Qualificação Cadastral Parâmetros eSocial

Aplicável a versão: 10.8

Ultima Atualização: 06/04/2021    Artigo de código : 13860             


Qualificação Cadastral é um procedimento necessário para o eSocial, que é disponibilizada para empresas que possuem o produto Solução eSocial tem a finalidade realizar consulta dos dados cadastrais dos funcionários, diretores, estagiários de forma automática. 


É um procedimento necessário para o eSocial, tem a finalidade realizar consulta dos dados cadastrais dos funcionários, diretores, estagiários de forma automática.

No Portal do Cliente, ao encaminhar uma nova admissão para o escritório contábil, a Plataforma  irá realizar o processo de consulta online no site do eSocial de forma automática.

 


Após cadastrar o escritório no menu Configurações > Cadastro e Parâmetros > Cadastro Genéricos > Empresa e Estabelecimento ou, o mesmo vir de integração pelo agendador de rotinas do Minha Gestão Contábil. 


Clique Aqui para ver a FAQ - Cadastro de Empresa - Escritório com mais detalhes.



Durante o cadastro do estabelecimento (escritório) vai habilitar a tela lateral esquerda com as opçõesParâmetros financeiros, parâmetros tributação, parâmetros faturamento, parâmetros contábeis, parâmetros eSocial e usuários.





Em Parâmetros eSocial poderá informar os clientes para realizar a Qualificação Cadastral (para quem possui a extensão).



No menu Usuário, adicione os usuários que terão acesso ao estabelecimento para visualização dos serviços e cadastros, conforme configurações de permissão.





Após clique em SALVAR no canto superior esquerdo e na opção VOLTAR para continuar o preenchimento do cadastro de empresa.


No menu Relacionamento, marque como deseja receber os alertas de não leitura dos clientes das publicações no portal de relacionamento.








Em Configurações Gerais são centralizadas as configurações gerais do sistema.






No painel Configurações Qualificação Cadastral, poderá marcar a opção “Realizar consulta automática à qualificação cadastral e selecionar a Periodicidade dessa consulta “Mensal, Bimestral, Trimestral, Semestral. Anual” o sistema fará a consulta direto no Portal do e-Social, apresentará a qualificação cadastral no Menu Relacionamento > Folha de Pagamento > Histórico de funcionário/estagiário/diretor.






RELACIONAMENTO ESOCIAL


O modulo Relacionamento eSocial, possibilita a integração, agilidade e comunicação de informações entre o cliente e escritório contábil. 

Dentro do Módulo Relacionamento, os menus: Relacionamento, CND , NCM , Escrituração Fiscal e Indicadores serão habilitados de acordo com o pacote adquirido com a AO3.


O Relacionamento eSocial possui as rotinas centralizadas no menu Folha de Pagamento.


Aqui será possível consultar a reabertura do movimento e verificar o histórico de funcionários e afastamentos enviados pelo cliente.






No menu Relacionamento> Folha de Pagamento> Histórico de Funcionários / Diretor / Estagiário





O escritório poderá verificar as Admissões, Alterações realizadas pelo cliente no Portal do Cliente e também a Qualificação Cadastral.


Alteração dos dados cadastrais, na tela de pesquisa é necessário informar o código do cliente para serem listados seus respectivos funcionários e, para verificar os detalhes das alterações, basta clicar no botão “Histórico ” ao lado do código de cada funcionário. Serão listados então os campos que foram alterados, o valor antigo, o valor novo, quem alterou, quem aceitou e etc.







A alteração realizada pelo cliente irá aparecer automaticamente no Folha de Pagamento onde será necessário processar e gravar o cadastro.





Após procedimento no Software contábil é integrado para o site do escritório a Alteração que foi realizada.


Clicando no ícone  Histórico




O campo Qualificação Cadastral o status será alterado conforme o retorno do portal do eSocial. Status Qualificação Cadastral



A nova admissão trará com o código “0” zero, nome, no campo situação mostrará o status “integrado, não integrado, alteração” a Plataforma não cria código de funcionário o mesmo é integrado do software contábil > folha de pagamento > Cadastro de funcionário.







No Software contábil > Folha de pagamento > em Utilitário > Solicitações da Plataforma


Abrirá a tela da Admissão eletrônica onde irá processar e após gravar o cadastro, o mesmo irá integrar para a Plataforma com o mesmo código que foi gravado o cadastro.









Ao clicar em Processar, vai abrir o cadastro do Funcionário para conferência dos dados antes de gravar.


No cadastro do funcionário preencha os campos que estão em negrito na aba Dados funcionais > Informações Obrigatórias, e clique em Gravar




Após o processo acima, constará na Plataforma conforme abaixo:

Situação - Integrado





Significado dos ícones referente a Situação da Qualificação Cadastral:





Configurações – Relacionamento eSocial


Para utilizar as rotinas do eSocial no relacionamento é necessário configurar os usuários dos clientes do escritório contábil, que terão acesso ao portal do cliente. Em configurações/cadastros e parâmetros/ relacionamento os itens: estrutura de pastas, tipo de documento e tipo de pendência são utilizadas apenas para quem possui o módulo relacionamento completo. 


Clique Aqui para ver a FAQ - Como realizar o cadastro de usuário Relacionamento (cliente)





Portal do Cliente - 



Atenção: As rotinas a seguir são destinadas ao Portal de Relacionamento – Portal do Cliente, ou seja, ao cliente do escritório contábil. 


Para acessar o Portal de Relacionamento digite o mesmo link informado pela empresa escritório em uma página da internet.

O padrão utilizado é: http://nomedoescritório.minhaplataformacontabil.com.br



O menu relacionamento permite o contato entre o cliente e o escritório contábil para admissões, afastamentos e digitação da folha de pagamento, através do item “Folha de Pagamento eSocial”





Neste menu encontremos a admissão de funcionários e diretores e a informações de verbas para folha de pagamento. 


Nessa tela poderá atualizar a qualificação, enviar pendência da qualificação, imprimir resultado da qualificação e imprimir a ficha cadastral. 







A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
13860