[Reforma Tributária] Preenchimento do CBS/IBS na Nota Fiscal

Ultima Atualização: 02/12/2025    Artigo de código : 17559             

Este processo descreve a inclusão de uma nova nota fiscal, focando na inserção de produtos e no preenchimento dos novos campos de tributos da Reforma Tributária (IBS Estadual, IBS Municipal e CBS) no sistema IOB Business Faturamento.

Observação: Antes de iniciar a digitação deve ter a tag da "Reforma Tributária" marcada com "SIM" no "Tipo de Nota", conforme a instrução na FAQ de Cadastro do Tipo de Nota aba Reforma Tributária.

PASSO 1 - ACESSAR A DIGITAÇÃO DA NOTA FISCAL E INCLUIR NOVA NOTA

Acesse o módulo de Faturamento e vá para a opção "Nota Fiscal". 

Na tela de Digitação de Notas, clique no botão "Incluir" para iniciar uma nova nota.


PASSO 2 - INFORMAR DADOS INICIAIS DA NOTA FISCAL

Nesta etapa, você preenche as informações essenciais da nota fiscal, como o Tipo de Nota e o Cliente/Fornecedor.

Tipo de Nota: No campo apropriado, informe o Tipo de Nota que foi previamente cadastrado.

Cliente/Fornecedor: Informe o código ou selecione o Cliente (para notas de saída/venda) ou o Fornecedor (para notas de entrada/compra)

Preencha os demais campos obrigatórios da nota

PASSO 3 - INSERIR PRODUTOS E PREENCHIMENTOS DOS TRIBUTOS DA REFORMA

Após preencher os dados principais, você adicionará os produtos ou serviços que fazem parte da operação.

Inserir Produto Cadastrado: Informe o código ou selecione o Produto/Serviço que já está cadastrado.
Importante: Se o produto tiver as informações da Reforma Tributária (IBS/CBS) previamente cadastradas, conforme a FAQ de cadastros de produto Cadastro de Produtos, o sistema fará o cálculo e o preenchimento automático dos novos tributos conforme o cadastrado na aba "Tributos > IBS/CBS" .

Caso o cadastro do produto não tenha as informações de IBS/CBS cadastradas previamente (ou se for necessário ajustar/informar manualmente), este passo detalha como acessar e preencher os novos campos.

Selecione o produto e aperte "Enter" para editar e depois acesse a aba "NF-e Impostos" e localize e clique na sub-aba "Reforma tributária". 

Dentro da sub-aba "Reforma tributária", você preencherá os campos "CST - Situação Tributária" e "Classificação Tributária (cClass)".
Logo abaixo seguirá para os preenchimentos das abas "IBS Estadual, IBS Municipal, CBS, Tributação Regular, Crédito Presumido e Tributação Governamental" para informar os novos tributos. Clique em cada uma delas para preencher os dados:

Observação: Os campos das abas tem as mesmas informações de preenchimento, o que muda são as informações a serem preenchidas de acordo com orientação do seu consultor fiscal.
O Valor do Imposto será calculado pelo sistema com base na base de cálculo e na alíquota.

Preencha quaisquer outros campos relevantes exigidos pela legislação.

Observação: Caso a nota tenha mais de um item, repita o processo para todos os produtos/serviços da nota.

Importante: Lembre-se que, dependendo do regime tributário de sua empresa e do cronograma de implementação oficial, o preenchimento dos novos campos pode ser facultativo ou obrigatório a partir de datas específicas. Consulte sua contabilidade para orientações.

PASSO 4 - PREENCHIMENTO AUTOMÁTICO DOS CAMPOS

O sistema irá trabalhar de forma automática quando preencher um CST e uma cClass especificas, conforme descrito na Tabela de CST e Classificações Tributárias.

Para acessar a tabela clique no ícone de informação descrito na imagem abaixo.


Como exemplo utilizaremos duas situações.

1) Se usar o CST 200 com Aliquota Reduzida, ele irá puxar automaticamente a redução conforme a tabela abaixo.
No caso utilizaremos a cClass 200051, onde a porcentagem de redução é de 40% conforme a "Tabela de CST e Classificações Tributárias"



Ao colocar a cClass 200051 o campo de "Redução de Alíquota" será alterado automaticamente para "Sim" e o campo "Redução %" será preenchido automaticamente com a porcentagem indicada na tabela, no caso, 40%


2) Se utilizar o CST 510 de "Diferimento", ao preencher a "cClass" será alterado automaticamente o campo "Diferimento" de "Não" para "Sim", sem a necessidade de alterar o campo manualmente, e será habilitado o campo de "Percentual %" para informar a porcentagem do diferimento.

ABA TRIBUTAÇÃO REGULAR

Os campos serão habilitados para preenchimento conforme o CST e cClass preenchidos.
No exemplo abaixo, ao preencher o CST com "550 - Suspensão" e a "cClass 55001", ele automaticamente irá alterar o campo "Tributação Regular" para "Sim" e os campos abaixo serão habilitados para preenchimento.

ABA CRÉDITO PRESUMIDO

Da mesma forma que a aba "Tributação Regular", os campos do "Crédito Presumido" serão habilitados para preenchimento conforme o CST e cClass preenchidos.
No exemplo, ao preencher o CST com "000 - Tributação Integral" e a "cClass 000003", ele automaticamente irá alterar o campo "Crédito Presumido" para "Sim" e os campos abaixo serão habilitados para preenchimento.

ABA TRIBUTAÇÃO GOVERNAMENTAL

A aba Tributação Governamental, ao marcar a opção como "Sim", é necessário preencher os campos de alíquota.

Importante: Ela não está vinculada a nenhuma das outras abas mostradas acima, portanto ao preencher os campos é necessário se atentar a preencher também o campo "Dados NF-e" conforme imagens abaixo.

PASSO 5 - CONCLUIR E GRAVAR A NOTA FISCAL

Após preencher as informações de tributos de todos os produtos, clique em "Calcula Nota Fiscal" para que o sistema puxe as informações de todos os produtos e calcule os novos impostos.

Ao finalizar todos os itens e conferir as demais informações da NF-e (Totais, Transporte, Cobrança, etc.), clique em "Grava" no rodapé da Digitação de Notas para salvar a nota fiscal.

A nota estará pronta para ser transmitida.


FAQ's referenciadas:
[Reforma Tributária] Tabela de CST e Classificações Tributárias.
[Reforma Tributária] Cadastro de Produtos
[Reforma Tributária] Cadastro do Tipo de Nota
[Reforma Tributária] Preenchimento do CBS/IBS na Nota Fiscal



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
17559