eSocial - Exportações Diversas - Erros 10006 e 10007|Certificado Nulo - Possíveis Causas
Ultima Atualização: 30/07/2024 Artigo de código : 8923        
Os erros podem ocorrer em todos os eventos de transmissão eSocial, por vários motivos, com maior apontamento devido infraestrutura de rede/máquinas, ocasionado por deficiência de algum requisito mínimo ou bloqueio.
Falta do Net Framework 4.62 e/ou superior. - CLIQUE AQUI para ver informações sobre o Windows: O
NET Framework é um ambiente de execução gerenciado
para Windows que oferece uma variedade de serviços aos aplicativos em execução.
Consiste em dois componentes principais: o CLR (Common Language Runtime), o
mecanismo de execução que manipula aplicativos em execução, e a biblioteca de
classes .NET Framework, que oferece uma biblioteca de códigos testados e
reutilizáveis que os desenvolvedores podem chamar de seus próprios aplicativos. O framework é padrão do Windows, e todas as versões que ainda tem suporte pela Microsoft podem ser usadas.
CAUSA 1
Configuração para transmissão incorreta
CLIQUE AQUI e faça a verificação das configurações do certificado.
CAUSA 2
Bloqueio ocasionado por Proxy / Firewall /Antivírus
CLIQUE AQUI e confira a lista de endereços utilizados pela Ao3, solicite ao TI da empresa para ser efetuado as devidas liberações.
CAUSA 3
Conexão de Certificado A3: Desconectado no momento da transmissão
O certificado A3 é conectado por meio de Token, hardware, dispositivo USB ou cartão com leitor digital, é portátil e não precisa estar instalado na máquina, portanto para transmissão deve estar conectado na máquina, quando não conectado apresenta erros.
Importante:
O uso do certificado A3 para envio do eSocial tem apresentado alguns transtornos devido a diversos fatores, como, por exemplo, a necessidade de estar conectado à máquina na qual estão sendo feito os envios, prejudicando o trabalho em rede de computadores e a necessidade de informação do PIN diversas vezes para geração, envio e recebimento dos arquivos. Cabe frisar que as configurações de atualização do certificado A3 devem ser aplicadas na competência de vencimento e nova validação de certificado, ou seja, as configurações de transmissões devem ser aplicadas com a empresa ativa na competência de início da nova validade. Desta forma, não podemos garantir o funcionamento das transmissões ao eSocial quando utilizado esse tipo de certificado e recomendamos fortemente o uso do Certificado A1. O sistema emite a mensagem ao configurar o certificado A3 na tela de configuração de transmissão.
Caso esteja com lentidão no envio dos eventos e retorno dos Protocolos do Portal do eSocial, pode verificar se o certificado está com status Operacional realizando a consulta conforme procedimento abaixo:
Passo 1
Acesse "Menu Inicial do Windows > Pesquisar" e digite Administração de Token.
Passo 2
Em seguida na opção Administração de Token verifique se o Status do Token encontra-se como Operacional.
Passo 3
Se o status do Token estiver como Presente deve trocar o Token de entrada de USB e verificar novamente o Status.
CAUSA 4
Sistema aberto em outras máquinas durante a Transmissão - Certificado A3
Pode ocorrer o retorno de Certificado Nulo.
O sistema utiliza informações do certificado conectado na máquina para transmissão eSocial, para não haver conflito com outras máquinas na rede, é importante que apenas a máquina transmissora esteja utilizando o sistema durante a transmissão.
Dessa forma deve desconectar o certificado e conectar em outra entrada USB. Após realizar esse procedimento acesse o sistema e reenviar tabelas pendentes do eSocial.
CAUSA 5
Certificado Digital - Instalação dos certificados RAIZ: Certificado RAIZ é o mesmo certificado Digital modelo A1 ou A3?
Não, o Certificado Raiz é a Autoridade Certificadora Raiz da ICP Brasil é o (ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).
São os responsáveis em intermediar a segurança para o envio dos seus dados até o eSocial. Esses Certificados garantem a confiança de que o site ou portal titular de um certificado digital são realmente "quem dizem ser" e asseguram que as informações enviadas para aquele site ou portal não passaram por terceiros.
