Como emitir uma Nota Fiscal de Importação

Ultima Atualização: 27/11/2024    Artigo de código : 7328             

A Nota Fiscal de Importação é o documento emitido após o desembaraço aduaneiro da Declaração de Importação (DI) ou Declaração Única de Importação (Duimp), pela empresa que importou o produto do exterior, a fim de incluí-la em seu estoque.

Importante: Caso tenha o Arquivo XML no Layout da NF-e 4.0 é possível importar a nota sem a necessidade de realizar o processo manualmente, consulte o seu despachante e solicite o XML, pois o processo terá uma melhor praticidade.
CLIQUE AQUI para visualizar como importar o seu arquivo XML para Emissão da NF-e de Importação. 

Se optar pelo lançamento manual, tenha a Declaração de Importação (DI) ou Declaração Única de Importação (Duimp) em mãos para realizar a digitação da sua Nota Fiscal.

Importante: No mês de novembro de 2024, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) darão seguimento ao desligamento faseado da Declaração de Importação (DI), migrando as respectivas operações para a Declaração Única de Importação (Duimp)CLIQUE AQUI, para maiores informações.


PASSO 1

Acesse o menu "Cadastros > Fornecedores", no campo Pessoa selecione a opção "Estrangeiro" e preencha os demais campos destacados abaixo: 

I.D.: Caso tenha o Número do Passaporte ou outro documento legal para identificar pessoa estrangeira poderá preencher, se não tiver poderá deixar o campo em Branco.

CNPJ (PJ)/CPF (PF) destinatário: Deve ficar em branco no caso de exportação.

Inscrição Estadual: Deve ficar em branco no caso de exportação.

Razão Social: Informe o nome do destinatário.

Tipo de Logradouro: Selecione Outros.

Logradouro: Informe o endereço do seu Fornecedor.

Número: Informe EX ou 000.

Bairro: Informe EX ou Exterior.

CEP: Deve ficar em branco no caso de exportação.

País: Selecione o País para onde está realizando a exportação.

UF: Selecionar EX.

Cidade: Selecionar Exterior

Contribuinte ICMS: Selecione a opção não.


PASSO 2

Acesse o menu "Cadastros > Outros Cadastros > Tipo de Nota > aba Manutenção", e preencha os campos destacados abaixo:


Descrição: Informe um nome para seu cadastro do Tipo de Nota para facilitar a identificação no processo de emissão de nota fiscal, não sairá impresso na nota fiscal.

Tipo de Movimentação: Selecionar Entrada.

Tipo da Nota: Selecionar Importação 3100/4100


PASSO 3

Na aba "ICMS/IPI", deverá efetuar a configuração dos modos de tributações do ICMS e IPI, conforme dados que constam na Declaração de Importação ou com a Contabilidade.

a) Configurações Especificas para Empresas Optantes Simples Nacional

Crédito de ICMS Simples Nacional?:  Selecione Tributado, caso os produtos tenham alíquota de ICMS.

Calcula IPI?: Selecione Tributado, caso os produtos tenham alíquota de IPI.

ICMS sobre IPI?: Selecione Sim e escolha uma das opções da tela Composição da Base ICMS

Destaque de ICMS em campo próprios?:  Selecione Sim.

Calcula ICMS Tributável para CSOSN 900?: Selecione Sim.

Considera crédito de LC/123 para CSOSN 900?: Selecione Sim.


b) Configurações para Empresas Regime Normal (RPA) 

Calcula ICMS?: Selecione Tributado, caso os produtos tenham alíquota de ICMS.

Calcula IPI?: Selecione Tributado, caso os produtos tenham alíquota de IPI.

ICMS sobre IPI?: Selecione Sim e escolha uma das opções da tela Composição da Base ICMS


PASSO 4

Na aba "Serviços e Retenções", deverá efetuar a configuração dos modos de tributações do PIS e COFINS, conforme dados que constam na Declaração de Importação ou com a Contabilidade.

