejeição: Duplicidade de NFC-e com diferença na chave de acesso, CLIQUE AQUI e realize o procedimento conforme o passo a passo;
Importante: Se a Sefaz do seu estado estiver funcionando normalmente e mesmo após realizar várias vezes a Consulta da Situação na Sefaz, pelo botão "F2 - Consulta Situação SEFAZ" continuar apresentando a Rejeição: Não consta na base de dados da SEFAZ, provavelmente terá que ser substituído o arquivo transmissaonfe2.dll do caminho C:\FolhaBusiness\PDV. Para isso, entre em contato com o suporte técnico através de nossos canais de atendimento.