Digitação de Nota Fiscal - Aba Manutenção
Ultima Atualização: 28/11/2025 Artigo de código : 7172        
Siga as orientações abaixo para realizar a digitação da nota fiscal.
PASSO 1
Ao abrir a aba "Manutenção" preencha os dados da nota.

Tipo de Nota: É necessário selecionar um "Tipo de Nota" para o sistema identificar a operação a ser realizada e os cálculos que devem ser feitos conforme o registrado no cadastro de tipo de nota. Caso queira preencher os impostos conforme calculados no "Pedido de Venda" informe "Não" no "Cadastro do Tipo de Nota > aba ICMS e IPI > opção Preencher impostos do item conforme o Tipo de Nota ao importar o Pedido de Venda?".
Cliente: Selecione o cliente a ser vinculado à nota. Após selecionar os dados e pressionar "Enter", a tela com os detalhes do cliente será exibida.
Para fechar, pressione "Enter" novamente.
Importante: No momento em que os dados são exibidos, verifique as informações para conferência antes de fechar a tela. Se alguma informação estiver incorreta, recomenda-se acessar o cadastro do cliente e fazer a alteração correspondente.
Data de Emissão e Saída: O sistema preenche automaticamente com base nos dados da máquina, mas é possível fazer alterações, se necessário.
Item Especial: O campo ITEM ESPECIAL destina-se ao preenchimento de valores de outras despesas acessórias na nota.
NF Impresso: Apenas utilizado para emissão de nota modelo 1 e 1 A (Formulário Contínuo), pode permitir ou bloquear a alteração das notas já impressas. O parâmetro "Alterar N.F. já Impressa?", pode ser alterado em "Outros > Configurações > aba Nota Fiscal".
Centro de Custo: Preencha o centro de custo correspondente à movimentação da nota fiscal. O preenchimento será obrigatório somente se em "Outros > Configurações > aba Máscara de Código", a opção "Campo obrigatório nos processos" estiver configurada como "Sim".
Departamento: Este campo é exibido apenas se a configuração da "Máscara de Código" do departamento foi realizada. Nesse caso, o preenchimento é obrigatório. Ao preencher, o produto da nota será alocado no departamento selecionado.
Frete: Indique se o frete será "Pago", "A Pagar", "Redespacho", "Incluso no Preço" e "Sem Frete".
C. Pagto: Indique qual a forma de pagamento deseja para nota, esta informação que gerará as contas a receber e a pagar no módulo Financeiro.
Lista de preço: Indique apenas se você utiliza o processo da lista de preços. Dessa forma, o valor do produto corresponderá ao indicado na lista e não mais ao cadastro do produto
Situação do Documento: Será preenchido automaticamente conforme a status na nota fiscal.
Botão Adicionais: Para o botão "Adicionais" realize algumas configurações, quando possui integração com o Fiscal, realiza a geração do arquivo Sintegra e emissão da NFS-e.
Botão Transporte: Para os dados de transporte, preencha as informações no botão "Transporte". Indique a "Via de Transporte", "Transportadora" e "Veículo utilizado na nota".
Botão Observação: Para inserir observações e informações na nota.
Botão Dados da NFe: Para informações da situação da NF-e e demais dados.
Totais da Nota Fiscal: Ao incluir todos os itens na nota fiscal, os totais da nota fiscal serão apresentados. Sugerimos não alterar essas informações, exceto em situações específicas, como nota complementar. Isso ocorre porque, na geração da nota fiscal eletrônica, os impostos são gerados por item e, em seguida, somados para o total. Qualquer alteração somente no total pode resultar em inconsistências nas informações enviadas à SEFAZ.
PASSO 2
Após salvar a nota fiscal, o sistema realizará algumas confirmações, dependendo do tipo de nota utilizada, tais como CFOP, DUPLICATAS e EMBALAGEM.