NF-e - Falha na Comunicação com a SEFAZ / Causas Prováveis

Ultima Atualização: 07/08/2024    Artigo de código : 6579             

A mensagem de Causas Prováveis significa que o Software não está conseguindo comunicação com a SEFAZ, por diversos fatores: Hardware (computador), Sistema Operacional (Windows), Configurações do Navegador (Internet Explorer) e Certificado Digital.

Importante:

  1. Configurações de máquina devem ser realizadas por um Técnico de Informática
  2. Configurações relacionadas ao Certificado Digital devem ser realizadas com a Empresa que fornece o Certificado Digital.


PASSO 1

Mantenha seu sistema sempre atualizado na última versão. Compare a versão do seu sistema Faturamento com a versão disponível no Office Service e atualize caso esteja diferente com a do site. Caso não saiba como atualizar o sistema CLIQUE AQUI.


PASSO 2

Verifique a Configuração das Opções da Internet. CLIQUE AQUI e visualize o passo a passo.


PASSO 3

SEFAZ orienta que o Windows da máquina (computador) transmissor esteja com o sistema operacional a partir do Windows 10 e atualizado com todos os Update.

Poderá utilizar o aplicativo Analyzer para visualizar dados sobre as atualizações da máquina. CLIQUE AQUI para fazer o download do arquivo, se desejar.

Caso seu Computador/Sistema Operacional esteja fora dos requisitos validados como necessários, deverá entrar em contato com seu Técnico de Informática para maiores verificações.



PASSO 4

Acesse o Módulo NF-e > pasta Configurações > botão Consultar Situação do Serviço da NF-e de Emissão Normal. CLIQUE AQUI para visualizar o passo a passo.



PASSO 5

Acesse o menu Cadastros > Empresas > aba Complementares e verifique qual a Versão do Layout de NF-e está selecionado. Dúvidas de como alterar a versão, CLIQUE AQUI.


PASSO 6

Verifique se sua conexão com a Internet está funcionando corretamente. CLIQUE AQUI e visualize o passo a passo.


PASSO 7

Consulte no Portal NF-e, a Disponibilidade dos Serviços do SEFAZ.  CLIQUE AQUI e visualize o passo a passo.


PASSO 8

Verifique se possui o Java Instalado e se a versão está atualizada. CLIQUE AQUI e verifique a versão do Java.


PASSO 9

Para o correto funcionamento do processo de comunicação do Sistema com o SEFAZ é necessário que a máquina emissora de NF-e esteja com as Cadeias de Certificados do Estado e do Portal NF-e instaladas e atualizadas. CLIQUE AQUI para acessar o site. Na listagem apresentada, irá clicar sobre o ícone da Autoridade Certificadora a qual o seu certificado digital está vinculado. 

Exemplos de Autoridades Certificadoras: Caixa Econômica Federal, Certisign, Receita Federal, Serasa ACP, SERPRO, etc.

Fará o download dos arquivos vinculados a Autoridade Certificadora e fará a instalação na máquina.

CLIQUE AQUI se deseja saber como realizar o processo de Atualização / Instalação das Cadeias de Certificados baixadas anteriormente.


PASSO 10

Consulte a Validade do Certificado Digital.  CLIQUE AQUI e visualize o passo a passo.


PASSO 11
Efetue o processo de Reinstalação dos Arquivos CapiconsCLIQUE AQUI e visualize o passo a passo.

PASSO 12

Caso a empresa  trabalhe com Domínio, Configurações de Bloqueios de Acesso por Proxy ou Firewall, deverá solicitar ao responsável de Administração de Rede que efetue a liberação dos links.

Para visualizar a listagem dos links, CLIQUE AQUI.



PASSO 13

Solicite ao seu Técnico de Informática que verifique se existe bloqueios de acesso aos links dos sites do Portal NF-e e SEFAZ. CLIQUE AQUI para visualizar os links.



Observação: Essas são necessidades determinadas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e não particularidades do sistema. Ou seja, tem que ser configurado dessa forma independentemente do Emissor de Notas que utilize.



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