Lançamento / Digitação da Nota Fiscal de Importação
Ultima Atualização: 17/08/2020 Artigo de código : 10290        
- Passo 1:
No Módulo Compras> Em Utilitários> Configurações> Sistema , deve estar marcada a opção A Empresa é Importadora.
- Passo 2:
No Módulo Compras, clique em Cadastros> Tipos de Lançamento , deve ser cadastrado o tipo Nota Fiscal de Importação para o Tipo Global usado nas transmissões das Notas:
Defina:
- Código do Tipo de Lançamento;
- Selecione o Tipo Global - use o mesmo tipo Global com o qual emite notas e como transmita para um SEFAZ;
- Escolha o Tipo: Nota Fiscal de Importação ;
- Defina a descrição do Tipo de Lançamento;
- Escolha o Relatório de DANFE a ser utilizado;
Clique em Gravar.
- Passo 3:
Acesse através do módulo FOX Compras> Cadastros> Geral> Empresas : O processo de cadastro é idêntico ao das empresas nacionais, sendo necessário:
- Nome Fantasia: Defina um nome fantasia.
- Razão Social: Informe os dados do fornecedor da mercadoria (Remetente).
- CNPJ: deve ficar em branco no caso de importação.
- Tipo: como Defina Fornecedor ou Ambos.
- ESTADO: Selecione a opção EX - Exterior, ao selecionar esse Estado, o sistema preenche o código IBGE automaticamente com 99999999;
- Cidade: selecionar "Exterior" .
- País: Selecione o País do Fornecedor, caso não esteja cadastrado, deve-se efetuar o cadastro dentro da Rotina: Cadastros> Geral> Países , não esquecendo de cadastrar o código BACEN respectivo.
- Região: definir a região.
- Ramo : Defina o Ramo de Atividade.
- I. Estadual: Informar ISENTO.
- Por ser um fornecedor do Exterior o sistema exigirá o cadastro de Código Exportador e ID de Estrangeiro . Esses dados devem constar no Documento de Importação (DI), caso não constem, pode-se completar com 99999999.
- Passo 4:
Na Aba Impostos Marque como opções de cálculo de PIS e COFINS, se houver o cálculo dos mesmos na importação. Clique em Gravar.
- Passo 5:
Acesse C adastros> Cálculo de IPI.
Esta rotina tem um padrão de parametrizar o cálculo do IPI a ser realizado pelo sistema, por percentual (%) ou valor fixo.
- Código: Código sequencial sugerido pelo sistema.
- Descrição: Informe um nome para a Forma de Cálculo.
- Tipo de Cálculo (% Ad Valorem ou Valor Fixo): Escolhendo "% Ad Valorem" o IPI é aplicável aplicando um% sobre a Base de Cálculo. Escolhendo "Valor Fixo" , não será apresentado% de IPI, e será distribuído o valor inserido neste cadastro por unidade do produto vendido / comprado.
- % / Valor Venda: Informe o percentual para cálculo do IPI (% Ad Valorem) ou o valor do IPI para as vendas (Valor Fixo).
- % / Valor Compra: Informe o percentual para cálculo do IPI (% Ad Valorem) ou o valor do IPI para as Compras (Valor Fixo).
Importante:
O código deste cadastro do Cálculo de IPI deve ser redigido ou não cadastro do produto ( Cadastros> Produtos> Aba Impostos> campo Cálculo do IPI ), ou no cadastro do NCM ( Cadastros> Produtos> NCM> Aba Impostos> Campo Cálculo de IPI ), ou ainda, em ambos.
No momento da aplicação do IPI para uma compra ou venda, o sistema buscará primeiramente no cadastro do produto, não encontrando informação, buscar no cadastro do NCM.
- Passo 6:
De posse dos códigos de NCM's contidos no Documento de Importação (DI), é necessário definir seus parâmetros e alíquotas dos impostos que incidirem sobre a importação.
Acesse Cadastros> Produtos> Cadastro de NCM> Informe o Código da NCM
Verifique se na mudança haverá Diferimento Parcial de ICMS (Paraná), se sim, cadastro o percentual em regras pelo Estado deve ser informado o percentual para o Estado EX.
