ECD - Erro - Registro C155 / I157 - A Conta / Centro de Custo com saldo final diferente de zero foi recuperada de escrituração anterior (consta no Registro C155) e não existe no primeiro mês da escrituração atual (no Registro I155 ou I157)

Ultima Atualização: 04/08/2025    Artigo de código : 14410             

Em validação do Arquivo da ECD após a Recuperação da ECD Anterior, caso ocorra o erro:

Mensagem: A Conta/Centro de Custo ...../ com saldo final diferente de zero foi recuperada de escrituração anterior (consta no Registro C155) e não existe no primeiro mês da escrituração atual (no Registro I155 ou I157


É importante que o usuário saiba, que este erro esta relacionado a divergências entre a ECD Anterior (recuperada) e a ECD Atual. Portando é importante que seja analisado as seguintes situações, antes de seguir com os procedimentos de correção:


Situação 1: Se a ECD Anterior, foi enviada por um outro software, outro contador e hoje esta sendo realizada pelo Sistema Office Contábil, neste caso, será necessário cadastrar o Registro I157 na Contabilidade Atual, para fazer a Transferência de Saldo entre o Plano Anterior e Plano Atual, para saber mais sobre este cadastro CLIQUE AQUI.

Situação 2: Se a ECD Anterior foi feita pelo mesmo software que a ECD Atual, ou seja, ambos anos foram feitos pelo mesmo sistema, e após a Recuperação da ECD Anterior dentro do PGE, acusa  erros no Registro C155. Significa que, existem diferenças de valores entre os arquivos.  Isso pode acontecer, quando ocorrem alterações de saldos, lançamentos após a recuperação da ECD Anterior, fazendo com que o cenário atual da contabilidade, fique diferente do que foi enviado da ECD Anterior.
A solução para este erro, seria a Substituição da ECD Anterior, para maiores informações de como substituir CLIQUE AQUI.

O erro em questão ocorre em razão dos seguintes fatores:
1 - A conta contábil mencionada na validação de erros da ECD Anterior, não foi cadastrada no Registro I157 da ECD Atual;
2 - A conta contábil mencionada da ECD Anterior, pode ter sido cadastrada incorretamente no Registro I157 da ECD Atual;
3 - O valor informado no Registro I157 da ECD Atual, não confere, com o valor da ECD Anterior.

Para isso, basta fazer as seguintes verificações:

O erro, foi apontado na Conta 1.1.1.02.0008, que se refere a ECD Anterior:



Para identificar se o cadastro desta Conta Contábil da ECD Anterior, foi cadastrada corretamente no Registro I157, basta conferir o Arquivo da ECD Anterior e ECD Atual, ou se preferir, na própria mensagem do validador, será apontado a Conta Contábil e o Saldo Final desta conta que esta na ECD Anterior que deve existir no Registro I157 da ECD Atual.

Analisando a ECD Anterior, busque pela conta apontada no Relatório de Erros da Validação. No exemplo abaixo, buscamos pela conta  1.1.1.02.0008



Analisando a ECD Atual, devemos buscar por essa Conta Contábil "1.1.1.02.0008", no Registro I157


Atenção:
O erro na validação ocorre devido à inconsistência na estrutura da conta contábil.
Mesmo com o Registro I157 e o valor devidamente informado, a falha está relacionada à forma como as contas foram estruturadas. Na ECD anterior, as contas contábeis estavam cadastradas com pontuação (exemplo: 1.01.01), enquanto no Registro I157 da ECD atual, essas mesmas contas foram registradas sem essa pontuação.

Essa divergência entre a estrutura das contas é suficiente para causar erro na validação.
É fundamental que o preenchimento do Registro I157 na ECD atual seja exatamente igual ao cadastro do plano de contas e dos valores informados na escrituração anterior. Qualquer diferença - mesmo que mínima - resultará em falhas na validação.




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