CT-e Globalizado
Ultima Atualização: 23/07/2024 Artigo de código : 15803        
Vai emitir o seu primeiro CT-e Globalizado pelo sistema ou já emitiu anteriormente mas se esqueceu e precisa de uma ajudinha? Tudo bem, o sistema é bem simples e eu vou te explicar esse passo a passo, mas não se esqueça de verificar antes com a sua contabilidade (serviço de consultoria tributária) os dados tributários do seu CT-e, vamos lá!
Importante: Ainda não se registrou no IOB Emissor? Tudo bem, CLIQUE AQUI e veja como realizar o primeiro acesso.
Se você já se registrou, porém não se recorda da sua senha de acesso ao sistema CLIQUE AQUI e veja como realizar a recuperação da senha.
Já se registrou, porém não sabe como acessar o sistema? CLIQUE AQUI para acessar a página de acesso ao ao³ emissor.
Se ainda não configurou o seu CT-e CLIQUE AQUI e veja o passo a passo.
PASSO 1
Acesse o menu "Emissão de Notas > Conhecimento de Transporte (CTe)".
PASSO 2
Agora clique em "Novo Conhecimento de Transporte".
PASSO 3
Ao abrir a digitação do CT-e note que vai estar na aba "Geral". Para emitir o CT-e Globalizado basta selecionar a opção como apresenta na imagem.
PASSO 4
Nessa etapa selecione o "Tipo do CT-e":
0- CT-e Normal: É a versão mais comum do documento, utilizada para registrar todos os serviços de transporte intermunicipais.
1- CT-e de Complemento de Valores: Só deve ser utilizado quando o objetivo é complementar (aumentar)o valor do serviço (frete) ou o valor do ICMS.
2- CT-e de Anulação: Seu uso é indicado quando não é possível cancelar ou enviar uma carta de correção para outro CT-e emitido anteriormente
3-Cte de Substituição: Seu uso é indicado para substituir o CT-e anulado.
PASSO 5
Informe o "Tipo de Serviço".
0- Normal: Emissão normal do CT-e.
1-Subcontratação: É a Terceirização total do serviço do Transporte. Exemplo: Transportadora A contrata a Transportadora B para realizar a entrega.
2- Redespacho: Aplica-se quando existem duas transportadoras que dividem o percurso dessa entrega, independente se ela for inicial, intermediária ou final do transporte.
3- Redespacho Intermediário: Ocorre quando existem três transportadoras na operação. Transportadora A realiza o transporte até determinado ponto e entrega a mercadoria a Transportadora B, que realiza o transporte até determinado ponto e entrega a mercadoria a Transportadora C, que realiza o transporte até o destino final. Nesse caso o Redespacho Intermediário é da Transportadora B.
PASSO 6
Atenção: Verifique a data máxima retroativa aceita pela Sefaz do seu estado na emissão do CT-e.
A "Data e Hora de Emissão" são geradas automaticamente conforme o relógio da sua máquina, porém você pode editar esse campo manualmente.
PASSO 7
Clique na setinha e selecione o "CFOP" que será utilizado nessa operação.
PASSO 8
No campo "Natureza" você deve informar a natureza da operação que será utilizada nesse CT-e. Caso já tenha cadastrado sua Natureza você pode digitar o nome e selecionar a Natureza desejada nas opções que serão apresentadas.
Caso precise cadastrar uma nova Natureza CLIQUE AQUI e veja o passo a passo.
Atenção: Você também pode cadastrar uma nova Natureza clicando no botão + do campo de Natureza.
PASSO 9
Informe as "Cidade de Início da Prestação" e "Cidade do Final da Prestação", lembre-se de digitar o nome da cidade no campo desejado e selecionar através das opções apresentadas pelos sistemas.
PASSO 10
Selecione o tipo de "Tomador do serviço".
Atenção: O Tomador é quem paga o Transporte.