- Passo 7:
Na Aba Impostos definidos:
Como alíquotas de PIS, COFINS, IPI e Imposto de Importação, lembrando que para Importação existem os quadros específicos para esses Tributos. As alíquotas são informadas no Documento de Importação (DI).
- Passo 8:
Em Cadastros> Naturezas de Operação , deve ser parametrizada a natureza de operação que será usada na Nota Fiscal de Importação:
Selecione o código da CFOP, definindo os parâmetros de tributação de ICMS e IPI, bem como definindo os códigos das Situações Tributárias de ICMS, IPI, PIS e COFINS, pode-se teclar PAGE DOWN para pesquisar como opções de CST de IPI, PIS e COFINS. Não esqueça de informar o código de enquadramento de IPI.
- Passo 9:
Aba Parâmetros devem ser marcadas como opções correspondentes:
- Defina se os códigos de CFOP gerar gerar geração de estoque, gerar duplicatas.
- Quadro Impostos - PIS / COFINS não Cumulativo, marque as check box debaixo de compras.
- Marque ainda a opção: Redução / Acréscimo de Base de ICMS.
- Clique em Gravar.
- Passo 10:
Acesse Cadastros> Produtos> Situação Tributária de ICMS : parâmetros os parâmetros corretos para fins de cálculos de ICMS e IPI.
- Passo 11:
Acesse Cadastros> Produtos.
Nos casos onde os Produtos ainda não selecionados, deve-se realizar o mesmo.
Defina os dados de Código do Produto, o Tipo (Produto Acabado, Matéria Prima, etc.), Grupo de Produtos, Unidade de Medida e Local de Estocagem.
Na aba impostos informe o código do NCM utilizado.
- Passo 12:
Acesse Cadastros> Configuração de Compras> Aba Importação . As configurações devem ser definidas sempre com aval do seu contador.
- Passo 13:
Acesse a rotina de inclusão da Nota Fiscal : Módulos> Nota Fiscal de Entrada> Inclusão da Nota Fiscal.
Informe então:
- Tipo Global: utiliza o Tipo cadastrado para transmitir como notas fiscais ex: NF-e.
- Tipo de Lançamento: Preencha um Tipo de Lançamento com Cadastro para Nota Fiscal de Importação. Os campos de Nota Fiscal e Série dependente bloqueados para edição, porque acompanhara o sequencial da empresa.
- Fornecedor: Selecione o cadastro do Fornecedor Estrangeiro.Para pesquisar utilizar uma tecla PageDown.
- A data de emite e data de Entrada já virão preenchidas automaticamente com a data atual;
- Natureza de Operação: Preencha o cadastro definido para a NF de Importação. O sistema preenche este campo de acordo com a natureza de operação informada no cadastro de tipos de lançamentos, mas permite alteração. Utilize a tecla PageDown para selecionar e selecionar uma natureza de operação.
- Destinação: Selecione uma das opções de destinação. Esta informação influenciada no valor dos impostos.
- Demais dados como: Condição de Pagamento, Forma de Pagamento, Centro de Custo, Banco, Conta Financeira
- Cálculo Automático de Impostos: Habilite esta opção para que o sistema realizará os cálculos dos impostos conforme a parametrização do sistema.
Obs: A opção de Cálculo Automático, disponível nesta tela apenas quando o usuário selecionar um tipo de lançamento de importação e, por padrão do sistema, estará desmarcada, ou que possibilita ao usuário informar manualmente os impostos da Nota Fiscal de importação, na tela de digitação de itens, sem botão Impostos, valores considerados considerados pelo sistema na totalização da Nota Fiscal.
- Botão Valores: é possível informar os dados:
- Cotação de moeda Estrangeira: O valor nesse campo será utilizado no momento da inclusão dos itens, onde realizar uma conversão automática conforme os dados constantes no DI.
