Controle de Lote / Série - Definição e Processos
Ultima Atualização: 26/07/2024 Artigo de código : 8520        
DEFINIÇÃO LOTE
Um lote é qualquer remessa composta por várias unidades de um mesmo Item de Suprimento.
Os itens de um lote são todos fabricados em série, sob as mesmas condições, em um determinado período, e suas características (físicas, químicas, dimensionais etc.) são idênticas.
Dentro da cadeia de suprimento, um lote é identificado e individualizado por um número denominado número de lote. Este número também serve para identificar todos os itens que fazem parte de um mesmo lote, ou ainda para permitir que o fabricante controle a distribuição de grupos de itens com base naquele número.
Os casos mais clássicos de controle de estoques por Lotes, são as drogarias e os supermercados, por trabalharem com produtos perecíveis, e portanto, com tempo de vida limitado.
Outro exemplo de uso por Lote:
Quando um indivíduo adquire um automóvel novo e descobre que determinada peça de seu veículo possui um defeito de fabricação, normalmente reporta isto à empresa que comercializou o automóvel, e a empresa por sua vez reporta o problema ao fabricante do automóvel.
O fabricante então verifica o lote de onde a peça foi retirada. Uma vez identificado o lote, o fabricante sabe que todos os veículos que possuem uma peça daquele lote podem vir a apresentar o mesmo problema. Isto sendo constatado, o fabricante pode promover um recall para substituição gratuita da peça defeituosa, nos veículos de seus clientes.
DEFINIÇÃO SÉRIE
Um outro tipo de controle, mais analítico que o lote, é o controle por Numero de Série. Usado principalmente em equipamentos eletrônicos.
Exemplo de uso:
Telefone Celular. Cada aparelho tem o seu numero. Isto permite um alto nível de rastreabilidade, ou seja, é possível saber qual componente foi usado em cada aparelho fabricado.
Em termos de sistema, a principal diferenciação deste tipo de item para os demais tipos de controle de estoque físico (Serial, Lote e Referência) é que este item vai aceitar armazenamento de apenas uma unidade para cada Número de Série existente.
No sistema Business Faturamento os processos que podemos vincular
a Lotes/Séries são:
Nota Fiscal de Saída
Pedido de Venda
Cupom Fiscal
Nota Fiscal de
Entrada
No sistema
Business Estoque, os processos que podemos vincular a Lotes/Séries são:
Nota Fiscal de Entrada
Transferência de Ordem de Produção
Devolução Outras
Ajuste de Produtos
Saldo Inicial
Devolução de Notas (-)
Saída Requisição
Ordem de Produção (saída das Matérias Primas)