Durante o cadastro do estabelecimento (escritório) vai habilitar a tela lateral esquerda com as opções: Parâmetros financeiros, parâmetros tributação, parâmetros faturamento, parâmetros contábeis, parâmetros eSocial e usuários.
Em Parâmetros eSocial poderá informar os clientes para realizar a Qualificação Cadastral
(para quem possui a extensão).
No menu Usuário, adicione os usuários que terão acesso ao estabelecimento para
visualização dos serviços e cadastros, conforme configurações de permissão.
Após clique em SALVAR no canto superior esquerdo e na opção VOLTAR para continuar o
preenchimento do cadastro de empresa.
No menu Relacionamento, marque como deseja receber os alertas de não leitura dos
clientes das publicações no portal de relacionamento.
Em Configurações Gerais são centralizadas as configurações gerais do sistema.
No painel Configurações Qualificação Cadastral, poderá marcar a opção “Realizar consulta
automática à qualificação cadastral e selecionar a Periodicidade dessa consulta “Mensal,
Bimestral, Trimestral, Semestral. Anual” o sistema fará a consulta direto no Portal do e-Social,
apresentará a qualificação cadastral no Menu Relacionamento > Folha de Pagamento > Histórico
de funcionário/estagiário/diretor.
RELACIONAMENTO ESOCIAL
O modulo Relacionamento eSocial, possibilita a integração, agilidade e comunicação de
informações entre o cliente e escritório contábil.
Dentro do Módulo Relacionamento, os menus: Relacionamento, CND , NCM , Escrituração
Fiscal e Indicadores serão habilitados de acordo com o pacote adquirido com a AO3.
O
Relacionamento eSocial possui as rotinas centralizadas no menu Folha de Pagamento.
Aqui será
possível consultar a reabertura do movimento e verificar o histórico de funcionários e
afastamentos enviados pelo cliente.
No menu Relacionamento> Folha de Pagamento> Histórico de Funcionários / Diretor / Estagiário
O escritório poderá verificar as Admissões, Alterações realizadas pelo cliente
no Portal do Cliente e também a Qualificação Cadastral.
Alteração dos dados cadastrais, na tela de pesquisa é necessário informar o código do
cliente para serem listados seus respectivos funcionários e, para verificar os detalhes das
alterações, basta clicar no botão “Histórico ” ao lado do código de cada funcionário. Serão
listados então os campos que foram alterados, o valor antigo, o valor novo, quem alterou, quem
aceitou e etc.
A alteração realizada pelo cliente irá aparecer automaticamente no Folha de Pagamento
onde será necessário processar e gravar o cadastro.
Após procedimento no Software contábil é integrado para o site do escritório a Alteração
que foi realizada.
Clicando no ícone Histórico
O campo Qualificação Cadastral o status será alterado conforme o retorno do portal do eSocial.
Status Qualificação Cadastral
A nova admissão trará com o código “0” zero, nome, no campo situação
mostrará o status “integrado, não integrado, alteração” a Plataforma não cria código de
funcionário o mesmo é integrado do software contábil > folha de pagamento > Cadastro de
funcionário.
No Software contábil > Folha de pagamento > em Utilitário > Solicitações da Plataforma
Abrirá a tela da Admissão eletrônica onde irá processar e após gravar o cadastro, o mesmo
irá integrar para a Plataforma com o mesmo código que foi gravado o cadastro.
Ao clicar em Processar, vai abrir o cadastro do Funcionário para conferência dos dados antes de gravar.
No cadastro do funcionário preencha os campos que estão em negrito na aba Dados
funcionais > Informações Obrigatórias, e clique em Gravar
Após o processo acima, constará na Plataforma conforme abaixo:
Situação - Integrado
Significado dos ícones referente a Situação da Qualificação Cadastral:
Configurações – Relacionamento eSocial
Para utilizar as rotinas do eSocial no relacionamento é necessário configurar os usuários dos
clientes do escritório contábil, que terão acesso ao portal do cliente. Em configurações/cadastros
e parâmetros/ relacionamento os itens: estrutura de pastas, tipo de documento e tipo de
pendência são utilizadas apenas para quem possui o módulo relacionamento completo.
Clique Aqui para ver a FAQ - Como realizar o cadastro de usuário Relacionamento (cliente)
Portal do Cliente -
Atenção: As rotinas a seguir são destinadas ao Portal de Relacionamento – Portal do Cliente,
ou seja, ao cliente do escritório contábil.
Para acessar o Portal de Relacionamento digite o mesmo link informado pela empresa
escritório em uma página da internet.
O padrão utilizado é: http://nomedoescritório.minhaplataformacontabil.com.br
O menu relacionamento permite o contato entre o cliente e o escritório contábil para
admissões, afastamentos e digitação da folha de pagamento, através do item “Folha de Pagamento
eSocial”
Neste menu encontremos a admissão de funcionários e diretores e a informações de verbas
para folha de pagamento.
Nessa tela poderá atualizar a qualificação, enviar pendência da qualificação, imprimir resultado da
qualificação e imprimir a ficha cadastral.