Cadastro de Produto - Aba Manutenção - Sub-aba Dados Principais

Ultima Atualização: 13/08/2024    Artigo de código : 6853             

Verifique abaixo as orientações para realizar o preenchimento da aba Dados Principais no processo de Cadastro de Produtos:


Descrição: Informe o nome do seu produto ou serviço.

a) Não podem haver espaços "extras" entre as palavras.

b) Recomenda-se que o uso de caracteres especiais seja evitado (á, é, ó, ç, Ç, ã , Ã, $, #...) , preferencialmente substituindo-o por outro equivalente e que seja de fácil interpretação da substituição utilizada.

Exemplo: a- Ç substitui por C;

b- Á substitui por A;

c- Ü substitui por U;

d- $ substitui por <branco>;

e- # substitui por <branco>;  

O Uso de caracteres especiais poderá ocasionar o processamento da emissão de NF-e ou cupons com erros como a Rejeição 297: Assinatura difere do calculado.

Ícone Verde - Copiar dados cadastrais de outro item: Serve para copiar todas as informações do cadastro de um produto já cadastrado no sistema, para esse que está sendo cadastrado agora. Ao clicar nesse ícone, irá abrir a tela de consulta de produtos, selecionando o produto que deseja que seja copiado as informações e confirmando, o sistema irá copiar todas as informações cadastrais ao produto que acabou de ser selecionado, não sendo necessário o preenchimento manual de campo a campo.

Ativo: Selecione essa opção para que o seu produto fique ativo no sistema e consiga incluí-lo nos orçamentos, pedidos e notas. Caso um dia precise desativar esse produto, devido não utilizar mais, poderá tirar essa seleção, deixando esse campo em branco.

Série: Caso o produto seja controlado por série, preencha seu número.

EAN (GTIN) e EAN trib (GTIN): Caso utilize código de barras em seus produtos, informe sua sequência numérica nesses dois campos. Para habilitar os campos para preenchimento do código de barras, verifique a configuração no Menu Outros > Configurações > Gerais 2 > opção Utiliza GTIN (Antigo EAN)? deixe selecionado como "Sim". CLIQUE AQUI para visualizar o passo a passo.

Unid. de Entrada e Saída: Indique as unidades de medidas correspondentes ao seu produto, conforme o cadastro realizado no Menu Cadastros > Produtos/Serviços > Unidade de Medida.

Classificação do Item: Selecione uma das sete opções que se enquadra a esse produto, sendo:

- Produção Própria: Produtos industrializados pela Empresa.

- Revenda: Produtos comercializados pela Empresa.

- Industrializado por Terceiro: Produtos que necessitam de acabamento, beneficiamento em outra Empresa.

- Entrada Serviço c/ ICMS: Utilize no caso de notas de entrada de Energia Elétrica ou Conhecimento de Transporte.

- Prestação Serviços: Selecione para cadastro de serviços prestados ou tomados.

- Simples Remessa Sem Total NF: Utilize quando for necessário incluir o produto na nota fiscal, mas o valor não será destacado no total da mesma. Exemplo: Retorno de mercadorias industrializadas.

- Simples Remessa Com Total NF: Para produtos não enquadrados nas classificações acima. Exemplo: venda de ativo imobilizado, mercadoria para conserto, etc.

Grupo e Subgrupo: Pode classificar esse produto, conforme exemplo: Produto Caneta: Posso classificar como Grupo sendo sua marca: "TG", no Subgrupo determinar sua cor "Azul".

Fator de Conversão: Caso as unidades sejam diferentes, por exemplo: entrada em peça e saída em pacote, é habilitado os campos para o Fator de conversão. Indique se deverá ser utilizada uma divisão ou multiplicação no campo Operação e também indique de quanto será esse fator de conversão.

Exemplo: Entrada é feita por Caixa e a saída por Unidade, posso indicar o fator de conversão como Multiplicar e a quantidade 10, neste caso ficará da seguinte forma: A cada caixa que entra no estoque, corresponde a 10 unidade de vendas que posso realizar no estoque.

