Controle de Lote / Série - Definição e Processos

Ultima Atualização: 26/07/2024    Artigo de código : 8520             

DEFINIÇÃO LOTE

Um lote é qualquer remessa composta por várias unidades de um mesmo Item de Suprimento.

Os itens de um lote são todos fabricados em série, sob as mesmas condições, em um determinado período, e suas características (físicas, químicas, dimensionais etc.) são idênticas.

Dentro da cadeia de suprimento, um lote é identificado e individualizado por um número denominado número de lote. Este número também serve para identificar todos os itens que fazem parte de um mesmo lote, ou ainda para permitir que o fabricante controle a distribuição de grupos de itens com base naquele número.

Os casos mais clássicos de controle de estoques por Lotes, são as drogarias e os supermercados, por trabalharem com produtos perecíveis, e portanto, com tempo de vida limitado.

Outro exemplo de uso por Lote:

Quando um indivíduo adquire um automóvel novo e descobre que determinada peça de seu veículo possui um defeito de fabricação, normalmente reporta isto à empresa que comercializou o automóvel, e a empresa por sua vez reporta o problema ao fabricante do automóvel.

O fabricante então verifica o lote de onde a peça foi retirada. Uma vez identificado o lote, o fabricante sabe que todos os veículos que possuem uma peça daquele lote podem vir a apresentar o mesmo problema. Isto sendo constatado, o fabricante pode promover um recall para substituição gratuita da peça defeituosa, nos veículos de seus clientes.


DEFINIÇÃO SÉRIE

Um outro tipo de controle, mais analítico que o lote, é o controle por Numero de Série. Usado principalmente em equipamentos eletrônicos. 

Exemplo de uso:

Telefone Celular. Cada aparelho tem o seu numero. Isto permite um alto nível de rastreabilidade, ou seja, é possível saber qual componente foi usado em cada aparelho fabricado. 

Em termos de sistema, a principal diferenciação deste tipo de item para os demais tipos de controle de estoque físico (Serial, Lote e Referência) é que este item vai aceitar armazenamento de apenas uma unidade para cada Número de Série existente.


No sistema Business Faturamento os processos que podemos vincular a Lotes/Séries são:

Nota Fiscal de Saída

Pedido de Venda

Cupom Fiscal

Nota Fiscal de Entrada


No sistema Business Estoque, os processos que podemos vincular a Lotes/Séries são:

Nota Fiscal de Entrada

Transferência de Ordem de Produção

Devolução Outras

Ajuste de Produtos

Saldo Inicial

Devolução de Notas (-)

Saída Requisição

Ordem de Produção (saída das Matérias Primas)



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
8520