Nota Fiscal - Importação de XML para Emissão da NF-e de Importação
Ultima Atualização: 08/08/2024 Artigo de código : 9155        
O processo de Importação de XML foi implementado no sistema com intuito de agilizar o lançamento e conferência de valores importados através do XML gerado pelo Despachante Aduaneiro ou o Contador(a), responsável pela Empresa Importadora.
Importante:
1. Todas as informações importadas na Nota Fiscal devem ser conferidas, pois a Empresa Emitente é responsável pela emissão das Notas Fiscais Eletrônicas que serão transmitidas para a Receita Federal.
2. Somente será aceito a importação de Arquivo XML no Layout da NF-e 4.0.
3. Não importa arquivo XML de DI - Declaração de Importação.
PASSO 1
Acesse o menu Cadastros > Outros Cadastros > Tipos de Nota;
Se já possui o cadastro de uma Nota Fiscal de Importação e for utilizá-la para Importação de XML, será "obrigatório" selecionar a opção: "Liberar Campos aba NFe Impostos".
Importante: Se necessário criar um Novo Tipo de Nota, além de todos os parâmetros necessários para emissão de uma NF de Importação, não esqueça de selecionar a opção de Liberar Campos.
Para cadastrar o Tipo de Nota, visualize a FAQ: Cadastros de Tipos de Nota
PASSO 2
Antes de Iniciar o Processo de Importação, clique em "Incluir" > selecione o "Código de Série" para gerar o Número Sequencial da NF-e > em seguida, clique em "Importar";
PASSO 3
Ao clicar nos pontos de pesquisa do campo "Diretório", abrirá a tela para selecionar o local onde o XML está salvo na máquina, em seguida clique em "Importar";
Importante: No diretório onde pesquisar os arquivos XML estão salvos na máquina, ficarão registrados como padrão, o último caminho selecionado. Desta forma, se desejar, crie uma pasta específica para armazenar os arquivos.
PASSO 4
Alguns campos serão preenchidos, de acordo com as informações contidas no XML.
Na imagem abaixo, os campos Cód.Fornecedor, Cód.Transportadora e Produto Cadastrado, não foram preenchidos, pois não constam cadastrados em seu sistema ou não existe a TAG no XML.
PASSO 5
O Cadastro do Fornecedor pode ser feito de Duas Formas:
a) Através dos pontos de pesquisa, a tela de Fornecedores cadastrados no sistema será aberta e ao clicar em "Incluir", realizará o cadastro normalmente;
b) Ao clicar na opção "Fornecedor", o sistema irá criar um "Cadastro Mínimo" de Fornecedor, mas, posteriormente é necessário acessar o cadastro e completar com as informações que faltam.
PASSO 6
O Cadastro da Transportadora pode ser feito de Duas Formas:
a) Através dos pontos de pesquisa, a tela de Transportadoras cadastradas no sistema será aberta e ao clicar em "Incluir", realizará o cadastro normalmente;
b) Ao clicar na opção "Transportadora", o sistema cria um "Cadastro Mínimo", mas, posteriormente é necessário acessar o cadastro e completar com as informações que faltam.
Em nosso exemplo abaixo, não existe dados de Transportadora, então a opção 'Transportadora' ficará neblinada, mas a opção de selecionar uma transportadora cadastrada, estará disponível.
Importante: Será realizado o cadastro mínimo da Transportadora, se no XML existir as TAGs vinculadas que possuem um CNPJ ou CPF vinculado.
PASSO 7
O produto apresentado na tela de importação é o que foi cadastrado no sistema do Despachante Aduaneiro/Contador.
Ao selecionar o campo "Produtos" será feito um cadastro mínimo no sistema, com o código sequencial do cadastro de Produtos existentes no sistema
Observação: O campo Descrição pode ser alterado, se necessário.
PASSO 8
Ao clicar no campo "Produto Cadastrado", nos pontos de pesquisa poderá selecionar um produto já cadastrado para selecionar e importar na nota.
PASSO 9
O campo "Tipo de Nota" é obrigatório para a emissão das Notas Fiscais inclusive para a importação do XML.
PASSO 10
Após preencher todos os campos necessários e obrigatórios, ao clicar em "Confirma", apresentará a tela de "Processo Concluído", e em seguida, a aba "Manutenção".
PASSO 11
Nesta aba, revise todas as informações antes de clicar em "Calcular" e depois em "Grava".