ECD - Bloco I - Como parametrizar o sistema
Ultima Atualização: 10/06/2024 Artigo de código : 12668        
Bloco I – Lançamentos Contábeis:
Este bloco tem a função de demonstrar os fatos contábeis através dos lançamentos e saldos das contas, que de fato existiram no período de geração do arquivo da ECD. Os Registros desse Bloco serão gerados conforme preenchimento das telas descritas abaixo:
• Registro I001: Abertura do Bloco I - Registro gerado automaticamente pelo sistema, indicando se há informações previstas para este bloco.
• Registro I010: Identificação da Escrituração Contábil - Este registro, identificará a escrituração contábil do arquivo. Essa informação vem do "Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD > Aba Dados Gerais" campo "Leiaute do arquivo":
• Registro I030: Termo de Abertura do Livro - Este registro identifica os dados do termo de abertura do livro correspondente ao arquivo. Os dados deste registro, serão gerados a partir da tela de geração do arquivo da ECD e cadastro da empresa e estabelecimento.
No "Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD > Aba Dados Gerais", campos "Forma de Escrituração", "Nome do Arquivo" e "Número do Livro Contábil":
No cadastro do Estabelecimento, acesse "Menu Cadastro de Estabelecimento > Estabelecimento > Aba Cadastrais" os dados vem os campos:
"Cadastro de Estabelecimento > Aba Documentação", todo o quadro Registro:
• Registro I050: Plano de Conta - Este registro tem por objetivo a identificação das contas contábeis utilizadas na empresa. O Plano de Contas Contábil, é uma forma de identificar as contas da empresa através de códigos e classificações para todos os fatos contábeis de entradas e saídas, débitos e créditos. O Plano, deve ser elaborado de acordo com os princípio da contabilidade. Acesse o "Menu Cadastro > Plano de Contas" para incluir as contas ou edita-las.
• Registro I051: Plano de Contas Referencial - O plano de contas referencial tem por finalidade estabelecer um mapeamento (DE-PARA) entre as contas analíticas de ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas do plano de contas da pessoa jurídica e um plano de contas padronizado. O registro será de preenchimento obrigatório quando o código do plano referencial for preenchido no registro 0000 (0000.COD_PLAN_REF) e devem ser utilizadas somente as contas do plano referencial informado no registro 0000.
Verifique como configurar plano referencial: CLIQUE AQUI
Além de marcar a opção em destaque na rotina "Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo ECD > Aba Dados Gerais":
Observação: Para evitar erros na ECF ao recuperar a ECD, é recomendável que este campo esteja sempre habilitado.
• Registro I052: Indicação dos Códigos de Aglutinação - Registro gerado automaticamente pelo sistema, a partir das contas analíticas que possuem saldos no período de geração do Arquivo da ECD e a Apurações das Demonstrações Contábeis.
"Menu Módulos > SPED > Apuração das Demonstrações Contábeis" marcar a opção "Gerar contas com saldo zero"
No momento da Geração do Arquivo da ECD, é necessário habilitar a opção "Gerar Demonstrações Contábeis (Balanço/ DRE)".
• Registro I075: Tabela de Histórico Padronizado - O objetivo deste registro é facilitar e otimizar o preenchimento do arquivo da escrituração. A empresa define os históricos padronizados, que devem ser únicos para todo o período a que se refere a escrituração e utiliza somente os códigos pré-definidos neste registro por ocasião do preenchimento do registro relativo ao detalhamento dos lançamentos contábeis (registro I250).
"Menu Cadastros > Históricos > Estrutura dos Históricos Padrões" para o cadastro e nos lançamentos precisa indicar o mesmo, CLIQUE AQUI Para saber mais sobre a rotina de cadastro de histórico.
• Registro I100: Centro de Custos - Este registro tem por objetivo a identificação dos centros de custos, utilizado na empresa. O centro de custo não é obrigatório e é criado, para calcular de forma gerencial as despesas, por departamentos. Para facilitar, calcular as despesas e custos, que cada departamento consome mês a mês na empresa. "Menu Cadastros > Centro de Custo" para efetuar o cadastro, na digitação, a partir do cadastro do centro de custo, será possível vincular os centros de custos, aos lançamentos da empresa.
