O erro em questão ocorre em razão dos seguintes fatores:
1 - A conta contábil mencionada na validação de erros da ECD Anterior, não foi cadastrada no Registro I157 da ECD Atual;
2 - A conta contábil mencionada da ECD Anterior, pode ter sido cadastrada incorretamente no Registro I157 da ECD Atual;
3 - O valor informado no Registro I157 da ECD Atual, não confere, com o valor da ECD Anterior.
Para isso, basta fazer as seguintes verificações:
O erro, foi apontado na Conta 1.1.1.02.0008, que se refere a ECD Anterior:
Para identificar se o cadastro desta Conta Contábil da ECD Anterior, foi cadastrada corretamente no Registro I157, basta conferir o Arquivo da ECD Anterior e ECD Atual, ou se preferir, na própria mensagem do validador, será apontado a Conta Contábil e o Saldo Final desta conta que esta na ECD Anterior que deve existir no Registro I157 da ECD Atual.
Analisando a ECD Anterior, busque pela conta apontada no Relatório de Erros da Validação. No exemplo abaixo, buscamos pela conta 1.1.1.02.0008
Analisando a ECD Atual, devemos buscar por essa Conta Contábil "1.1.1.02.0008", no Registro I157
Atenção:
O erro na validação ocorre devido à inconsistência na estrutura da conta contábil.
Mesmo com o Registro I157 e o valor devidamente informado, a falha está relacionada à forma como as contas foram estruturadas. Na ECD anterior, as contas contábeis estavam cadastradas com pontuação (exemplo: 1.01.01), enquanto no Registro I157 da ECD atual, essas mesmas contas foram registradas sem essa pontuação.
Essa divergência entre a estrutura das contas é suficiente para causar erro na validação.
É fundamental que o preenchimento do Registro I157 na ECD atual seja exatamente igual ao cadastro do plano de contas e dos valores informados na escrituração anterior. Qualquer diferença - mesmo que mínima - resultará em falhas na validação.