ECF - Configuração Módulo LALUR
Ultima Atualização: 10/07/2024 Artigo de código : 3518        
O Office Contábil tem no Módulo LALUR, as configurações de Balanço/Balancete de Suspensão/Redução da ECF. Antes da geração da ECF de Lucro Real dessa forma de apuração de estimativa, é necessário que o módulo Contábil e o LALUR estejam parametrizados.
Configurações Iniciais - CLIQUE AQUI.
LALUR - Configurações e Detalhamento da Digitação Parte A - CLIQUE AQUI.
Se sua apuração do Lucro Real, for anual com Base na Receita Bruta, CLIQUE AQUI.
Configurado o LALUR, pode realizar nesse mesmo módulo o preenchimento das fichas da ECF:
Acesse o "Menu Arquivos > Cadastro de Saldos Iniciais da Parte B" e informe o código RFB nos lançamentos cadastrados nessa tela, caso tenha. O preenchimento ficará como a imagem abaixo:
Caso tenha dúvidas na utilização da tela de Cadastro de Saldos Iniciais da Parte B, CLIQUE AQUI.
Se houver Adições, Exclusões e Compensações lançadas na Parte A, acesse o "Menu Movimentos > Digitação da Parte A > Digitação da Parte A". Como já terá os lançamentos integrados da contabilidade conforme exemplificado na FAQ: LALUR - Configurações e Detalhamento da Digitação Parte A (ou feitos manualmente, como o caso da compensação), é só clicar em Alterar e informar no quadro ECF - CSLL/IRPJ, a descrição referente ao que é aquele lançamento para a CSLL e para o IRPJ. Conforme imagem:
Após ter informado os códigos da ECF - CSLL/IRPJ manualmente, em todos os lançamentos de Adições, Exclusões e Compensações existentes na Digitação da Parte A, para todos os meses e/ou Trimestres do ano, ou apenas ter integrado o lucro. Acesse o "Menu Movimentos > Digitação da Parte A > ECF - IRPJ ou ECF - CSLL".
PASSO 1
Clique no botão
Integrar Saldos Parte A, apresentará o valor da DRE que foi integrado na digitação da Parte A na linha 2 e todos os valores dos lançamentos da Digitação da Parte A, que tiveram os códigos da
ECF - CSLL/IRPJ informados serão integrados para as respectivas linhas. Verifique todas essas linhas que estavam zeradas e foram preenchidas com a integração. Com exceção da linha 2 e das linhas em negrito.
Para esses linhas que agora contém valores, será necessário informar o: Tipo de Relacionamento e Histórico.
Tipo de de Relacionamento:
- Com Conta da Parte B (utilizado para as linhas referentes a Compensação: 173 ou 174);
- Com Conta Contábil (utilizado para as linhas referentes a Adições e Exclusões: de 6 a 167.01);
- Com Conta da parte B e Conta Contábil (utilizado para linhas específicas, que podem ser conferidas a partir do Manual de Orientações da ECF;
- Sem Relacionamento (para as linhas sem valores, que já vem com esse preenchimento e não precisam de nenhuma configuração).
Histórico: informar uma descrição que explique o que são os valores da linha. Apenas para as linhas que possuem valores e foi informado Tipo de Relacionamento.
A imagem a seguir integrou os valores vinculados ao código 8, informado na imagem anterior:
PASSO 2
Após isso, clique no botão Integrar Relacionamento em cada linha que foi informado o Tipo de Relacionamento e Histórico, clique no botão Relacionamento, e informe o Indicador da aba referente ao relacionamento feito, Parte B ou Conta Contábil.
Quando relacionado Com Conta Contábil, acessar a aba referente, clicar em Alterar, informar o Indicador e Gravar. Caso tenha mais de uma conta, clique em Próximo e repita o processo, colocando o Indicador para todos os valores nessa aba.
Quando relacionado Com Conta da Parte B, acessar a aba referente, clicar em Alterar, informar o Indicador e Gravar. Caso tenha mais de uma conta, clique em Próximo e repita o processo, colocando o Indicador para todos os valores nessa aba.
Atenção: o Passo 1 e Passo 2 descritos acima, devem ser feitos em todos as linhas com valores para todos os trimestres, se a apuração for Trimestral:
Ou para todos os meses se a apuração for Anual:
Depois de concluir os processos descritos acima, os valores serão levados para o "Módulo SPED - ECF > Menu Lucro Real > Cálculo do IRPJ > Base de Cálculo do IRPJ sobre o Lucro Real - Após as Compensações de Prejuízo". Para maiores detalhes da geração do arquivo ECF - Lucro Real, CLIQUE AQUI.
Observação 1: Caso a linha 175 do ECF - IRPJ apresente um valor negativo, atualize o valor nos dois lançamentos da Parte B.
Observação 2: As integrações são feitas no trimestre ativo, em caso de apuração trimestral. Empresas que apuram de forma anual, fazem a Parte A do ano todo e integram o ano todo. O valor da linha 175 da tela anterior, é que determina o valor do lançamento do prejuízo do mês/trimestre na tela Digitação Parte B, para maiores detalhes, CLIQUE AQUI.
Atenção: todo o processo feito no "Menu Movimentos > Digitação da Parte A > ECF - IRPJ", deve ser feito também no "Menu Movimentos > Digitação da Parte A > ECF - CSLL", Manualmente, não é possível copiar de uma tela para outra.
Depois de concluir os processos para a tela "ECF - CSLL", os valores serão levados para o "Módulo SPED - ECF > Menu Lucro Real > Cálculo do CSLL > Base de Cálculo da CSLL - após compensações das bases de cálculo negativas" Para maiores detalhes da geração do arquivo ECF - Lucro Real, CLIQUE AQUI.