EFD REINF - Configuração para Transmissão - Vínculo do Certificado Digital

Ultima Atualização: 14/08/2020    Artigo de código : 8977             


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

É possível utilizar certificado digital A1 ou A3, bem como, é possível utilizar o certificado do escritório de contabilidade, através do processo de procuração.

No processo da REINF, o certificado é necessário em três momentos distintos:

1) Na assinatura do arquivo - 2) Na transmissão do arquivo - 3) No retorno do resultado do arquivo.

Por esse motivo, o mais indicado é que seja utilizado certificado A1, da própria empresa ou do escritório através de procuração, pois o arquivo e senha serão parametrizados e o processo ocorrerá de forma automática. Se for utilizado

Certificado A3 será necessário informar "PIN" senha/token em todos os processos, 

CLIQUE AQUI  Para acessar o artigo "Certificado Digital - Informações conforme o Manual de Orientação da EFD-Reinf Versão 1.3"

Para efetuar a transmissão da REINF é necessário fazer o vínculo do certificado digital das empresas através do menu REINF  > Configuração para Transmissão 



Na rotina, deve ser efetuado o vínculo do certificado digital exclusivamente para geração da REINF. Como apresentado anteriormente, o certificado é utilizado na assinatura e na transmissão/retorno dos arquivos, desta forma, na configuração do certificado, deve ser parametrizado o certificado para estas duas situações, podendo ser o mesmo certificado ou certificados diferentes.


Por exemplo:

a) Certificado A1 da própria empresa, tanto na assinatura quanto na transmissão/retorno.
b) Certificado A1 da própria empresa para assinatura e certificado A1 do escritório para transmissão/retorno.
c) Certificado A1 do escritório, por procuração, tanto na assinatura quanto na transmissão/retorno.
d) Certificado A3 da própria empresa, tanto na assinatura quanto na transmissão/retorno.
e) Certificado A3 da própria empresa para assinatura e certificado A1 do escritório para transmissão/retorno.


Procedimentos de Configuração:

Na tela de configuração, crie um código e uma descrição para gerenciar o vínculo do certificado com a empresa, essa é uma configuração particular da empresa ativa.




No campo > Configuração Ambiente de Envio >, informe se a transmissão da REINF será feita em 1 - ambiente de produção ou 2 - ambiente de teste.



Atenção: 


Ao informar 1 - Produção, todos os dados gerados serão enviados e validados no ambiente da REINF, não permitindo futuras exclusões. Caso deseje apenas testar o envio, informe o tipo 2 -Teste.

> Se na configuração existir alguma empresa (selecionada) que já tenha sido transmitida com sucesso no ambiente de produção, não será permitida a exclusão da configuração, nem a alteração no campo Configurar Ambiente de Envio.

> Quando alguma empresa já tiver sido transmitida com sucesso no ambiente de produção, e for movida do quadro Empresas Selecionadas para Empresas Disponíveis, seus recibos de entrega da REINF serão excluídos, não sendo possível recuperá-los.

> Selecione o certificado e as empresas que utilizarão a configuração.

> Se for certificado A1, deverá ser selecionado o arquivo de instalação do certificado e informada a senha. Este arquivo será armazenado, portanto, será necessário informar uma única vez e depois, quando alterar o certificado (em função de nova validade, por exemplo). O certificado não necessariamente precisa estar instalado na máquina.



Se for certificado A3, deve ser selecionado o certificado pré-instalado, mas não é possível configurar a senha, que será solicitada a cada operação necessária, Não impede que esse modelo seja utilizado, porém ja foram identificados vários problemas relacionados à esse modelo de certificado, verifique a mensagem emitida pelo sistema.



  • O campo Validade é recuperado automaticamente do arquivo do certificado.

  • Para o correto funcionamento do certificado digital, é necessário que o a cadeia de certificados para site seguro (ICP-Brasilv5), esteja atualizada. 

No site,  clique nos links abaixo, de acordo com a cadeia de certificação do seu Certificado Digital: (Faça download do arquivo e execute em sua máquina)


PROCEDIMENTOS PARA INSTALAÇÃO DAS CADEIAS DE CERTIFICADOS:


  • Empresas Disponíveis / Empresas Selecionadas
Nesse quadro deverá ser selecionada a empresa que corresponde as configurações realizadas  nos campos anteriores, somente deverá existir mais de uma empresa Selecionados quando as mesma tiver a relação de matriz e filial.





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