Digitação de Nota Fiscal - Itens da NF - Aba Produto
Ultima Atualização: 06/08/2024 Artigo de código : 7246        
Na tela do produto o sistema apresenta as informações já registradas no cadastro do produto, sendo permitido a alteração.
Código Produto: Clique nos três pontos e selecione o produto desejada, conforme cadastro já realizado no Menu Cadastros > Produtos.
Pedido: Pode optar pelo vinculo de pedido de venda por item na nota fiscal, neste caso pode selecionar o pedido que deseja.
Complemento e Composto: Indicando que Sim é apresentada a tela com as informações, conforme o cadastro de produto.
Descrição, Unidade e Valor: São apresentados conforme o cadastro do produto, podendo ser alterado caso seja necessário.
Quantidade: Informe a quantidade destinada ao produto, após informar o sistema já apresenta o Valor Total.
C.F.O.P: O campo é preenchido automaticamente, conforme indicado no cadastro de tipo de nota, caso necessário é possível realizar alteração.
CI e C. Turbo: Apenas habilitado quando possui integração com o Fiscal e optou pelo preenchimento das informações, conforme parâmetro no menu Outros / Configurações / Aba Nota Fiscal.
Cód. Tributação e Classificação Fiscal: Os campos são preenchidos automaticamente, pois é um campo obrigatório no cadastro de produto.
Peso Unitário: Apresenta o peso que preencheu no cadastro de produto, assim o sistema calcula o peso total.
% IPI e %ICMS ou DASN: Preencher com a alíquota do produto, assim o sistema realiza o cálculo do valor. Lembrando que se preencheu no cadastro de produto, apresenta de forma automática.
Red. Base ICMS: Preencher se o produto possui redução na base do ICMS, ao indicar o percentual o sistema realiza o cálculo automaticamente.
Dif. Parc%: Este campo é de preenchimento específico para empresas do estado do Paraná.
Suspensão BC ICMS%: Indique se possui suspensão para o cálculo de ICMS.
Alíq. INSS, PIS, COFINS, CSLL e ISS: São preenchidos automaticamente conforme o cadastro de Tipos de Nota> Aba Serviços e Retenções , podendo ser alterado caso necessário. Caso tenha redução desses impostos indique nos campos correspondentes.
Subs Trib %: Informe o IVA para o cálculo da substituição tributária. Ao passar com enter é apresentada a tela de Encargos.
Subs. Trib. (Valor): Informe o MVA para o cálculo da Substituição Tributária. Ao passar com enter é apresentada a tela de Encargos.
Tela Encargos da Base de Subst. Trib: Será informadas dados sobre cálculos de substituição tributária.
Os campos Frete, Seguro e Outras Despesas deve ser preenchido quando deseja que estes valores sejam somados na Base de Cálculo da ST.
Para o campo Considerar no ICMS ST a Alíquota Interna, preencher caso deseja que o cálculo de ST o sistema utilize a alíquota interna do estado.
No campo Cálculo por Diferencial de Alíquotas ao selecionar a opção poderá preencher com o diferencial e o cálculo da ST será feito com base nesta alíquota.
A opção Base ST = (Valor Produto + Encargos)/Red. ST para realizar este cálculo na Base quando possui redução.
No campo Subs. Trib. Regime Est. Simplificado Art87-J6 RICMS (MT) cálculo especifico para o estado do Mato Grosso e deverá preencher o campo Carga Média (consiste na aplicação de carga tributária média, apurada para a CNAE em que estiver enquadrado o contribuinte mato-grossense).
Incluir os valores acima no total do produto para dedução? (Opção especifica para Simples Nacional): Ao habilitar o campo os valores de Encargos (Frete, Seguro e Outras Despesas) será somado para o cálculo de Dedução.
Anexo XIV ao RICMS/MT e Subs. Trib. Regime Est. Simplificado Art 87-J6 RICMS (MT): Cálculo especifico para o estado do Mato Grosso e deverá preencher o campo Carga Média (consiste na aplicação de carga tributária média, apurada para a CNAE em que estiver enquadrado o contribuinte mato-grossense).
Red. Subs. Trib %: Informe o percentual da redução da Substituição Tributária, quando houver.
Aliq. II: Preencher apenas quando possui o Impostos de Importação, utilizado para nota de importação.
Mov. Física: Este campo tem como função exportar a movimentação física do produto para o sistema "Escrita Fiscal (E-Fiscal - Office)", devido a um controle específico para combustíveis: GRF/CBT: Gerador de Registro Fiscal - Combustíveis (arquivo gerado no sistema E-fiscal).
Faturamento: A movimentação em Estoque (saída/entrada) é determinada no Tipo de Nota.
Estoque: Não movimentará o estoque somente quando o produto estiver configurado como Produto de Terceiro.
Situação Tributária A e B ou CSOSN (Código Situação Operação - Simples Nacional): Deverá ser preenchido conforme tributação do ICMS da empresa.