ECF / LALUR - Lançamento de Compensação
Ultima Atualização: 05/07/2024 Artigo de código : 12932        
No Módulo LALUR é possível compensar um prejuízo de períodos anteriores com base no lucro atual, do trimestre/mês ativo. Isso pode ser feito após informar o lucro na Parte A (para verificar a configuração do LALUR, CLIQUE AQUI.
Os lançamentos de Compensação, podem ser em relação a prejuízos de anos anteriores, ou períodos anteriores dentro do mesmo ano.
- O cadastro do prejuízo do ano imediatamente anterior, é feito através do "Módulo LALUR > Menu Arquivos > Cadastros de Saldos Iniciais da Parte B", para mais detalhes CLIQUE AQUI.
- E o cadastro de prejuízos ocorridos no ano atual, trimestres ou meses anteriores, é através do "Módulo LALUR > Menu Movimentos > Digitação parte B", para mais detalhes CLIQUE AQUI.
Com o cadastro do prejuízo pronto, acesso o "Menu Movimentos > Digitação da Parte A > Digitação da Parte A", pode transportar o valor do Lucro Contábil (botão Atualizar Integração depois Integrar Lucro), ou cadastrar esse Lucro no botão Lucro/Deduções clicando em "Novo".
Na tela a seguir, é demonstrado um exemplo desse lucro no qual haverá a Compensação:
Ao clicar em Sair, voltará na tela de Lançamentos da Parte A do LALUR, no qual terá que digitar manualmente o Lançamento de Compensação (caso queira conferir quanto pode compensar com base no lucro contábil, clique no botão "Demonstrativo CSLL > Vídeo".
Nesse relatório o sistema já calcula e demonstra com base no lucro atual, o valor limite de 30% que pode ser compensado. O valor que realmente será lançado para compensar, fica a critério da empresa/contador, desde que esteja dentro do limite.
Apresentará no campo 5 o valor limite disponível a compensar, conforme a imagem:
Inclusão do Lançamento:
Na tela de Digitação da Parte A do LALUR, clique em "Novo", preencha os campos Data (último dia do mês/ ou trimestre), Cód. Histórico e Conta Contábil (conta do prejuízo informada na Aba 4 de Configurações do Plano Contábil), depois disso o ficará disponível o botão "Lançamentos":
Dentro da tela que será aberta informe a Data do Movimento (último dia do mês/ ou trimestre), Descrição do Histórico de compensação e Valor. Poderá marcar que o lançamento irá influenciar na Base de Cálculo IRPJ e CSLL. Em seguida clique no botão Gravar, o sistema informará que o Lançamento de Compensação será Integrado com a Parte B, conforme imagem abaixo. Clique em SIM nessa mensagem:
Ao confirmar a integração do Lançamento de Compensação, acesse o "Menu Movimentos > Atualizar Saldos", confirme a atualização. O sistema notificará caso tenha Saldos Iniciais na Parte B, apresentando uma mensagem se deseja mantê-los. Confirme que SIM, e confira o lançamento no "Menu Movimentos > Digitação Parte B".
A imagem abaixo detalha o lançamento feito conforme mencionado acima:
O lançamento de compensação está pronto, precisa apenas "Alterar" os campos para ECF, na tela de Digitação Parte B marque: "Lançamento com reflexo na Parte A", selecione o "Tipo de Tributo: IRPJ e CSLL" e clique em "Gravar".
Caso esta opção não esteja marcada, o valor sairá duplicado nos Registros: M500 e M510. Esses registros são gerados automaticamente pelo PGE - Validador da ECF, não são gerados pelo sistema.