[Reforma Tributária] Preenchimento do CBS/IBS na Nota Fiscal
Ultima Atualização: 02/12/2025 Artigo de código : 17559        
Este processo descreve a inclusão de uma nova nota fiscal, focando na inserção de produtos e no preenchimento dos novos campos de tributos da Reforma Tributária (IBS Estadual, IBS Municipal e CBS) no sistema IOB Business Faturamento.
Observação: Antes de iniciar a digitação deve ter a tag da "Reforma Tributária" marcada com "SIM" no "Tipo de Nota", conforme a instrução na FAQ de Cadastro do Tipo de Nota aba Reforma Tributária.
PASSO 1 - ACESSAR A DIGITAÇÃO DA NOTA FISCAL E INCLUIR NOVA NOTA
Acesse o módulo de Faturamento e vá para a opção "Nota Fiscal".
Na tela de Digitação de Notas, clique no botão "Incluir" para iniciar uma nova nota.

PASSO 2 - INFORMAR DADOS INICIAIS DA NOTA FISCAL
Nesta etapa, você preenche as informações essenciais da nota fiscal, como o Tipo de Nota e o Cliente/Fornecedor.
Tipo de Nota: No campo apropriado, informe o Tipo de Nota que foi previamente cadastrado.
Cliente/Fornecedor: Informe o código ou selecione o Cliente (para notas de saída/venda) ou o Fornecedor (para notas de entrada/compra)
Preencha os demais campos obrigatórios da nota

PASSO 3 - INSERIR PRODUTOS E PREENCHIMENTOS DOS TRIBUTOS DA REFORMA
Após preencher os dados principais, você adicionará os produtos ou serviços que fazem parte da operação.
Inserir Produto Cadastrado: Informe o código ou selecione o Produto/Serviço que já está cadastrado.
Importante: Se o produto tiver as informações da Reforma Tributária (IBS/CBS) previamente cadastradas, conforme a FAQ de cadastros de produto Cadastro de Produtos, o sistema fará o cálculo e o preenchimento automático dos novos tributos conforme o cadastrado na aba "Tributos > IBS/CBS" .
Caso o cadastro do produto não tenha as informações de IBS/CBS cadastradas previamente (ou se for necessário ajustar/informar manualmente), este passo detalha como acessar e preencher os novos campos.
Selecione o produto e aperte "Enter" para editar e depois acesse a aba "NF-e Impostos" e localize e clique na sub-aba "Reforma tributária".

Dentro da sub-aba "Reforma tributária", você preencherá os campos "CST - Situação Tributária" e "Classificação Tributária (cClass)".
Logo abaixo seguirá para os preenchimentos das abas "IBS Estadual, IBS Municipal, CBS, Tributação Regular, Crédito Presumido e Tributação Governamental" para informar os novos tributos. Clique em cada uma delas para preencher os dados:

Observação: Os campos das abas tem as mesmas informações de preenchimento, o que muda são as informações a serem preenchidas de acordo com orientação do seu consultor fiscal.
O Valor do Imposto será calculado pelo sistema com base na base de cálculo e na alíquota.
Preencha quaisquer outros campos relevantes exigidos pela legislação.
Observação: Caso a nota tenha mais de um item, repita o processo para todos os produtos/serviços da nota.
Importante: Lembre-se que, dependendo do regime tributário de sua empresa e do cronograma de implementação oficial, o preenchimento dos novos campos pode ser facultativo ou obrigatório a partir de datas específicas. Consulte sua contabilidade para orientações.
PASSO 4 - PREENCHIMENTO AUTOMÁTICO DOS CAMPOS
O sistema irá trabalhar de forma automática quando preencher um CST e uma cClass especificas, conforme descrito na Tabela de CST e Classificações Tributárias.
Para acessar a tabela clique no ícone de informação descrito na imagem abaixo.

Como exemplo utilizaremos duas situações.
1) Se usar o CST 200 com Aliquota Reduzida, ele irá puxar automaticamente a redução conforme a tabela abaixo.
No caso utilizaremos a cClass 200051, onde a porcentagem de redução é de 40% conforme a "Tabela de CST e Classificações Tributárias"

Ao colocar a cClass 200051 o campo de "Redução de Alíquota" será alterado automaticamente para "Sim" e o campo "Redução %" será preenchido automaticamente com a porcentagem indicada na tabela, no caso, 40%

2) Se utilizar o CST 510 de "Diferimento", ao preencher a "cClass" será alterado automaticamente o campo "Diferimento" de "Não" para "Sim", sem a necessidade de alterar o campo manualmente, e será habilitado o campo de "Percentual %" para informar a porcentagem do diferimento.

ABA TRIBUTAÇÃO REGULAR
Os campos serão habilitados para preenchimento conforme o CST e cClass preenchidos.
No exemplo abaixo, ao preencher o CST com "550 - Suspensão" e a "cClass 55001", ele automaticamente irá alterar o campo "Tributação Regular" para "Sim" e os campos abaixo serão habilitados para preenchimento.

ABA CRÉDITO PRESUMIDO
Da mesma forma que a aba "Tributação Regular", os campos do "Crédito Presumido" serão habilitados para preenchimento conforme o CST e cClass preenchidos.
No exemplo, ao preencher o CST com "000 - Tributação Integral" e a "cClass 000003", ele automaticamente irá alterar o campo "Crédito Presumido" para "Sim" e os campos abaixo serão habilitados para preenchimento.

ABA TRIBUTAÇÃO GOVERNAMENTAL
A aba Tributação Governamental, ao marcar a opção como "Sim", é necessário preencher os campos de alíquota.

Importante: Ela não está vinculada a nenhuma das outras abas mostradas acima, portanto ao preencher os campos é necessário se atentar a preencher também o campo "Dados NF-e" conforme imagens abaixo.

PASSO 5 - CONCLUIR E GRAVAR A NOTA FISCAL
Após preencher as informações de tributos de todos os produtos, clique em "Calcula Nota Fiscal" para que o sistema puxe as informações de todos os produtos e calcule os novos impostos.
Ao finalizar todos os itens e conferir as demais informações da NF-e (Totais, Transporte, Cobrança, etc.), clique em "Grava" no rodapé da Digitação de Notas para salvar a nota fiscal.

A nota estará pronta para ser transmitida.