Como Gerar um Arquivo Remessa de Contas a Pagar

Ultima Atualização: 22/07/2024    Artigo de código : 10262             

O que é Arquivo Remessa?

É um arquivo enviado pelo cliente para o Banco, contendo informações que são interpretadas pelo sistema Bancário. Algumas das informações que podem ser enviadas à partir de um Arquivo de Remessa são: Registrar ou dar Baixa em cobranças, como por exemplo: Pagar Títulos, Impostos ou Folha de Pagamento (Contas a Pagar)

O que é CNAB?

CNAB é a sigla de Centro Nacional de Informação Bancária.

O sistema Bancário utiliza um formato padrão para Receber e Enviar informações digitalmente. Atualmente existem dois tipos mais comuns de arquivos dentro do padrão FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) o CNAB 240 e o CNAB 400. CNAB é a sigla de Centro Nacional de Informação Bancária.


PASSO 1

Para utilizar o processo de Gerar Arquivo Remessa do Contas a Pagar, é necessário verificar primeiro se sistema de Controle Bancário está homologado para atender o CNAB que o seu Banco utiliza. Para esta consulta, acesse dentro do sistema Controle Bancário o menu "Configurações > botão Informações". Hoje o sistema atende a geração de Arquivo Remessa de Contas a Pagar somente para o Banco 237 - Bradesco - CNAB400.


PASSO 2

Após a conferência de Layout, para a geração do Arquivo Remessa, a princípio, é necessário solicitar ao Banco as seguintes informações:

a) Layout Arquivo Remessa/Retorno Atualizado;

b) Tipo de Carteira: Com ou Sem registro;

c) Listagem das Ocorrências do Arquivo Remessa e Ocorrências do Arquivo Retorno;


PASSO 3

Após obter as informações acima com o Banco, irá realizar o cadastro do Banco, primeiro no sistema Business Financeiro e depois no Business Controle Bancário.

a) CLIQUE AQUI para seguir o passo a passo de como cadastrar o Banco no Business Financeiro;

b) CLIQUE AQUI para seguir o passo a passo de como cadastrar o banco no Business Controle Bancário;


PASSO 4

Depois deverá realizar os seguintes cadastros, através do menu Cadastros, dentro do Business Controle Bancário.

a) CLIQUE AQUI para seguir o passo a passo de como Cadastrar as Instruções;

b) CLIQUE AQUI para seguir o passo a passo de como Cadastrar os Tipos de Carteira;

c) CLIQUE AQUI para seguir o passo a passo de como Cadastrar as Ocorrências do Remessa;

d) CLIQUE AQUI para seguir o passo a passo de como Cadastrar as Ocorrências do Retorno;


PASSO 5
Depois no Business Financeiro, ao lançar um Contas a Pagar, pelo menu "Processos > Contas a Pagar" para que o lançamento seja gerado no Arquivo Remessa, preencha o campo "Cód. Banco". Esse lançamento ficará no Business Financeiro com status "Em Aberto".


PASSO 6

Depois de lançar os títulos no Business Financeiro, deverá importar esses títulos no Business Controle Bancário. Para realizar a importação desses títulos, CLIQUE AQUI e siga os procedimentos.


PASSO 7

Acesse o menu "Contas a Pagar > Geração > Arquivo Remessa".


Irá abrir a tela de Geração de Arquivo Remessa, no campo Nro. Banco selecione o seu Bancopressione a tecla "Enter" do seu teclado, irá carregar as informações da Conta Corrente e Dígito.

A Data da Transmissão será preenchida com a data da máquina e o campo Tipo de Carteira é um campo de preenchimento opcional.

O campo Nro. Arquivo a Gerar será preenchido automaticamente e seguirá a sequência de acordo com as gerações.

Clique no botão "Gerar".

Irá apresentar a Confirmação: Confirma gerar arquivo para transmissão? Clique no botão "Sim".


Após confirmar a geração do arquivo, será apresentada a mensagem indicando o diretório onde o arquivo remessa foi gerado. Este diretório já foi cadastrado anteriormente através do menu "Outros > Configurações > aba Manutenção > campo: Diretório Programa de Banco (Geração)", e o sistema irá mostrar o mesmo caminho onde o arquivo foi salvo:


PASSO 8

Envie o Arquivo Remessa ao Banco para validações e aguarde o Arquivo Retorno para recepcioná-lo.

O Arquivo Remessa Gerado, terá as siglas de acordo com o Layout de cada Banco e sua extensão será identificada por "REM"

Dentro do prazo de aproximadamente 1 dia, o Banco fará a avaliação dos dados enviados pela Empresa usuária do sistema de Controle Bancário e encaminhará o Arquivo Retorno, aprovando ou não a Baixa dos Títulos de acordo com as Instruções.



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