Para realizar o cálculo da antecipação, acesse menu Movimentos/ Antecipação/Substituição Tributária - Entradas Interestaduais. Nesta tela, selecione a nota fiscal que ensejou o cálculo, os dados serão carregados automaticamente.
Se desejar, poderá incluir mais produtos clicando no botão Novo Lançamento.
Após, defina como deseja realizar o cálculo, se utilizando IVA ST, IVA ST Ajustado, Preço Final a Consumidor ou Nenhum, caso não queira realizar o cálculo:
Como efetuar a Antecipação pelo sistema?
Após, é necessário definir qual a guia de recolhimento será utilizada, sendo que:
GARE: será utilizada sempre que, no ato da entrada da mercadoria em território paulista, o contribuinte (paulista) recolher a antecipação.
GNRE: será utilizado em momento anterior ao da entrada da mercadoria em território paulista, sendo que esta GNRE deverá acompanhar o transporte até o destinatário e contendo os dados desse destinatário, do remetente e do documento fiscal.
Após, clique em Gravar e, em seguida, em Impressão GARE/GNRE.
Caso seja necessário a impressão da GNRE, deverá atentar-se às regras que constam nas Instruções de Preenchimento.
Após o cálculo, é necessário exportar essas informações para o lançamento da nota fiscal de entrada, para isso, será necessário IMPRIMIR A GUIA (mesmo que em impressora PDF). Em seguida, clique no botão Exportar e selecione o tipo de exportação que deseja realizar.
Botão Obs Sub Trib
Neste botão é possível incluir as informações da GNRE ou GARE utilizada para recolhimento do ICMS-ST nas Entradas Interestaduais.
Esta opção apenas ficará habilitada quando:
- Menu Arquivos - Empresas Usuárias - Aba Escrita Fiscal no campo Apur ST estiver como Substituída;
- A UF da nota estiver diferente da empresa ativa;
- Se tratar de uma nota de ENTRADA;
- O CFOP utilizado seja iniciado por 2XXX e que seja referente a Substituição Tributária;