Exportação FML - Gerar Arquivo ENFEntra.FML (Cadastros e Notas de Entrada) e ENFSaida.FML (Cadastros, Notas de Saída e Serviços)
Ultima Atualização: 07/08/2024 Artigo de código : 8583        
No Sistema de Faturamento, é possível emitir vários tipos de nota, exemplos: Notas Fiscais Eletrônicas de Saída (Mod. 55), Notas Fiscais de Serviços (Mod. 51 ou 53) e Notas Fiscais de Entrada (Devolução de Venda ou de Importação).
Para que esta integração ocorra, é necessário que sejam efetuadas Configurações Específicas no sistema Business Faturamento / Estoque, dessa forma poderá gerar o arquivo FML (Arquivo de Texto) contendo os cadastros/movimentações.
PASSO 1
Acessar o menu Outros > Exportação E-Fiscal > Exporta EFiscal layout 2.0;
PASSO 2
Na tela de Exportação, selecione a Data Inicial e Final > Saída ou Entrada > Cadastros (se necessário) > Diretório de Geração e clique em "Exportar para E-Fiscal (Layout Versão 2.0)"
- Os campos Saída e Entrada referem-se ao Tipo de Movimentação das Notas Fiscais.
- Data Inicial e Final é o periodo que deseja gerar o arquivo, de acordo com as datas de emissões.
- Versão em que o arquivo com extensão FML é gerado, de acordo com o Layout do sistema Fiscal.
- No campo Cadastros, quando selecionado algum dos registros, serão gerados no arquivo. Se não selecionado, é gerado somente as movimentações (Notas Fiscais).
Importante: Quando selecionamos a opção "Entrada" através do sistema de Faturamento, as Notas de Entrada lançadas no sistema de Estoque também serão geradas no arquivo FML, pois os dois sistemas possuem o mesmo Banco de Dados.
PASSO 3
Ao término da geração do arquivo, é apresentado a mensagem: Exportação concluída com sucesso!:
No diretório escolhido, encontrará os seguintes arquivos:
Se a opção 'Saída' foi selecionada, a nomenclatura do arquivo será ENFSaída.FML:
Se a opção 'Entrada' foi selecionada, a nomenclatura do arquivo será ENFEntra.FML:
Os arquivos estão prontos para serem importados para o sistema Office Fiscal (E-Fiscal)
Observação: Ao selecionar algum registro do campo "Cadastros", uma vez gerado o arquivo FML, só haverá necessidade de selecioná-los na próxima exportação, se houve a inclusão de novos cadastros ou feito alterações que precisam ser sobrepostas no sistema E-Fiscal, pois os cadastros que devem constar nos sistemas (Faturamento/Estoque e E-Fiscal), devem ser idênticos.