Devolução do IPI
Ultima Atualização: 06/08/2024 Artigo de código : 7470        
Conforme Manual de Orientação do Contribuinte NF-e Versão 6.0 e NT_2016_002_v1.42 , foram criadas nova regras para a "Emissão de NF-e de Devolução de Compra" , e que receberam uma nota fiscal de compra com os valores destacados do IPI, e que na devolução para o seu Fornecedor precisará destacar o IPI da compra, para que dessa forma o fornecedor possa creditar-se deste imposto no retorno.
O Valor Total do IPI Devolvido deverá ser informado em campos próprios e somado ao valor total da nota fiscal.
Emissão da Nota Fiscal
PASSO 1
Na digitação da Nota Fiscal , no botão Dados da NF-e a Finanlidade da NF-e deverá esta selecionada com a opção: 4 -Devolução/Retorno.
PASSO 2
No Item da NF > Aba Produto, o motivo da devolução deverá ser informado no campo de Informações Adicionais do Produto (tag:infAdProd), no sistema informe no Campo de "Complemento" dentro Item da NF.
PASSO 3
No Item da NF > Aba NF-e / Impostos > Aba IPI > Sub-Aba Devolução do IPI, os campos são "Liberados" para " Digitação Manual".
Percentual da mercadoria devolvida: Informe o percentual do IPI recebido. O valor máximo deste percentual é 100%, no caso de devolução total da mercadoria.
Valor do IPI devolvido: Informe o Valor do IPI a ser devolvido.
PASSO 4
O Valor do IPI devolvido será somado automaticamente no total da NF.
Informações Complementares:
Modelo Danfe:
Estrutura do XML
Exemplo no XML de uma empresa que NÃO calcula IPI efetuando a devolução de compra: