eSocial - S-1299 Erro: 162 O Trabalhador com Matrícula {0} consta na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial, mas não foi informada sua remuneração

Ultima Atualização: 30/09/2021    Artigo de código : 9776             

A partir do eSocial Simplificado (S-1.0) o retorno com erro do S-1299 não irá impedir o fechamento, pois só se trata de um aviso. Caso queira alterar algo na competência, faz-se necessário o envio do evento S-1298 (Reabertura de Movimento) e, na sequência, o reenvio do evento de fechamento.


Causa:  O erro basicamente ocorre porque o funcionário está ativo no Portal e não foi informado remuneração (S-1200), podendo ocorrer em vários cenários:

Situação 1: Ausência de envios eSocial
Verificar se possui S-1200 e S-1210 com sucesso no sistema e se o mesmo está no eSocial 
OBS: Com o mesmo protocolo 
- Passo 1: Acesse o Menu eSocial>Geração de Eventos Periódicos, localize o Funcionário com erro, verifique se o mesmo possui o S-1200 e S-1210 com sucesso
- Passo 2: Acesse o eSocial > Folha de Pagamento > Selecione o Mês > Remuneração>  Informe o CPF do funcionário ,Verifique se o mesmo possui o S-1200
- Passo 3: Acesse o eSocial > Folha de Pagamento > Selecione o Mês > Pagamentos>  Informe o CPF do funcionário ,Verifique se o mesmo possui o S-1210


Situação 2: Funcionário Afastado, com data de afastamento anterior à obrigatoriedade. (Funcionário ainda não retornou do afastamento) Evento S-2200 enviado sem afastamento.

- Passo 1: Acesse Menu Arquivos>Funcionários>Cadastro, localize Funcionário,  acesse Histórico de Protocolos, realize o filtro do evento desejado através da opção Selecione o evento, S-2200

- Passo 2: Será demonstrado eventos conforme filtro, na linha do evento desejado para retificação, clique em Retificar

- Passo 3: Na tela de Retificação, Clique em Sim e aguarde a Liberação do cadastro para Alteração.

- Passo 4: Após liberação do cadastro, insira a Letra "R " no endereço do Funcionário ( caso já conste a letra "R", exclua) para "forçar" a alteração, clique em Gravar, será enviado a retificação automaticamente ao eSocial.

Observação: A retificação de um evento pode influenciar em outro que depende dele, portanto ao retificar um determinado evento, havendo necessidade retifique eventos posteriores, respeitando a ordem cronológica.


Situação 3: Funcionário desligado com evento de Desligamento Não transmitido ao eSocial, portanto ativo no Portal.

- Passo 1: Acesse Menu Processos> Rescisão>Cálculo, localize funcionário, verifique competência de lançamento da rescisão.

- Passo 2: Acesse Menu eSocial> Encerramento/Reabertura de Mês, reabra a competência.

- Passo 3: Acesse Menu Arquivos>Empresas Usuárias, localize empresa, acesse campo Mês/Ano, informe competência da rescisão em questão.

- Passo 4: Acesse Menu Processos>Rescisão>Cálculo, acesse a rescisão em questão na aba configurações, Imprima por precaução, acesse a aba Configurações e clique em Alterar/Gravar para "forçar" envio.

- Passo 5: Acesse Menu Arquivos>Empresas Usuárias, altere campo Mês/Ano, para competência atual.

- Passo 6: Acesse Menu eSocial>Geração de Eventos Periódicos e refaça o envio.

- Passo 7: Acesse Menu eSocial>Encerramento/Reabertura de Mês e realize o fechamento.


Situação 4: Carga inicial e de Trabalhadores foi enviada por outro escritório e/ou sistema diferente.

Como o eSocial valida primeiro a matrícula e depois o CPF, não haverá impedimentos no envio do S-2200 pelo sistema, porém na geração dos Eventos Periódicos  e Finalização do Mês ocorre o erro 162.


- Passo 1: Acesse Menu Esocial>Fechamento/Reabertura de Mês,  acesse Histórico de Protocolos do fechamento e verifique se há matrícula diferente do formato em que utilizamos no sistema com "000000" (6 dígitos).



- Passo 2: Acesse o Portal eSocial opção Empregado, consulte o trabalhador pelo CPF e verifique a matrícula.

- Passo 3:Acesse sistema no Menu Arquivos>Funcionários>Cadastro Básico, localize o funcionário e verifique a matrícula, havendo divergências na matrículas entre Portal e Sistema, realize próximo passo.

- Passo 4: Procedimento: Copiar Matrícula de Funcionário do Portal quando a Carga inicial foi realizada por outro sistema - Opção disponível exclusivamente Base SQL

Acesse Menu eSocial>Ferramentas>Importar matrícula anterior do funcionário

- Informe o Nome do Sistema anterior (essa informação é somente para uso interno do sistema), a data de lançamento será preenchido automaticamente conforme data da máquina, na Relação de funcionários, selecione o funcionário na qual deseja executar o procedimento através de duplo clique e no campo Matricula Anterior, informe a matrícula constante no Portal, Dê enter, no campo Filtros, selecione Preenchidos e certifique-se na relação se a alteração foi considerada.

Após validação clique em Gravar

Para nova Visualização configure o Filtro como "Todos" 

- Passo 5:Acesse Menu eSocial>Encerramento/Reabertura de Mês e realize o fechamento.


