ECF - Configuração Módulo LALUR

Ultima Atualização: 10/07/2024    Artigo de código : 3518             

O Office Contábil tem no Módulo LALUR, as configurações de Balanço/Balancete de Suspensão/Redução da ECF. Antes da geração da ECF de Lucro Real dessa forma de apuração de estimativa, é necessário que o módulo Contábil e o LALUR estejam parametrizados. 


Configurações Iniciais - CLIQUE AQUI.

LALUR - Configurações e Detalhamento da Digitação Parte A - CLIQUE AQUI.


Se sua apuração do Lucro Real, for anual com Base na Receita Bruta, CLIQUE AQUI.


Configurado o LALUR, pode realizar nesse mesmo módulo o preenchimento das fichas da ECF: 

Acesse o "Menu Arquivos > Cadastro de Saldos Iniciais da Parte B" e informe o código RFB nos lançamentos cadastrados nessa tela, caso tenha. O preenchimento ficará como a imagem abaixo: 




Caso tenha dúvidas na utilização da tela de Cadastro de Saldos Iniciais da Parte B, CLIQUE AQUI.


Se houver Adições, Exclusões e Compensações lançadas na Parte A, acesse o "Menu Movimentos > Digitação da Parte A > Digitação da Parte A". Como já terá os lançamentos integrados da contabilidade conforme exemplificado na FAQ: LALUR - Configurações e Detalhamento da Digitação Parte A (ou feitos manualmente, como o caso da compensação), é só clicar em Alterar e informar no quadro ECF - CSLL/IRPJ, a descrição referente ao que é aquele lançamento para a CSLL e para o IRPJ. Conforme imagem:


Após ter informado os códigos da ECF - CSLL/IRPJ manualmente, em todos os lançamentos de Adições, Exclusões e Compensações existentes na Digitação da Parte A, para todos os meses e/ou Trimestres do ano, ou apenas ter integrado o lucro. Acesse o "Menu Movimentos > Digitação da Parte A > ECF - IRPJ ou ECF - CSLL".


PASSO 1 
Clique no botão Integrar Saldos Parte A, apresentará o valor da DRE que foi integrado na digitação da Parte A na linha 2 e todos os valores dos lançamentos da Digitação da Parte A, que tiveram os códigos da ECF - CSLL/IRPJ informados serão integrados para as respectivas linhas. Verifique todas essas linhas que estavam zeradas e foram preenchidas com a integração. Com exceção da linha 2 e das linhas em negrito. 

Para esses linhas que agora contém valores, será necessário informar o: Tipo de Relacionamento e Histórico.


Tipo de de Relacionamento:

- Com Conta da Parte B (utilizado para as linhas referentes a Compensação: 173 ou 174);

- Com Conta Contábil (utilizado para as linhas referentes a Adições e Exclusões: de 6 a 167.01);

- Com Conta da parte B e Conta Contábil (utilizado para linhas específicas, que podem ser conferidas a partir do Manual de Orientações da ECF

- Sem Relacionamento (para as linhas sem valores, que já vem com esse preenchimento e não precisam de nenhuma configuração).


Histórico: informar uma descrição que explique o que são os valores da linha. Apenas para as linhas que possuem valores e foi informado Tipo de Relacionamento.


A imagem a seguir integrou os valores vinculados ao código 8, informado na imagem anterior:



PASSO 2

Após isso, clique no botão Integrar Relacionamento em cada linha que foi informado o Tipo de Relacionamento e Histórico, clique no botão Relacionamento, e informe o Indicador da aba referente ao relacionamento feito, Parte B ou Conta Contábil



Quando relacionado Com Conta Contábil, acessar a aba referente, clicar em Alterar, informar o Indicador e Gravar. Caso tenha mais de uma conta, clique em Próximo e repita o processo, colocando o Indicador para todos os valores nessa aba.



Quando relacionado Com Conta da Parte B, acessar a aba referente, clicar em Alterar, informar o Indicador e Gravar. Caso tenha mais de uma conta, clique em Próximo e repita o processo, colocando o Indicador para todos os valores nessa aba.



Atenção: o Passo 1 e Passo 2 descritos acima, devem ser feitos em todos as linhas com valores para todos os trimestres, se a apuração for Trimestral: 



Ou para todos os meses se a apuração for Anual:



Depois de concluir os processos descritos acima, os valores serão levados para o "Módulo SPED - ECF > Menu Lucro Real > Cálculo do IRPJ > Base de Cálculo do IRPJ sobre o Lucro Real - Após as Compensações de Prejuízo". Para maiores detalhes da geração do arquivo ECF - Lucro Real, CLIQUE AQUI.


Observação 1: Caso a linha 175 do ECF - IRPJ apresente um valor negativo, atualize o valor nos dois lançamentos da Parte B.


Observação 2: As integrações são feitas no trimestre ativo, em caso de apuração trimestral. Empresas que apuram de forma anual, fazem a Parte A do ano todo e integram o ano todo. O valor da linha 175 da tela anterior, é que determina o valor do lançamento do prejuízo do mês/trimestre na tela Digitação Parte B, para maiores detalhes, CLIQUE AQUI.


Atenção: todo o processo feito no "Menu Movimentos > Digitação da Parte A > ECF - IRPJ", deve ser feito também no "Menu Movimentos > Digitação da Parte A > ECF - CSLL", Manualmente, não é possível copiar de uma tela para outra.


Depois de concluir os processos para a tela "ECF - CSLL", os valores serão levados para o "Módulo SPED - ECF > Menu Lucro Real > Cálculo do CSLL > Base de Cálculo da CSLL - após compensações das bases de cálculo negativas" Para maiores detalhes da geração do arquivo ECF - Lucro Real, CLIQUE AQUI.




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3518