Importação NF-e pelo IOB Gerencia XML

Ultima Atualização: 27/09/2022    Artigo de código : 6548             

Para realizar a importação de notas fiscais através do IOB Gerencia XML, acesse primeiramente o menu: “Cadastros > Empresas > Estabelecimento > Parâmetros > Fiscal > Importação > Gerais”. 




Habilite a opção IOB Gerencia XML e as opções de busca que melhor atende a empresa e clique em Gravar.


O IOB Gerencia XML pode ser utilizado de duas formas:

PRIMEIRA FORMA

Somente pelo escritório contábil ou empresa, que fará a baixa diretamente da SEFAZ ou RFB. Nesta opção, o escritório precisa ter acesso ao Certificado Digital de seu cliente.

 

Neste caso deve ser marcada a opção "Buscar notas da SEFAZ".


Com esta opção marcada, nas rotinas de baixa de notas fiscais eletrônicas, já trará por padrão a opção de baixar as notas através do IOB Gerencia XML, diretamente do site da SEFAZ, somente para os estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul. Também, será efetuada a baixa através do IOB Gerencia XML quando estiver parametrizado para efetuar importação automática, através do “Agendador de Rotinas” em “Gerenciador de Sistemas > Utilitários > Agendador de Rotinas > Configuração Agendador”.  Neste caso, somente será possível efetuar a baixa, se o certificado for do tipo A1, ou seja, se estiver instalado no computador.


CLIQUE AQUI para visualizar o procedimento de vinculo do certificado digital;


Para Buscar direto da Receita Federal - RFB, deverá habilitar a opção "Buscar as chaves das NFe/CTe de entrada do portal da RFB", para essa busca o certificado digital também é necessário.

 

SEGUNDA FORMA

Pelo escritório e por seu cliente, através de um Plugin do IOB Gerencia XML que deve ser instalado no cliente. Assim, a baixa das notas ocorre direto no cliente e o escritório busca as notas já baixadas para importar no Fiscal. Nesta opção, o escritório não precisa ter acesso ao certificado digital do cliente.

 

Neste caso deve estar marcada a opção "Buscar notas armazenadas" que realiza a busca dos XML's que já foram enviados a NUVEM de armazenamento do IOB, pelo escritório ou pelo cliente, através do Plugin.

 

Para uso do plugin, o escritório deve, através do IOB Gerencia XML, enviar o instalador juntamente com um convite a seu cliente. Assim, o cliente instala o plugin, configurando o certificado digital e outros dados. Este plugin funcionará como um agendador, baixando automaticamente as notas e armazenando-as na "nuvem".


CLIQUE AQUI para verificar o procedimento para enviar o plugin ao cliente.

 

Depois, o escritório fará a importação para o IOB Gestão Contábil, que buscará as notas baixadas anteriormente pelo seu cliente.


Para realizar o download das notas, deverá acessar a rotina de Importação. A opção "IOB Gerencia XML", estará disponível para as seguintes importações:



a. “Importação > NF-e/NFC-e/CF-e (XML Saída/Entrada - Emissão Própria)”

 

b. “Importação > NF-e (XML Entrada - Emissão de Terceiros)”

 

c. “Importação > CT-e/CT-e OS/BP-e (XML Entrada/XML Saída)”




Informe o diretório: "C:\IOB-Gerencia-XML\Itens a Enviar", período de importação e clique em “Carregar”.

O sistema buscará todas as notas dentro do período informado para Entradas, de acordo com a busca selecionada.

Após clique em “Importar”.

Pode também realizar a busca por chave de acesso, clicando sobre o botão “Adicionar Chaves de NF-e” na aba "Parâmetros", conforme o exemplo abaixo



Observação: Para realizar a busca das notas através da RFB deverá obrigatoriamente estar com o certificado da empresa instalado no computador, o sistema IOB não aceita procurações, apenas o certificado A1 e A3 e deverá estar vinculado no cadastro da empresa.

Importante: Para sistemas .NET funcionará apenas o certificado A1.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
6548