- Passo 3:
Acesse Cadastros > Cálculo de IPI.
Esta rotina tem a finalidade de parametrizar o cálculo do IPI a ser realizado pelo sistema, por percentual (%) ou valor fixo.
- Tipo de Cálculo (% Ad Valorem ou Valor Fixo): Escolhendo "% Ad Valorem" o IPI é calculado aplicando um % sobre a Base de Cálculo. Escolhendo "Valor Fixo", não será apresentado % de IPI, e será aplicado o valor informado neste cadastro por unidade do produto vendido/comprado.
- %/Valor Compra: Informe o percentual para cálculo do IPI (% Ad Valorem) ou o valor do IPI para as Compras (Valor Fixo).
Importante: O código deste cadastro do Cálculo de IPI deve ser informado ou no cadastro do produto (Cadastros> Produtos > Aba Impostos> campo Cálculo do IPI), ou no cadastro da NCM (Cadastros> Produtos > NCM > Aba Impostos > Campo Cálculo de IPI), ou ainda, em ambos.
No momento da aplicação do IPI para uma compra ou venda, o sistema buscará primeiramente no cadastro do produto, não encontrando informação, buscará no cadastro da NCM.

- Passo 4:
Cadastro de NCM
De posse dos Códigos de NCM´s contidos no Documento de Importação (DI), é necessário definir seus parâmetros e alíquotas dos impostos que incidirem sobre a importação.
Acesse Cadastros > Produtos > Cadastro de NCM, > Guia Geral > Quadro Regras por Estado deve ser incluindo no campo Estado a Sigla "EX" e informado no campo Redução % o percentual de redução do ICMS diferido.
- Passo 5:
Cadastro de NCM
Acesse Cadastros > Produtos > Cadastro de NCM, > Guia Impostos devem ser informados os Impostos:
Quadro Importação:
- PIS (%): Informe a alíquota de PIS sobre Importação.
- COFINS (%): Informe a alíquota de COFINS sobre Importação.
Importante:O preenchimento destes dados estará disponível para as empresas importadoras, conforme a opção 'A empresa é importadora', em Utilitários > Configurações > Sistema.
Quadro IPI:
Cálculo: Informe o código da forma de cálculo do IPI, conforme o cadastro em Compras ou Vendas >Cadastros > Cálculo de IPI. Caso este código também seja informado no cadastro de produtos, ele terá preferência sobre este. Utilize a tecla Page Down para busca e seleção.
Quadro Imposto Importação:
- Alíquota (%): Informe a alíquota do Imposto de Importação (II).
- IPI Export./Import.(%): Informe a alíquota de IPI utilizada para operações internacionais.
Importante: É necessário informar o cálculo de IPI no quadro IPI, então o sistema ira calcular o IPI nas Notas de Exportação/Importação usando a alíquota informada no campo IPI Export./Import.(%). No cadastro da Natureza de Operação usada na Nota Fiscal o IPI deve estar como Tributado.

- Passo 6:
Cadastro de Situação Tributária de ICMS
Acesse Cadastros > Produtos > Situação Tributária de ICMS, deve ser cadastrado o CST 51 para Diferimento do ICMS.
- Código: Informe no primeiro dígito a Origem do Produto (1, 2, 3 ,4,5,6,7,ou 8.) e os próximos dos dígitos informe a CST 51 .
- ICMS: Habilite esta opção como Tributado.
- IPI Tributado: Habilite esta opção caso o IPI seja tributado para esta situação.
- IPI na Base de Cálculo do ICMS Tributado: Habilite esta opção caso esta situação possua tributação do IPI na base de cálculo do ICMS.

- Passo 7:
Acesse Cadastros > Naturezas de Operação, deve ser parametrizada a natureza de operação que será usada na Nota Fiscal de Importação:
Guia Geral
- ICMS: Selecione a forma de tributação do ICMS.
- IPI: Selecione a forma de tributação do IPI.
Quadro Situações Tributárias:
- ICMS: Informe no primeiro dígito a Origem do Produto (1, 2, 3 ,4,5,6,7,ou 8.) e os próximos dos dígitos informe a CST 51 .
- IPI: Informe a situação tributária para o IPI, por grupo dos produtos conforme tabela oficial. Pressione PageDown para selecionar uma opção.
- PIS:Informe a situação tributária para o PIS, por grupo dos produtos conforme tabela oficial. Pressione PageDown para selecionar uma opção.
- COFINS: Informe a situação tributária para a COFINS, por grupo dos produtos conforme tabela oficial. Pressione PageDown para selecionar uma opção.
- Enq. IPI: Informe o código de enquadramento do IPI de acordo com a Situação Tributária do mesmo.
- Passo 8:
Guia Parâmetros
- Defina se os códigos de C.F.O.P. irá gerar movimentação de estoque, gerar duplicatas.
Quadro PIS/Cofins Não Cumulativo > Compras:
- Calcula PIS: Se marcada esta opção, no botão Resumo, na rotina de lançamentos de Notas Fiscais de Entrada, será apresentado o valor do PIS não cumulativo no campo PIS NC.
- Calcula COFINS: Se marcada esta opção, no botão Resumo, na rotina de lançamentos de Notas Fiscais de Entrada, será apresentado o valor de COFINS não cumulativo no campo COFINS NC.
Para que o sistema considere essas opções, deve-se verificar se também foram marcadas as opções Calcula PIS e Calcula COFINS no cadastro da empresa, na rotina Cadastros> Geral > Empresas > Guia Impostos.
Considerar Redução/Acréscimo de Base ICMS: Se marcada esta opção, considerará a redução/acréscimo de Base de ICMS cadastradas no campo NCM da rotina de Cadastros > Produtos.
- Passo 9:
Acesse Cadastros > Geral > Estados deve ser informada a Alíquota de ICMS Interna e Externa para Sigla "EX".
- Passo 10:
Tipo de Lançamento de Nota Fiscal de Importação
Acesse Cadastros > Tipos de Lançamento:
- Tipo Global : Selecione o cadastro que utiliza para emissão de notas fiscal eletrônica que (NF-e Mod.55) SEFAZ;
- Tipo: Selecione a opção "Nota Fiscal de Importação";
- Descrição: Nota Fiscal de Entrada de Importação
- Passo 11:
Acesse Cadastros > Configuração de Compras > Frete, deve ser parametrizado como o Valor do frete irá compor as Bases e em quais serão somados:
- Passo 12:
Acesse Cadastros > Configuração de Compras > N.F Compra - Itens, deve ser informado a quantidade de casas decimais para os Valores conforme necessidade.
- Passo 13:
Esta mesma Configuração deve ser realizada no Módulo Vendas/Faturamento pois a transmissão da NF-e é feita neste módulo.
Acesse Cadastros > Configuração Venda > Configurações: NFs de Vendas - Itens, deve ser informado a quantidade de casas decimais para os Valores conforme necessidade.
- Passo 14:
Acesse Cadastros > Configuração de Compras > Importação:
- Aplicar alíquota diferida na Base de ICMS de Importação: Habilitar está opção e o sistema aplicará a Alíquota diferida na base de ICMS nas Notas Fiscais de Importação, aplicando o percentual de redução informado.
- Forma de rateio para notas fiscais de Importação : selecionar a opção "Valor".
- Passo 15:
Inclusão da Nota Fiscal de Importação com Diferimento Parcial do ICMS - Estado do Paraná