• Registro I150: Saldos Periódicos – Identificação do Período - Este registro identifica o período relativo aos saldos contábeis. A periodicidade do saldo é, no máximo, mensal, mas poderá conter fração de mês no caso de situação especial (cisão, fusão, incorporação ou extinção). O Registro I150, é o indicador do período, apontando a data inicial e final de cada mês que será gerado no Arquivo da ECD. A partir do Relatório Balancete, é possível analisar os saldos mensais de cada conta contábil que será gerada no Registro I155.
• Registro I155: Detalhe dos Saldos Periódicos - Este registro é filho do registro I150, ele informa os saldos das contas contábeis, trazendo o total dos débitos e créditos mensais para as contas patrimoniais e de resultado. Os saldos devem ser informados por mês, ou seja, deve haver um registro I150 por mês. O registro I155 só deve ser apresentado para as contas analíticas que tiverem movimentação no período determinado pelo registro I150. A partir do Relatório Balancete, é possível analisar os saldos mensais de cada conta contábil que será gerada no Registro I155.
CLIQUE AQUI para verificar os relatórios necessários para consulta.
• Registro I157: Transferência de Saldos de Plano de Contas Anterior - Este registro deve ser utilizado para informar as transferências de saldos das contas do plano de contas anterior, quando não forem realizados lançamentos contábeis transferindo o saldo da conta antiga para a conta nova nos registros I200 e I250. Para saber como parametrizar o Registro I157, CLIQUE AQUI.
• Registro I200: Lançamento Contábil - Este registro define o cabeçalho do lançamento contábil. São utilizados três tipos de lançamento:
1) Tipo E: lançamentos de encerramento das contas de resultado;
2) Tipo N: demais lançamentos, denominados lançamentos normais;
3) Tipo X: lançamentos extemporâneos. CLIQUE AQUI Para saber como configurar.
• Registro I250: Partidas do Lançamento - Este registro identifica todas as contrapartidas do valor do lançamento informado no registro I200 (cabeçalho do lançamento), ou seja, o somatório de todas as contrapartidas a crédito e o somatório de todas as contrapartidas a débito devem ser iguais ao valor do lançamento informado no registro I200.
• Registro I350: Saldo das Contas de Resultado Antes do Encerramento – Identificação da Data - Este registro identifica o período relativo aos saldos contábeis das contas de resultado antes do encerramento. A periodicidade do saldo é, no máximo, mensal, mas poderá conter fração de mês nos casos de abertura, fusão, cisão, incorporação ou extinção.
É possível informar uma ou mais apurações de resultado no período. Para isso, basta informar as datas para cada uma das apurações de resultado neste registro (anual ou trimestral) e informar o saldo final de cada conta de resultado antes do encerramento no registro I355.
Para geração deste registro, o sistema seguirá a forma de encerramento. Empresas que fazem o Encerramento TRIMESTRAL, deverá efetuar 4 Encerramentos. Para acessar a rotina "Menu Módulos > Transferência de Resultado"
• Registro I355: Detalhes dos Saldos das Contas de Resultado Antes do Encerramento - O registro I355 traz os detalhes das contas de resultado antes do encerramento, isto é, o valor do saldo final de cada conta antes dos lançamentos de encerramento. A partir do Relatório da DRE, é possível analisar os saldos da apuração das contas de resultado (RECEITA, CUSTO, DESPESA) que será gerada no Registro I355. Para acessar a rotina "Menu Relatórios > Contábeis > DRE - Demonstração do Resultado do Exercício"
Observação: É necessário, configurar o TIPO DRE no Plano de Contas, para emissão do relatório da DRE. Para ver o Passo a Passo, CLIQUE AQUI.
• Registro I990: Encerramento do Bloco I - Registro gerado automaticamente pelo sistema, indicando o encerramento do bloco e informando a quantidade de linhas (registros) existentes neste bloco.