Exportação FML - Configurações Iniciais para Integração entre os sistemas Business Faturamento x Office Fiscal (E-Fiscal) para Exportação das Movimentações de Notas Fiscais de Entrada e Saída

Ultima Atualização: 03/01/2025    Artigo de código : 8762             

Através dos sistemas de Faturamento, será gerado um arquivo FML (em arquivo TXT), com os registros de lançamentos das Notas Fiscais de Saída / Entrada /Serviços e Cadastros, para realizar o envio do arquivo a sua contabilidade para importar no sistema Office Fiscal.


PASSO 1

Acesse o módulo Faturamento menu Outros > Integração > Habilite o campo Escrita Fiscal para S e selecione o Diretório Escrita Fiscal que deseja salvar o arquivo gerado;

Observação: Habilite as opções EFD - Escrituração Fiscal Digital e/ou EFD - Contribuições, de acordo com as informações registradas na empresa cadastrada no sistema Fiscal.

EFD - Escrituração Fiscal Digital: Geração de registros contendo valores de ICMS e IPI obrigatórios para a geração do EFD Escrituração Fiscal Digital.

EFD - Contribuições: Geração de registros contendo valores de PIS e COFINS obrigatórios para a geração do EFD - Escrituração Fiscal Digital.

Importante: Se a empresa for Optante pelo Simples Nacional, a segunda opção ficará neblinada.


PASSO 2

Acesse menu Cadastros > Empresas > aba Dados Fiscais\ eCRM, deverá preencher o campo Integração com o Escrita Fiscal, (caso fique com dúvida de como preencher acione sua contabilidade para auxiliar) > Grava;


Importante: Para liberação do campo Apuração IPI, será liberado apenas para empresas que a Atividade Econômica for Indústria.


PASSO 3

Terá que habilitar a opção de Integração nos cadastros dos Fornecedores, acesse o menu Cadastros > Fornecedores > aba Complementares, e habilite a campo Integração > Exporta E-Fiscal para Sim > Grava;


PASSO 4

Para o Tipos de Nota Devolução de Compra, que terão Estorno de Crédito de PIS e COFINS Lucro Real, deverão estar com as opções dos impostos selecionadas com suas respectivas alíquotas (dúvida sobre a porcentagem da alíquota, acionar sua contabilidade). Acesse o menu Cadastros > Outros Cadastros > Tipos de Nota, seleciona o tipo de nota > aba Manutenção > campo Pis Lucro Real, deixe como Sim > campo %Pis, preencha a alíquota > campo Cofins Lucro Real, deixe como Sim > campo % Cofins, preencha a alíquota > Grava;

Importante: Estes campos Não efetuam Cálculos nas notas fiscais. Para calcular o Pis e Cofins nas notas, deve-se preencher a aba Serviços e Retenções.


Ações Sugeridas

PASSO 5

Caso sua empresa trabalhe com a Saída p/ CIAP, para realizar a configuração acesse o menu: Cadastros > Empresas > aba Dados Fiscais\ eCRM > campo Integração com o Escrita Fiscal > campo Saída p/ CIAP, altere para Sim > Grava. Ao selecionar a opção Sim em Saída p/ CIAP, precisará fechar o sistema e abrir novamente, para liberar a opção do passo 6.

Importante: A configuração que devem verificar junto à Contabilidade, é a exportação de valores das Notas Fiscais com Saída p/ CIAP. 


PASSO 6

Acesse menu Cadastros > Outros Cadastros > CFOP, selecione a opção Não Considerar o valor do CFOP nas Saída Trib. E Totais do cálculo do CIAP.


Observação: Na emissão das notas fiscais de Saída, ao gravar o Item da Nota, apresentará a mensagem e confirmação: Saída (CIAP) tributada? Deverá clicar em Sim ou Não!


PASSO 7

Concluindo as configurações, efetue o procedimento da Exportação do arquivo FML, CLIQUE AQUI


PASSO 8

Acesse o sistema Office Fiscal (E-Fiscal) menu Diversos > Importações > Importação de Dados > Arquivo no Formato Folhamatic Layout > Versão 2.0.06


Observação: Essa rotina será utilizada por empresas que emitem as notas fiscais em formulário através de algum software faturamento. Através dela, é possível importar um arquivo a ser gerado pelo programador do Sistema de Faturamento.

Atualmente existem algumas versões utilizadas: 1.9, 2.0, 2.0.01, 2.0.02, 2.0.03, 2.0.04, 2.0.05 e 2.0.06.

Até 12/2008 deverá ser utilizado a versão 1.9 e a partir de 01/2009 deverá ser utilizada uma das versões: 2.0, 2.0.01, 2.0.02, 2.0.03, 2.0.04, 2.0.05 e 2.0.06.

A diferença entre as versões 2.0, 2.0.01, 2.0.02, 2.0.03, 2.0.04, 2.0.05 e 2.0.06 é que em cada uma delas campos novos, criados no Sistema Folhamatic Fiscal para atender a legislação e melhorias, foram implementados. Deve-se sempre optar em utilizar a última versão disponibilizada.


PASSO 9

Irá importar o arquivo FML que gerou no sistema Faturamento do Business e salvou em sua máquina na pasta de preferência. Selecione o arquivo clicando na Pasta no campo Arquivo à Importar > clique em Importar;


Observação: Caso apresente algum impedimento na importação, verifique se o arquivo FML está no layout, CLIQUE AQUI


PASSO 10

Ao realizar a importação poderá apresentar a mensagem: O processo de importação foi concluído, porém com algumas inconsistências, erros e/ou lançamentos duplicados. As linhas com inconsistências foram importadas, porém as linhas com erro e/ou lançamentos duplicados não. Clique em Ok e verifique as informações para corrigir.


PASSO 11

Após as correções, efetue o procedimento do passo 9 novamente para importar o arquivo. Irá apresentar a mensagem: A importação foi feita com sucesso. Clique em Ok para fechar o aviso.





A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
8762