ECF / LALUR - Lançamento de Compensação

Ultima Atualização: 05/07/2024    Artigo de código : 12932             

No Módulo LALUR é possível compensar um prejuízo de períodos anteriores com base no lucro atual, do trimestre/mês ativo. Isso pode ser feito após informar o lucro na Parte A (para verificar a configuração do LALUR, CLIQUE AQUI.


Os lançamentos de Compensação, podem ser em relação a prejuízos de anos anteriores, ou períodos anteriores dentro do mesmo ano.

- O cadastro do prejuízo do ano imediatamente anterior, é feito através do "Módulo LALUR > Menu Arquivos > Cadastros de Saldos Iniciais da Parte B", para mais detalhes CLIQUE AQUI.

- E o cadastro de prejuízos ocorridos no ano atual, trimestres ou meses anteriores, é através do "Módulo LALUR > Menu Movimentos > Digitação parte B", para mais detalhes CLIQUE AQUI.


Com o cadastro do prejuízo pronto, acesso o "Menu Movimentos > Digitação da Parte A > Digitação da Parte A", pode transportar o valor do Lucro Contábil (botão Atualizar Integração depois Integrar Lucro), ou cadastrar esse Lucro no botão Lucro/Deduções clicando em "Novo".


Na tela a seguir, é demonstrado um exemplo desse lucro no qual haverá a Compensação:




Ao clicar em Sair, voltará na tela de Lançamentos da Parte A do LALUR, no qual terá que digitar manualmente o Lançamento de Compensação (caso queira conferir quanto pode compensar com base no lucro contábil, clique no botão "Demonstrativo CSLL > Vídeo".

Nesse relatório o sistema já calcula e demonstra com base no lucro atual, o valor limite de 30% que pode ser compensado. O valor que realmente será lançado para compensar, fica a critério da empresa/contador, desde que esteja dentro do limite.

Apresentará no campo 5 o valor limite disponível a compensar, conforme a imagem:




Inclusão do Lançamento:

Na tela de Digitação da Parte A do LALURclique em "Novo", preencha os campos Data (último dia do mês/ ou trimestre), Cód. Histórico e Conta Contábil (conta do prejuízo informada na Aba 4 de Configurações do Plano Contábil), depois disso o ficará disponível o botão "Lançamentos":





Dentro da tela que será aberta informe a Data do Movimento (último dia do mês/ ou trimestre), Descrição do Histórico de compensação e Valor. Poderá marcar que o lançamento irá influenciar na Base de Cálculo IRPJ e CSLL. Em seguida clique no botão Gravar, o sistema informará que o Lançamento de Compensação será Integrado com a Parte B, conforme imagem abaixo. Clique em SIM nessa mensagem: 



Ao confirmar a integração do Lançamento de Compensação, acesse o "Menu Movimentos > Atualizar Saldos", confirme a atualização. O sistema notificará caso tenha Saldos Iniciais na Parte B, apresentando uma mensagem se deseja mantê-los. Confirme que SIM, e confira o lançamento no "Menu Movimentos > Digitação Parte B".


A imagem abaixo detalha o lançamento feito conforme mencionado acima: 

O lançamento de compensação está pronto, precisa apenas "Alterar" os campos para ECF, na tela de Digitação Parte B marque: "Lançamento com reflexo na Parte A", selecione o "Tipo de Tributo: IRPJ e CSLLe clique em "Gravar".




Caso esta opção não esteja marcada, o valor sairá duplicado nos Registros: M500 e M510. Esses registros são gerados automaticamente pelo PGE - Validador da ECF, não são gerados pelo sistema.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
12932