IOB Gerencia XML - Como verificar a validade do Certificado Digital
Ultima Atualização: 01/10/2022 Artigo de código : 6433        
Para o correto funcionamento das rotinas de busca dos XML nos portais da RFB ou SEFAZ é necessário que o certificado digital vinculado à empresa no IOB Gerencia XML seja válido, ou seja, ainda esteja dentro de seu período de validade. Para verificar a validade de um certificado digital, realize o processo abaixo:
1º PASSO
No Menu Iniciar do Windows, digite "Opções da Internet" e acesse a opção exibida. Essa configuração também pode ser acessada no Painel de Controle do Windows, no item Opções da Internet.
2º PASSO
Será exibida a janela Propriedades da Internet, que possui 7 abas. Nesta tela, acesse a aba Conteúdo. Uma vez nesta aba, clique sobre o botão "Certificados".
3º PASSO
Será exibida a janela Certificados. Na aba Pessoal serão listados os certificados instalados na máquina que podem ser vinculados ao IOB Gerencia XML. Deverá verificar na coluna Data de Validade se o certificado em questão ainda está válido. Se o certificado estiver vencido, selecione e excluirá clicando no botão "Remover".
Importante: Caso seja exibido mais de um certificado para o mesmo CNPJ na listagem, deverá deixar somente os certificados que ainda estão dentro do período de validade, de modo a evitar erros no momento de vincular o certificado no IOB Gerencia XML.
4º PASSO
Uma vez que tenha apenas os certificados válidos listados, deverá, obrigatoriamente, refazer o vínculo do certificado digital na empresa dentro do IOB Gerencia XML. CLIQUE AQUI para visualizar o procedimento.