Contas a Receber - Geração Arquivo Remessa

Ultima Atualização: 22/07/2024    Artigo de código : 2003             

O QUE É ARQUIVO REMESSA?

É um arquivo enviado pelo cliente para o Banco, contendo informações que são interpretadas pelo sistema Bancário. Algumas das informações que podem ser enviadas à partir de um Arquivo de Remessa são: Registrar ou dar Baixa em cobranças, como por exemplo: boletos ou débito automático (Contas a Receber). 


O QUE É CNAB?
CNAB é a sigla de Centro Nacional de Informação Bancária.

O sistema Bancário utiliza um formato padrão para Receber e Enviar informações digitalmente. Atualmente existem dois tipos mais comuns de arquivos dentro do padrão FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) o CNAB 240 e o CNAB 400


PASSO 1

Para utilizar o processo de Gerar Arquivo Remessa, é necessário verificar se sistema de Controle Bancário está homologado para atender o CNAB que o Banco utiliza. Para esta consulta, CLIQUE AQUI 


PASSO 2

Após a conferência de Layout e iniciar os cadastros no sistema, para a geração do Arquivo Remessa, a princípio, é necessário solicitar ao Banco:

a) Layout Arquivo Remessa/Retorno Atualizado

b) Tipo de Carteira: Com ou Sem registro

c) Listagem das Ocorrências do Arquivo Remessa e Ocorrências do Arquivo Retorno.


PASSO 3

Após obter as informações acima com o Banco, irá realizar o cadastro do Banco, no sistema Financeiro e depois no Controle Bancário.

CLIQUE AQUI para cadastrar o Banco no Financeiro, através do passo a passo.

CLIQUE AQUI para cadastrar o Banco no Controle Bancário, através do passo a passo.


PASSO 4

Realizar os seguintes cadastros, através do menu "Cadastros", clique nas indicações abaixo:

Cadastro de Instruções

Tipo de Carteira

Cadastro de Ocorrências - Remessa

Cadastro de Ocorrências - Retorno



PASSO 5

O documento que será gerado no Arquivo Remessa, é lançado através do Processo de "Contas a Receber" e ficará com status "Em Aberto".


Observação: Se este documento for utilizado para Emissão de Boleto pela Empresa, CLIQUE AQUI e siga o passo a passo.


PASSO 6

Para Importar os Títulos lançados no sistema Business Financeiro, que serão gerados na RemessaCLIQUE AQUI e siga passo a passo.


PASSO 7

Acesse o menu "Contas a Receber > Geração > Arquivo Remessa".

Selecione o Banco, pressione "Enter" para carregar a Conta Corrente e informe o Tipo Remessa (se necessário). Se selecionar o Tipo de Carteira, o campo Nro. Arquivo a Gerar será preenchido automaticamente, pois se trata de número sequencial.


Será apresentada a mensagem indicando o diretório onde o arquivo remessa foi gerado. Este diretório já foi cadastrado anteriormente através do menu "Outros > Configurações > aba Manutenção > campo: Diretório Programa de Banco (Geração)"onde o sistema irá mostrar o mesmo caminho onde o arquivo foi salvo:


Em seguida, envie ao Banco o arquivo Remessa para validações e aguarde o Arquivo Retorno para recepcioná-lo.

O Arquivo Remessa Gerado, terá as siglas de acordo com o Layout de cada Banco e sua extensão será identificada por ".REM". 

Dentro do prazo de aproximadamente 1 dia, o Banco fará a avaliação dos dados enviados pela Empresa usuária do sistema de Controle Bancário e encaminhará o Arquivo Retorno, aprovando ou não a Baixa dos Títulos de acordo com as Instruções.



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