Emissor Desktop - Não foi possível verificar status do serviço - Rejeição - Sem resposta da Sefaz

Ultima Atualização: 12/05/2023    Artigo de código : 9712             

A mensagem de Causas Prováveis significa que o Software não está conseguindo comunicação com a SEFAZ, por diversos fatores: Hardware (computador), Sistema Operacional (Windows), Configurações do Navegador (Internet Explorer) e Certificado Digital.

Importante:

Configurações de máquina devem ser realizadas por um Técnico de Informática;

Configurações relacionadas ao Certificado Digital devem ser realizadas com a Empresa que fornece o Certificado Digital.


PASSO 1

Verifique a Disponibilidade dos Serviços da SEFAZ, CLIQUE AQUI


PASSO 2

Mantenha seu sistema sempre atualizado na última versão. Dúvidas de como realizar o processo de atualização, CLIQUE AQUI


PASSO 3

Pelo INTERNET EXPLORER faça o teste do eCAC valide o funcionamento de seu Certificado Digital. CLIQUE AQUI para ver o passo a passo. 


PASSO 4

SEFAZ orienta que o Windows da máquina (computador) transmissor esteja com o sistema operacional a partir do Windows 10 e atualizado com todos os Update.

Caso seu Computador/Sistema Operacional esteja fora dos requisitos validados como necessários, deverá entrar em contato com seu Técnico de Informática para maiores verificações.


PASSO 5

No Menu Iniciar do Windows > Painel de Controle > Opções da Internet > aba Avançadas > role a barra de rolagem até o final e marque somente as opções: Usar TLS 1.0 > Usar TLS 1.1> Usar TLS 1.2 destacadas abaixo > depois clique em Aplicar > OK.


PASSO 6

Acesse Menu Arquivo > Opções > aba Geral > verifique se o campo Ambiente Autorizador está selecionado corretamente.



Importante: Caso tenha dúvida sobre qual o ambiente autorizador deve utilizar, pesquise ou verifique com seu contador.


PASSO 7

Para o correto funcionamento do processo de comunicação do Sistema com o SEFAZ é necessário que a máquina emissora de NF-e esteja com as Cadeias de Certificados do Estado e do Portal NF-e instaladas e atualizadas. 

CLIQUE AQUI para visualizar como realizar este processo e assim, garantir que está com a cadeia AC Raiz V5 e V10 instalada.


PASSO 8

Caso a empresa  trabalhe com Domínio, Configurações de Bloqueios de Acesso por Proxy ou Firewall, deverá solicitar ao responsável de Administração de Rede que efetue a liberação dos links. Para visualizar a listagem dos links, CLIQUE AQUI


PASSO 9

Para Verificar Bloqueios de Máquina ao acessar os Endereços Webservices da SEFAZ, CLIQUE AQUI

Esse processo deve ser feito junto ao Técnico de Informática.


Observação: Essas são necessidades determinadas pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e não particularidades do sistema. Ou seja, tem que ser configurado dessa forma independentemente do Emissor de Notas que utilize.



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