Moeda Oficial: Indique qual moeda este produto é utilizado, assim se é vendido em outra moeda pode realizar o processo de conversão nos processos do sistema.

Tipo do Item: Indique como será classificado o produto, sendo:

- Produto Final: Pronto para venda.

- Matéria Prima: Necessita de acabamento para venda.

- Produto Terceiro: Produto de outra empresa, não gera faturamento, sendo permitido a empresa determinar através do Menu Outros > Configurações > Gerais 2 na opção: Gerar movimentações de estoque para produtos de terceiros? o usuário poderá selecionar como "Sim" ou como "Não".

CNPJ/CPF Terceiro: Se a opção Produto Terceiro for selecionada, irá habilitar esse campo CNPJ/CPF Terceiro, para que seja selecionado o CNPJ ou CPF do seu fornecedor. 

Embalagens: Para empresas que trabalham com produto que são comprados ou vendidos em embalagens, deve-se informar estes campos como por exemplo:

- Tipo de embalagem: Informe o tipo de embalagem Caixa, pacote, volume, etc..

- Itens por embalagem: Quantos produtos são transportados em cada embalagem.

- Peso da embalagem: Peso apenas da embalagem, sem os produtos.

- Peso líquido: Peso de uma ÚNICA unidade deste produto. O sistema fará a multiplicação pela quantidade de itens por embalagem.

- Quantidade de embalagens: Quantas embalagens são necessárias para transportar cada unidade. Neste caso, somente caso precise de mais de uma embalagem para cada unidade é que ficará diferente de 1.

Preço de Venda: Indique qual será o preço unitário de venda para o produto. Ao indicar o percentual de margem de lucro, o sistema efetua o cálculo automático, por exemplo: Se deseja trabalhar com Valor e Margem Mínima e Máxima, deverá configurar como "Sim" a configuração no Menu Outros > Configurações > Gerais 2 a opção: Utiliza Vlr. Máx. de Venda e Vlr. Mín de Venda no Orç./Ped. de Venda/Nota Fiscal?

Exemplo: Preço de Custo ou Valor Unitário R$ 100,00

% Margem de Lucro 20%

Valor de Venda = {100,00 x [1 + (20/100)]}

Valor de Venda = {100,00 x [1 + 0,20]}

Valor de Venda = {100,00 x 1,20}

Valor de Venda = 120,00


Conta contábil: Este campo apenas deve ser preenchido somente se possuir integração com o módulo Financeiro e este possuir integração com o Módulo Contábil da IOB, sendo (Minha Gestão Contábil, Office Contábil e ou Cordilheira), neste caso deve indicar qual é a conta contábil referente a este produto no plano de contas.

Data Cadastro: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, conforme dados da máquina.

Última Entrada: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, quando for criada nota fiscal de entrada ou um pedido de compra no sistema.

Última Saída: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, quando for realizado uma saída deste produto no sistema através de uma nota de venda, pedido de venda, dependendo da configuração determinada no Menu Outros > Configurações > Pedido de Venda na opção: Atualiza data última compra do cadastro de cliente pelo Pedido de Venda?

Código Anterior Produto: Quando se cadastra um novo produto que irá substituir outro que será descontinuado deve-se preencher este campo com o código que será substituído.

Comissão: Este campo só será habilitado se a configuração dentro do Menu Outros > Configurações > aba Gerais - 1 > na opção: Comissão no Pedido de Venda e Nota Fiscal (P - Produto / V - Vendedor)? estiver selecionada a opção P - Produto. Caso a comissão nessa empresa seja por vendedor e estiver selecionada a opção V - Vendedor, este campo permanecerá neblinado. 

Índice: Indique uma classificação deste produto para realizar filtro em relatórios.

Foto: Poderá inserir a foto do seu produto, lembrando que o sistema orienta que seja no formato .bmp (bitmap) ou .jpg (Joint Photographics Experts Group), pois não aceita em outro formato. No caso do tamanho é sugerido 204x210 pixels. Inserindo a foto pode realizar a impressão de relatório ou orçamento com a foto do produto. CLIQUE AQUI e siga o passo a passo de como realizar a inclusão da foto do seu produto.



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