Conciliação Bancária - Parte 1
Ultima Atualização: 22/11/2024 Artigo de código : 10481        
A finalidade da Rotina de Conciliação Bancária é Conciliar Lançamentos Importados do Extrato com a Contabilidade.
O sistema, fará importação de extratos bancários nas seguintes extensões "OFX e OFC" Deve ser solicitado ao Banco ou pelo Internet Bank.
Para realizar a conciliação bancária, siga as orientações e parâmetros descritos neste material.
Importante: Este material é dividido em três partes. É essencial seguir todas elas para garantir a correta execução do processo.
- Conciliação Bancária - Parte 1
- Conciliação Bancária - Parte 2
- Conciliação Bancária - Parte 3
Confira o vídeo com os procedimentos de cadastro descritos abaixo, CLIQUE AQUI.
Confira o vídeo com os procedimentos de automação descritos abaixo, CLIQUE AQUI.
CONFERÊNCIA: CADASTRO DO BANCO
No módulo Contabilidade, acesse em "Cadastros > Conciliação > Genéricos > Bancos". O sistema já possui o cadastro da grande maioria dos bancos conforme FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).
Se o banco ainda não estiver cadastrado no sistema, forneça um código válido para o cadastro, insira o nome do banco e a identificação no extrato.
Atenção: O campo "Identificação no Extrato" deve corresponder à TAG <BANKID> do extrato bancário. Certifique-se de que a identificação seja exatamente igual à do extrato.
Exemplo:
No cadastro do banco:
No extrato Bancário:
CADASTRO: HISTÓRICOS
No módulo Contabilidade, acesse,"Cadastros > Conciliação > Genéricos > Históricos". Nesta rotina, você pode cadastrar os Históricos que serão reconhecidos no extrato bancário. Dessa forma, ao importar o extrato, o sistema reconhecerá automaticamente a estrutura de lançamento conforme parametrizado nesta tela. É importante destacar que essa rotina é opcional.
Identificação no Extrato: Deve corresponder à TAG Informe tag <MEMO> do extrato, a partir da primeira posição, que permita identificar todos os lançamentos efetuados no extrato, ainda que com uma descrição mais extensa. CLIQUE AQUI para mais informações.
Complemento no Extrato: Se desejar, especifique a posição inicial e final da tag do extrato que deve ser usada como complemento no histórico para a geração do lançamento contábil.
Atenção: O campo "Identificação no Extrato" deve corresponder à TAG <MEMO> do extrato bancário. Certifique-se de que a identificação seja exatamente igual à do extrato.
Exemplo:
No Cadastro de Histórico:
No Extrato Bancário:
CADASTRO: CONTRAPARTIDA
Nessa rotina iremos cadastrar a contrapartida do Histórico criado no passo anterior. Para que o sistema reconheça o histórico no extrato e traga esse lançamento pré-montado.
Cadastro contrapartida: "Cadastros > Conciliação > Contrapartida"
Observação: Para saber como realiza o cadastro de histórico contábil CLIQUE AQUI.