Calcula PIS?: Selecione Sim > irá abrir a tela para preencher a Porcentagem do PIS > logo abaixo selecione a opção Acrescer > no campo Total da NF/Duplicata selecione a opção Total NF e clique no botão Retorna para que a informação seja salva. 

Calcula COFINS?: Selecione a opção Sim > irá abrir a tela para preencher a Porcentagem do COFINS > logo abaixo selecione a opção Acrescer > no campo Total da NF/Duplicata selecione a opção Total NF e clique no botão Retorna que a informação seja salva.


PASSO 5

Na aba "Importação > quadro Cálculo de Importação - Nota Eletrônica", por padrão, é utilizado somente duas opções:

Base ICMS c\Pis e Cofins - Total da nota com ICMS

Base do PIS e COFINS - Valor Aduaneiro (Total Produtos)

Importante: Caso identifique que existe cálculos específicos, conforme dados encontrados na Declaração de Importação e/ou Espelho da Nota, marque as outras opções necessárias.

 

PASSO 6

No menu "Cadastros > Produtos", realize as configurações de acordo com os dados da Declaração de Importação e/ou orientações de sua Contabilidade.


De acordo com o SEFAZ (Fonte: NT 2013/005):

CSOSN - Empresas do Simples Nacional: Utilize  900 - Outras

Situação Tributária B do ICMS Regime Normal (RPA): Consultar sua Contabilidade.

Situação Tributária A Origem: Pode ser uma das opções de origem estrangeira (1, 2, 6 ou 7).

a) Acesse a Aba Pis/Cofins


IPI / PIS e COFINS: Consultar sua Contabilidade.

CLIQUE AQUI, e verifique as configurações necessárias, para que o sistema efetue o cálculo correto referente ao Último Custo do produto, mediante ao lançamento de uma Nota de Importação.


PASSO 7

Na Digitação da Nota, selecione o Tipo de Nota e o Fornecedor.


PASSO 8

Para Habilitar o campo Item Esp. > informe "S" e pressione a tecla "Enter" do seu teclado. Preencha os campos conforme destacado nas imagens abaixo:

As informações registradas neste campo são impressas no DANFE no campo "Outras Despesas Acessórias".


PASSO 9

Insira o Item na Nota, preenchendo todos os campos necessários para a emissão deste tipo de nota.

Regras Legislação

Valor Unitário do Produto: Orientamos que os contribuintes consultem seu contador sobre as regras válidas para seu Estado sobre a composição do Valor Unitário do Produto na NF-e de Importação.

Importante: Regras de Legislação Estado de São Paulo: existe em vigor a Decisão Normativa CAT Nº 6 DE 11/09/2015 (Publicado no DOE em 12 set 2015)

Desta forma, as NF-e(s) emitidas neste Estado, o Valor Unitário dos Produtos devem ser composto pelo Valor Aduaneiro, sem incluir o Valor do Imposto de Importação, que deverá constar em campo próprio do arquivo do XML. 

De acordo com a Receita Federal : "...o valor aduaneiro da mercadoria é encontrado a partir do seu valor FOB (Free on Board), acrescido dos valores do frete e seguro internacionais, convertendo-se esses valores para Reais, por meio da taxa de câmbio do dia do registro da importação...."

Portanto o Valor Aduaneiro é composto pela soma: Custo das mercadorias + Frete internacional + Seguro internacional + Capatazias (Embarques marítimos).

De acordo com o SEFAZ (Fonte: NT 2013/005):

CSOSN - Empresas do Simples Nacional: Selecionar 900 - Outras.

Situação Tributária B do ICMS Regime Normal (RPA): Consulte sua Contabilidade.

Situação Tributária A Origem: Pode ser uma das opções de origem estrangeira (1, 2, 6 ou 7).

IPI / PIS e COFINS: Consultar seu contador.