Os Certificados Raiz são divididos em 2 partes, Certificado Raiz Brasileira, o qual será instalado na pasta Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis, e os que são da SERPRO serão instalados na pasta Autoridades de Certificação Intermediárias.
É importante lembrar que deve ser instalado em todas as máquinas: CLIQUE AQUI para instalar/executar o aplicativo.
CAUSA 6
Versão Windows da Máquina de Transmissão (Windows 7, 8, Server 2008 e Server 2012 - Não terá mais atualização pela Microsoft, portanto não enquadrado nos requisitos mínimos de usabilidade do sistema).
O Windows 7, 8 e Server 2008 e 2012 apresenta lentidão nos envios ao eSocial, ocasionando o erro 10006, por mais que outros navegadores funcionem o IE poderá não funcionar nessa versão, o sistema não usa outros navegadores, todos os envios ou integrações com a internet usa o IE (Internet Explorer). Como um componente do Windows, o Internet Explorer segue o ciclo de vida de suporte do sistema operacional Windows no qual ele está instalado, nesse caso orientamos realizar a transmissão eSocial, por outra máquina ou atualizar o Windows.
FERRAMENTA ANALYZER
Tem como função validar o Certificado Digital e também identificar e reparar configurações na máquina para fins de transmissão do eSocial.
O Analyzer deve ser executado nas empresas que apresentam problema na transmissão do eSocial.
Passo 1
Acesse o "Menu eSocial > Analyzer" ou através do diretório "Folhawin > Uteis > Analyzer > Analyzer.exe".
Passo 2
Para utilização do Analyzer é necessário aceitar os termos do contrato. Sem isso não é possível executar essa ferramenta.
Passo 3
Será apresentada a tela com os campos Unidade e Empresa.
Esses campos estarão preenchidos e desabilitados quando o Analyzer for executado por dentro do sistema Para iniciar as validações, acesse o ícone que se encontra à frente da opção Informações certificado digital.
Passo 4
Informe o tipo de Certificado, se A1 ou A3.
Selecione o certificado digital e informe a senha. Feito isso o sistema preencherá o restante dos campos. Clique no botão Voltar.
Importante:
Se nenhum certificado for selecionado, ficarão disponíveis os botões Continuar e Encerrar.
Ao clicar em continuar, as demais validações serão executadas na tela principal do Analyzer. Quando não for informado um certificado digital, o status da opção Informações certificado digital ficará amarelo.
Se o certificado selecionado estiver fora do período de validade, o status ficará vermelho. Diferente disso, o status ficará verde.
Ao voltar para a tela principal do Analyzer clique em Iniciar
Serão executadas as seguintes rotinas:
- Reparar .Net framework: Será feito o reparo do .Net Framework instalado na máquina.
- Configurações IE Nas propriedades de Internet da máquina, aba Segurança, zonas 1, 2 e 3, será habilitado conteúdo misto. Na zona sites confiáveis, serão inseridos vários sites e será desmarcada a opção Exigir verificação do servidor (https) para todos os sites desta zona.
- Validação do Drive OleDB: se o sistema identificar alguma falha no drive, será efetuada a reinstalação deste drive.
- e-CAC: Help configuração procuração, quando o tipo de certificado for de procuração, será aberto automaticamente o FAQ para efetuar a configuração no site do e-CAC.
- Finalização: Geração do log Será gerado um log na área de trabalho. O mesmo poderá ser visualizado ou impresso através do Analyzer.
No cabeçalho da tela será demonstrado o dia e hora em que o Analyzer foi executado pela última vez.
Informações Complementares:
Caso você (cliente) não possua um técnico na empresa, para realizar a verificação de requisitos mínimos, entre em contato com nossa central de vendas através do telefone 0800 707 5330.
Ressaltamos que se trata de um serviço pago e nossos profissionais entrarão em contato para informações sobre custos/agendamento.
O Suporte Não realiza os procedimentos citados nesse conteúdo, portanto os procedimentos são de inteira responsabilidade do T.I da empresa.