ECD e ECF - Empresas Sociedade em Conta de Participação (SCP) - Como parametrizar no sistema a partir do plano de contas
Ultima Atualização: 22/08/2024 Artigo de código : 12888        
Segue abaixo as parametrizações no sistema para a geração da ECD para Sociedade em Conta de Participação - SCP.
Existem 03 formas de gerar no sistema:
A partir do Plano de Contas:
Criar no plano de contas da sócia ostensiva as contas específicas para cada SCP. Para conferir, CLIQUE AQUI.
A partir do Centro de Custo:
Criar um centro de custos específico para cada SCP. Para conferir, CLIQUE AQUI.
Cadastrar Empresas Individualmente Por SCP e Ostensiva:
Criar a base de dados totalmente separada para contabilização dos lançamentos de cada SCP e Ostensiva. Para conferir, CLIQUE AQUI.
Neste material será tratado a partir do plano de contas. Contas Específicas para cada SCP no Plano de Contas do Sócio Ostensivo:
Nessa modalidade de tratamento, os lançamentos da SCP e da sócia ostensiva estão dentro da mesma base de dados/empresa, mas no plano de contas da empresa há grupos de contas específicas para cada SCP.
Embora seja uma modalidade bastante comum, a geração da ECD se torna um pouco mais complexa, pois é necessário que para cada SCP, estejam fechando os saldos do Ativo e Passivo, pois é gerado na ECD o Balanço Patrimonial e DRE referente a cada SCP.
PASSO 1
No Módulo Fiscal, iremos cadastrar a SCP. Acesse em "Cadastros > SCP/Fundo ou clube de investimento", no campo "Classificação da Entidade" informe o código "4 - Sociedade em conta de participação".
PASSO 2
No Menu "Cadastros > Plano de Contas", é necessário efetuar a vinculação das contas das SCPs do plano de contas. O campo "Codigo da SCP/FCI" ficará habilitado apenas quando houver SCPs cadastradas na Módulo Fiscal, e somente para as contas analíticas.
Exemplo:
Observações:
Todos os lançamentos efetuados nas contas vinculadas a uma SCP, serão gerados na ECD/ECF quando informado para geração o código dessa SCP. Estes lançamentos não constarão na ECD do Sócio Ostensivo.
Lembrando mais uma vez que a contabilidade de cada SCP, deverá ser fechado Ativo e Passivo, e isso vale inclusive para os lançamentos de transferência de resultados. Portanto, a conta do Patrimônio Líquido deve possuir uma conta para cada SCP, além da conta do Sócio Ostensivo.
Exemplo:
Atenção: Para isso, é necessário que cada código SCP tenha sua conta contábil de Lucro/Prejuízo cadastrado no plano de contas.
Efetue a contabilização dos lançamentos normalmente durante o ano na contabilidade. Poderá utilizar os relatórios por SCP, para visualizar individualmente os dados de cada SCP e Ostensiva.
Acesse "Relatórios > Por SCP", onde estará disponível os relatórios abaixo.
Balancete Mensal Por SCPBalanço Patrimonial Por SCPDiário Por SCPDRE Por SCP
PASSO 3
Realize a transferência de resultados. "Menu Módulos > Transferência de Resultados".
Inicie a transferência de resultando efetuando o encerramento da OSTENSIVA.
Exemplo:
Após efetue a transferência de resultado de cada uma das SCP's.
Exemplo:
Importante: Além de realizar o Encerramento do Período Pela Sócio Ostensiva, precisará efetuar o Enceramento de cada uma das SCP's, respeitando sempre o período de apuração ANUAL ou TRIMESTRAL, para cada uma.
PASSO 4
Nesse passo iremos ver a apuração das demonstrações contábeis e ageração do arquivo da ECD separados por ostensiva e SCP. É importante sinalizar, que para geração da ECD e ECF as empresas que possuem SCP e Ostensiva, que seja seguido os seguintes passos.
Importante: Para seguir com os procedimentos abaixo, a contabilidade deverá estar em dia, ou seja, sem diferenças de lançamentos, com o exercício encerrado e os parâmetros do plano referencial vinculado corretamente nas contas contábeis.
Apuração das Demonstrações Contábeis e Geração do Arquivo - Ostensiva.
Acesse o "Menu Módulos > SPED > Apuração das Demonstrações Contábeis".
Nesse momento, não informamos nenhum código no campo “Código SCP”.
Sempre habilite a opção “Excluir Demonstrações já Geradas nesse Exercício”.
A partir do Lote de Transferência, definimos a Apuração das Demonstrações, por exemplo, se será Anual ou Trimestral, escolha a opção conforme a forma de encerramento do exercício realizado na transferência de resultado.
Para geração do arquivo, acesse em "Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD".
No campo "Tipo ECD", informe o código “1- Empresa participante de SCP como Sócio Ostensivo”.
Na aba “Demonstrações Contábeis”, habilite para ser gerado as demonstrações que compõem o Bloco J.
Apuração das Demonstrações Contábeis e Geração do Arquivo - SCP.
Acesse o "Menu Módulos > SPED > Apuração das Demonstrações Contábeis".
No campo "Código da SCP", informe o código da SCP conforme criada no Módulo Fiscal.
Sempre habilite a opção “Excluir Demonstrações já Geradas nesse Exercício”.
A partir do Lote de Transferência, definimos a Apuração das Demonstrações, por exemplo, se será Anual ou Trimestral, escolha a opção conforme a forma de encerramento do exercício realizado na transferência de resultado.
Para geração do arquivo, acesse em "Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD".
No campo "Tipo ECD", informe o código “2- Sociedade em Conta de Participação”.
No campo "Código da SCP", informe o código da scp conforme criada no Módulo Fiscal.
Na Aba “Demonstrações Contábeis”, habilite para ser gerado as demonstrações que compõem o Bloco J.
PASSO 5
Nesse passo iremos ver a geração do arquivo da ECF separados por ostensiva e SCP. É importante sinalizar, que para geração da ECF para empresas que possuem SCP e Ostensiva, que seja seguido os seguintes passos.
Geração Arquivo ECF - Ostensiva.
Acesse em "Módulos > SPED > Escrituração Contábil Fiscal > Geração da ECF".
No campo "Tipo ECF", informe o código “1- ECF da empresa participante de SCP como Sócio Ostensivo” e no campo "Quantidade de SCP", informe a quantidade de SCP's que serão geradas posteriormente.
Geração Arquivo ECF - SCP.
Acesse em "Módulos > SPED > Escrituração Contábil Fiscal > Geração da ECF".
No campo "Tipo ECF", informe o código “2- ECF da SCP” e no campo "Código da SCP", informe o código da SCP a ser gerada a ECF.