Alíquota do II: Consulte os Dados da Declaração de Importação.


PASSO 10

Na aba "Imposto de Importação", o sistema já irá trazer preenchido automaticamente os campos "Valor Base de Cálculo" e calculado o "Valor Imposto de Importação", conforme o que foi preenchido na aba "Produto".


PASSO 11

Na aba "NF-e / Impostos > sub-aba Declaração de Importação", pressione a tecla "Insert" do seu teclado para abrir a janela "Declaração de Importação", conforme a imagem abaixo:


Ao abrir a janela "Declaração de Importação"irá preencher todos os campos conforme as orientações abaixo:


Nro. Doc. Imp. (DI/DSI/DIRE/DUImp): Preencher somente o número do documento de importação, sem o traço e a barra (até 15 caracteres);

Importante: Conforme ressaltado no início deste passo a passo, no mês de novembro de 2024, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) darão seguimento ao desligamento faseado da Declaração de Importação (DI), migrando as respectivas operações para a Declaração Única de Importação (Duimp)CLIQUE AQUI, para maiores informações.

Data registro: Clique os três ponto e selecione a data de registro do seu documento de importação;

Cód. Exportador: Deverá ser preenchido o código de exportador do seu fornecedor ou então deverá ser preenchido o código que o seu fornecedor é cadastrado no Faturamento;

Via de transporte: Preencher com a via de transporte internacional informada no documento de importação, entre as opções: Marítima, Fluvial, Lacustre, Aérea, Postal, Ferroviária, Rodoviária, Conduto/ Rede Transmissão, Meios Próprios, Entrada/ Saída ficta, Courier, Em mãos, Por reboque (conforme NT2020.005 v 1.21);

Valor da AFRMM: O campo "Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante" só será habilitado quando a Via de transporte for "Marítima" para ser preenchido o valor do "Frete" referente a Marinha Mercante;

Forma de Importação: Refere-se a intermediação, se a mesma é uma Importação por conta própria, Importação por conta e ordem ou Importação por encomenda;

Desembaraço aduaneiro: Preencher o campo UF, Local e Data que ocorreu o desembaraço aduaneiro;

Adquirente ou Encomendante: Preencher o campo UF e o CNPJ do adquirente ou do encomendante da Importação.


PASSO 12

No quadro "Adições"clique na linha em branco e pressione a tecla "Insert" do teclado;


Irá abrir a janela "Adição", preencha os campos conforme as orientações abaixo:


Número: Informe o número da adição do seu documento de importação, sem os zeros. Exemplo: Se a sua adição é 001, preencha apenas 1.

Cód. Fabricante: Deverá ser preenchido o mesmo código que foi informado no campo "Cód. Exportador" que se refere ao código de exportador do seu fornecedor ou então deverá ser preenchido o código que o seu fornecedor está cadastrado do sistema Business Faturamento.

Desconto: Preencher apenas se tiver desconto no item.

Nro. DrawBack: Informar o número do ato concessório de Drawback, conforme dados do documento de importação. 


Para sair da tela "Adição", pressione a tecla "Esc" do seu teclado, irá apresentar a mensagem: Confirma Inclusão?, selecione a opção "Sim". Depois, para sair da tela "Declaração de Importação", novamente pressione a tecla "Esc" do seu teclado e confirme a inclusãoPara sair do produto realize o mesmo procedimento, pressionando a tecla "Esc" e confirmando a inclusão do item.


Observação: Poderá utilizar o botão "Replica a Declaração de Importação e Adição do Item Anterior" no próximo item a ser inserido na nota, que terá as mesmas informações de Documento de Importação e Adição, ao clicar sobre a opção as informações inseridas serão copiadas para o novo item, assim não há necessidade de preencher manualmente.


PASSO 13

Após gravar os itens na nota, acesse o módulo Emissor NF-e e realize os processos de transmissão da NF-e para SEFAZ.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
7328