Documentos Fiscais Eletrônicos - Funcionalidades
Ultima Atualização: 12/12/2024 Artigo de código : 16174        
O Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) facilita a automatização da captura, centralização, organização e armazenamento dos documentos fiscais. Com este sistema, é possível acessar os documentos fiscais de qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, realiza a validação desses documentos, oferecendo uma visão financeira simplificada e garantindo a conformidade dos documentos fiscais recebidos ou emitidos.
ACESSO
Acesse o IOB ONLINE, CLIQUE AQUI.
Na tela, clique no menu localizado no canto superior esquerdo e acesse "Tributária > Documentos Fiscais".
MENU - INDICADORES DFe
Por meio desta tela, é possível visualizar de forma geral os dados do plano, a quantidade de documentos fiscais, os 5 principais CNPJs em volumetria, entre outros.
MENU - PRIMEIROS PASSOS
Este menu tem como finalidade auxiliar o usuário no primeiro uso do sistema, oferecendo suporte no cadastro da empresa, vínculo do certificado digital, entre outros.
MENU - DF-e
Nesta tela, serão listadas todas as notas fiscais recepcionadas pela busca e armazenadas manualmente, de acordo com os filtros informados e a data de emissão. As colunas da tela podem ser ajustadas clicando em "Colunas". Para uma busca correta, é necessário realizar o Cadastro da Empresa e habilitar a Captura de Notas Fiscais.
Importante: Integração de Notas Fiscais no Sistema IOB Emissor ou Business
Caso a empresa utilize os sistemas IOB Emissor ou Business, as notas fiscais modelo 55 (NF-e) e modelo 65 (NFC-e) serão integradas de forma automática ao sistema. Após o cadastro da empresa no sistema, a recepção dessas notas fiscais eletrônicas (NF-e e NFC-e) ocorrerá diretamente no DF-e
MENU - IMPORTAÇÃO
Para realizar o armazenamento manual de uma nota fiscal, arraste ou selecione o arquivo a ser importado. Caso seja enviado um XML que não contenha a empresa cadastrada, o sistema apresentará a opção de cadastrar a empresa utilizando os dados do XML.
MENU - FECHAMENTO MENSAL
Após o armazenamento, as notas ficam disponíveis para download. Informe a empresa que deseja extrair os dados, o tipo de documento e a categoria. Para finalizar, clique em "Download" no canto inferior da tela.
Importante: Caso utilize o sistema fiscal, utilize a integração. Para mais informações, CLIQUE AQUI.
MENU - APP SYNC
App Sync é a extensão do Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e), para clientes, para realizar Upload de notas fiscais para armazenamento.
Importante: Para saber mais informações sobre essa rotina, CLIQUE AQUI.
MENU - EMPRESAS
Por meio deste menu, realiza-se a gestão das empresas, incluindo o cadastro de certificado, regime tributário, entre outros. Para mais informações sobre o cadastro de empresas, CLIQUE AQUI.
MENU - CERTIFICADOS
Por meio desta rotina, é possível visualizar os certificados digitais cadastrados, bem como o dashboard com informações sobre certificados vencidos, que vencem hoje ou vencerão em 7 dias. Isso facilita a organização dos certificados digitais.
MENU - CONFIGURAÇÕES
Por meio deste menu, é possível cadastrar um e-mail para a captura de XMLs para armazenamento, além de configurar o e-mail próprio para o envio de e-mails do sistema, como o envio de notas fiscais.
Para saber mais sobre a rotina: Configurações - e-mail de envio.
Para saber mais sobre a rotina: Captura de notas - Via e-mail.
MENU - VOLUMETRIA DE NOTAS
A volumetria de notas exibe um dashboard com as empresas cadastradas no sistema e suas emissões, conforme o ano ou período informado no filtro de busca.
MENU - DIAGNÓSTICO TRIBUTÁRIO
Ao configurar o validador tributário, o sistema emite o diagnóstico tributário conforme o período informado na busca, apresentando os valores e gráficos comparativos dos impostos não recolhidos ou recolhidos com divergência.