NFS-e - Rejeição E208: Valor do ISS não pode ser superior a R$ 0,00 (zero) quando o contribuinte for optante do Simples Nacional e não tiver ISS retido na fonte
Ultima Atualização: 31/10/2025 Artigo de código : 6888        
Importante: Para empresas que estão enquadradas no Regime do Simples Nacional, atualmente existem algumas regras específicas para tributação do ISS, como:
1ª Situação: Não deverá ter alíquota de ISS, valor de base de cálculo e valor de ISS deverá ser 0 (zero).
2ª Situação: Destacar somente o valor de base de cálculo e alíquota de ISS, o valor de ISS será 0 (zero).
Informe o campo "Valor do ISS" igual a R$ 0,00 (zero) quando o contribuinte for optante do Simples Nacional e não tiver ISS retido na fonte.
PASSO 1
Orientamos que crie um cadastro de "Tipo de Nota" específico para cada situação diferente de "Tributação" que for utilizar.
Acesse "Cadastros > Outros Cadastros > Tipos de Nota > Tipos de Nota > Serviços e Retenções (Impostos Federais e Municipais) > Calcula ISS?".
Quando no "Cadastro de Empresas > aba Dados Fiscais\eCRM > Simples Nacional = "Sim", na janela de "Configurações" estará habilitado o parâmetro "ISS Simples Nacional".
Quando utilizar este parâmetro ISS Simples Nacional? Não é porque a empresa está enquadrada no "Simples Nacional", que deve habilitar como "Sim". Somente utilizará quando no "RPS/NFS-e" o "Valor de ISS" for igual zero (0).


PASSO 2
Selecione como "Sim", e mesmo que seja informado no campo "Porcentagem ISS" a "Alíquota do ISS", o sistema destacará apenas o "Valor da Base de Cálculo de ISS" e "Alíquota de ISS".
Caso "Não Destaque" o "Valor da Base de Cálculo de ISS" e "Alíquota de ISS", deixe o campo "Porcentagem ISS" em branco.

Informações Complementares:
Abaixo "Modelo de RPS" impresso com "Destaque de Valor de Base de Cálculo de ISS" e "Alíquota", e o campo referente ao "Valor de ISS" está "zerado". Caso não informe a "Alíquota" no campo "Porcentagem ISS", os campos "Valor de Base de Cálculo de ISS", "Alíquota" e "Valor de ISS", ficarão todos como "zerados".