PASSO 11
Informe o Remetente e o Destinatário do CT-e, caso já tenha cadastrado basta digitar o nome no campo correspondente e selecionar para ser vinculado ao seu CT-e.
Se ainda não cadastrou o seu Remetente/Destinatário CLIQUE AQUI e siga o passo a passo.
Você também pode cadastrar o Remetente/Destinatário clicando no botão + desse campo.
PASSO 12
Agora clique na aba "Informação da Carga", no campo da Carga informe o "Valor da Carga", "Produto Predominante" e "Outras Características do Produto".
Em "Quantidade de carga" selecione o "Código de Unidade de Medida", informe o "Tipo de Medida" e a "Quantidade de Carga".
PASSO 13
Clique na aba "Rodoviário" e informe o "RNTRC".
PASSO 14
Clique na aba "Informação de Documentos".
No campo de Documentos selecione o "Tipo de documento" que será referenciado ao CT-e: Notas Fiscais, Notas Fiscais Eletrônicas ou Outros Documentos, após insira os dados correspondentes ao tipo de documento selecionado.
Para Notas Fiscais Eletrônicas: Informe os 44 dígitos que compõem a chave de acesso da NF-e, lembre-se de informar apenas números (sem pontos ou espaços). Sendo necessário informar no mínimo 5 chaves de NF-e.
PASSO 15
Clique na aba "Cobranças", você deve informar o "Valor Total da Prestação do Serviço", "Valor a Receber" e o "Valor aproximado dos tributos".
Selecione o "CST/CSOSN ICMS" da operação.
Todos os campos a serem preenchidos nessa etapa são de orientação legal/jurídica, sendo assim orientamos que consulte o seu serviço de Consultoria Tributária (Contabilidade).
PASSO 16
Agora clique na aba "Faturas" (se houver).
Informe o "Número" da fatura, "Valor de origem", "Valor de Desconto" (se houver) e o Valor total da fatura.
No campo "Prestações" ao lançar uma prestação logo abaixo será habilitado o campo para inserir a próxima prestação da Fatura.
Lembre-se: O valor Total das faturas não pode exceder o Valor Total do seu serviço.
PASSO 17
Para transmitir o CT-e clique em "Salvar", "Validar" e "Emitir".
Salvar: Salvará as informações digitadas e a nota ficará armazenada na Aba Principal como Rascunho.
Validar: Fará a validação de todas as informações de preenchimento obrigatório do CT-e, caso algum campo esteja em branco o sistema acusará o campo.
Voltar: Utilize caso queira sair da digitação e consultar alguma informação em Cadastros ou Configuração.
Dacte: Poderá visualizar, para fins de conferência, todos os dados inseridos no CT-e no leiaute da DACTE – Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico. Ainda sem valor fiscal, pois o documento não foi enviado para autorização.
XML: Gere do XML para conferência. Ainda sem valor fiscal, pois a nota não foi enviada para autorização.
Emitir: Conclua a emissão enviando ao portal da Receita Federal. Essa deve ser a última etapa para a realização da nota fiscal.
Importante: Após salvar o CT-e você pode clicar em Dacte para abrir a pré-visualização do documento antes da sua autorização, os dados inseridos no CT-e são de responsabilidade do emitente, portanto orientamos que sempre confira os dados antes de realizar a transmissão do documento.
Todos os documentos em rascunho apresentam o número do CT-e como 1, pois o mesmo ainda não possui valor fiscal, o sistema irá atribuir a numeração do seu CT-e quando você clicar em emitir e ele entrar em processamento, os próximos CT-e vão seguir a sequência da numeração informada no menu "Configurações > Conhecimento de Transporte".
Ao finalizar a transmissão se as informações estiverem corretas e a Sefaz autorizar o CT-e, o mesmo apresentará a situação Autorizada no canto superior direito.
Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu IOB Emissor.
Saiba que foi um prazer te ajudar, até breve!