Situação 5: Funcionário afastado sem envio do evento S-2230 Afastamento para o eSocial.


- Passo 1: Acesse Menu Arquivos>Afastamentos/Retorno - Pesquisa, verifique os afastamentos lançados ao Funcionário.

- Passo 2: Acesse Menu Arquivos>Empresas Usuárias, ative a empresa na competência do afastamento.

- Passo 3: Acesse Menu Arquivos>Afastamentos/Retorno - Pesquisa, verifique os afastamentos lançados ao Funcionário, selecione o afastamento e Altere e Grave, para transmitir o evento S-2230.

- Passo 4: Acesse Menu Arquivos>Empresas Usuárias, ative a empresa na competência na qual ocorreu o erro.

- Passo 5: Acesse Menu eSocial>Encerramento e Reabertura de Mês, realize o encerramento do Mês.


Situação 6: Funcionário com várias matrículas dentro do Portal.

- Passo 1: Acesse o Portal eSocial, consulte o funcionário pelo CPF e verifique as matrículas, havendo mais de uma matrícula no Portal, será necessário realizar a exclusão de um dos registros, com responsabilidade de manter a matrícula correta que trata-se do mesmo vínculo constante no sistema.

- Passo 2: Acesse Menu eSocial>Encerramento/Reabertura de Mês, realize o encerramento do Mês.


Situação 7: Funcionários ativos com movimentação na competência,  sem envio de eventos periódicos.

- Passo 1: Acesse Menu eSocial>Geração de Eventos Periódicos e realize a transmissão.

- Passo 2: Acesse Menu eSocial>Encerramento/Reabertura de Mês, realize o encerramento do Mês.


Situação 8: Erro 162, seguido de 163 Afastamento Pró-labore

No sistema não haverá lançamento de Afastamento, conforme manual do eSocial, segue as telas com constatação de que não deve lançar afastamento para pró-labore.

Fonte: Manual de Orientação do eSocial Página: 172


No mês do afastamento deve ser administrado o valor da retirada até o último dia "Trabalhado".


- Passo 1: Acesse Menu Processos > Digitação de Holerites,  localize o Pró-labore e altere o valor do evento 4992.


- Passo 2: Acesse  Menu Arquivos > Funcionários > Cadastro Básico,  localize o funcionário acesse Aba Lanç. Automático e altere evento 4992, desabilitando os meses em que o Pró-labore ficará afastado.

Observação: O afastamento deverá ser informado através do site da Previdência Social ou Telefone 135.

Situação 9: Funcionário com afastamento de suspensão 30 dias, integral dentro da competência (mês 31 dias) 

O eSocial considera afastamento em dias corridos, considerando número de dias do mês, então para os casos de afastamento para MP 1045 onde o funcionário ficou o mês todo afastado, orientamos que o movimento de retorno do afastamento, movimento Z5, seja lançado com data do dia 31 do mês, dessa forma o eSocial não vai exigir o lançamento de 1 da de salário e o erro 162 será sanado.

- Passo 1: Acesse Menu Arquivos>Afastamentos/Retorno - Pesquisa, selecione o movimento de retorno de suspensão e exclua, aguarde retorno evento S-3000 com sucesso.

- Passo 2: Ainda no Menu Arquivos>Afastamentos/Retorno, lance novamente o retorno da suspensão através do evento S-2230 com data de dia 31.

- Passo 3: Acesse Menu eSocial>Acompanhamento de Transmissões>Limpar Fila, marque opção 4 - Limpar fila de todo período.

- Passo 4: Acesse Menu eSocial>Encerramento/Reabertura de Mês, realize o encerramento do Mês.

Situação 10: Funcionário com férias integral, 30 dias no mês

- Passo 1: Acesse Menu Arquivos>Afastamentos/Retorno - Pesquisa, selecione o movimento de retorno de férias e exclua S-2230 no eSocial, aguarde retorno evento S-3000 com sucesso.

- Passo 2: Ainda no Menu Arquivos>Afastamentos/Retorno, lance novamente o retorno de férias através do evento S-2230 com data de dia 31.

- Passo 3: Acesse Menu eSocial>Acompanhamento de Transmissões>Limpar Fila, marque opção 4 - Limpar fila de todo período.

- Passo 4: Acesse Menu eSocial>Encerramento/Reabertura de Mês, realize o encerramento do Mês.

Cabe frisar que não trata-se de problema de produto e sim regra de eSocial que considera afastamento pelo número de dias do mês, divergente de legislação que o funcionário recebe por 30 dias.

Orientamos que registre uma ocorrência no Portal eSocial notificando esse cenário, caso tenha dúvidas em como cadastrar chamado no portal, Clique Aqui


Situação 11: Matriz e Filial, com funcionários ativos na filial, sem envio de eventos periódicos da filial antes de realiza o encerramento na Matriz


- Passo 1:  Ative a empresa filial

- Passo 2: Acesse Menu eSocial>Geração de Eventos Periódicos e realize o envio dos eventos periódicos. Aguarde Retorno de eventos transmitidos e retornados com sucesso.

- Passo 3: Ative a empresa Matriz

- Passo 4: Acesse Menu eSocial>Acompanhamento de Transmissões>Limpar Fila, marque opção 4 - Limpar fila de todo período.

- Passo 5: Acesse Menu eSocial>Encerramento/Reabertura de Mês e realize o fechamento.




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
9776