- Acréscimo de Valor Aduaneiro: Nesse campo deve-se informar o valor total das taxas de valor aduaneiro, lembrando que o valor dado aqui, será usado na formação da base de cálculo do ICMS, IPI, II, PIS e COFINS.
- Desp. Importação: Nesse campo é o valor das despesas de importação que será usado na base de cálculo de ICMS, ou seja, os demais tributos não são afetados pelos valores informados nesse campo.
- Botão Itens: Clique para inclusão dos itens que estão sendo importados, lembrando que os cálculos de impostos de cada produto, são oriundos dos parâmetros da NCM e da CFOP.
Obs: Se houver controle de Lote dos Produtos, clique no botão Lote e informe os dados de Lotes e suas Quantidades.
- Passo 16:
- Botão Importação: Esta rotina é utilizada para a emissão das Notas Fiscais de Importação. Para ser habilitado é necessário que nenhum cadastro do Fornecedor o Estado seja EX (Exterior) e tenha inserido o código do Exportador.
Será necessário informar os dados da importação. Para isso clique no botão importação e informe os dados que constam no Documento de Importação:
No quadro Documento de Importação (DI) contém os campos:
- Local: Informe o local onde as mercadorias estão aguardando a liberação e a UF;
- UF: Informe o Estado onde uma mercadoria chegou.
- Dados: Data de da inclusão da nota.
- Nr. DI: Informe o número da DI.
- Data DI: Informe a data da DI.
No quadro Adição contém os campos abaixo para preenchimento com as informações complementares dos itens. Estas informações têm base nos dados do documento da Aduaneira.
- Nr Seq. Adição: Informe o número da sequência da Adição.
- Nr Adição: Informe o número da Adição.
Clique em Confirmar.
- Passo 17:
Botão Impostos
Ainda é possível consultar os cálculos de Impostos do Item, clicando no botão impostos;
Após a inclusão dos dados e conferencia dos impostos, clicamos em Confirmar para incluir o Item.
- Passo 18:
- No Botão Outros , devemos informar os dados de frete, transportadora, peso líquido e peso bruto, quantidade de volumes e espécie de volumes. Havendo valores de frete e seguro deve ser informados, lembrando que nos casos de importação, os valores de frete e seguro, quase sempre são lançados como valores de acréscimo de Valor Aduaneiro. Em caso de dúvidas deve-se consultar corretamente o DI e se necessário o Contador.
Obs .: Para que seja possível lançar o VALOR AFRMM R $ 83,22, na Inclusão da Nota Fiscal no botão Outros> Transportes> Via de Transporte deve ser recuperada a opção Marítimo, assim o campo Valor da AFRMM ficará habilitado no botão Importação.
- Passo 19:
Após a inclusão de todas as informações na Tela de Inclusão da Nota Fiscal de Entrada> clique no botão "Visualizar" , e será carregado na tela de visualização da nota fiscal.
Confira as informações.
- Passo 20:
No botão "Adicionais" será gerado automaticamente informações sobre a nota fiscal.
- Passo 21:
Na Tela de Inclusão da Nota Fiscal de Entrada, clique no botão "Gravar" , na mensagem apresentada clique em "ok" e após no botão "Finalizar".
- Passo 22:
Para realizar a transmissão da NF para o acesso da SEFAZ ao Módulo Vendas / Faturamento> Módulos> NF-e (SEFAZ)> Transmissão> Quadro Notas a serem Enviadas> Clique no botão "Transmitir".
- Passo 23:
Para realizar a Impressão acesse Menu Utilitários> Relatórios ERC> Vendas> Nota Fiscal> Modelo 00237 - DANFE - Compra - A4 - Retrato.
- Passo 24:
Modelo de Impressão
- Materiais de Apoio Relacionados:
Configuração e Lançamento da Nota Fiscal de Importação - Estado Paraná com Diferimento de ICMS - Clique Aqui
Configuração e Parâmetros: Imposto de ICMS - IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS e SERVIÇOS.
Configuração e Parâmetros: Imposto de IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados
Configuração e Parâmetros: Impostos: IPI na Base de Cálculo do ICMS Tributado